Pré-Sal

ANP autoriza entrada em operação da FPSO Almirante Tamandaré

Redação TN Petróleo, Agência ANP
14/02/2025 16:02
ANP autoriza entrada em operação da FPSO Almirante Tamandaré Imagem: Agência Petrobras Visualizações: 1820

Hoje, 14/2, a ANP concedeu as autorizações que restavam pendentes para o início da produção do FPSO Almirante Tamandaré. Trata-se de uma unidade de produção de alta capacidade, que irá operar no Campo de Búzios, localizado na Bacia de Santos, a aproximadamente 180 km da costa do Rio de Janeiro.

O FPSO Almirante Tamandaré é o maior FPSO já instalado no Brasil, com capacidade de produzir até 225 mil barris de óleo por dia (bpd) e 12 milhões de metros cúbicos de gás diariamente. O Campo de Búzios é, atualmente, o maior campo de águas ultraprofundas do mundo.

O processo de autorização de uma FPSO pela ANP envolve o trabalho do Núcleo de Fiscalização da Medição da Produção de Petróleo e Gás Natural (NFP) e da Superintendência de Segurança Operacional (SSO). A atuação de ambas as áreas contou com três inspeções realizadas na instalação, sendo duas delas no exterior, no estaleiro onde estava sendo construída, e mais uma na locação, em ambiente offshore, além de uma extensa análise de centenas de documentos técnicos por equipes multidisciplinares.

A exploração do Campo de Búzios é gerida pelo consórcio liderado pela Petrobras e corresponde a mais de 20% da produção total dessa operadora.

A unidade é afretada pela empresa SBM Offshore e integrará a produção com outras cinco unidades já instaladas no Campo de Búzios: os FPSOs P-74, P-75, P-76, P-77 e Almirante Barroso. 

O FPSO Almirante Tamandaré possui tecnologia de descarbonização e um sistema de flare fechado, que, em conjunto com equipamentos de recuperação de calor, otimiza o consumo de energia e contribui para a redução das emissões de gases de efeito estufa.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Evento
Encontro anual da ATP debate inovação para fomentar dese...
24/10/25
Leilão
Petrobras vence leilão e arrenda terminal RDJ07 no Porto...
23/10/25
OTC Brasil 2025
Evento reúne lideranças globais da indústria offshore e ...
23/10/25
Oferta Permanente
Equinor arremata dois novos blocos na Bacia de Campos du...
23/10/25
Margem Equatorial
Foresea estende contratos das sondas ODN II e Norbe IX c...
22/10/25
Etanol
Setor naval busca no etanol brasileiro uma alternativa a...
21/10/25
Projeto
Parceria entre Neoenergia e Estaleiro Atlântico Sul most...
21/10/25
Pré-Sal
União recebe R$ 1,54 bilhão por acordo celebrado entre P...
21/10/25
OTC Brasil 2025
PPSA realiza evento sobre Leilão de Áreas Não Contratada...
21/10/25
Petrobras
Perfuração é liberada na Margem Equatorial
20/10/25
Margem Equatorial
Manifestação da ABESPetro sobre o licenciamento da Marge...
20/10/25
Bolsa de Valores
TKMS faz listagem na Bolsa de Frankfurt: estreia bem-suc...
20/10/25
Negócio
Transpetro lança licitação para aquisição de barcaças e ...
20/10/25
Bacia de Campos
ANP autoriza retorno da produção do FPSO Peregrino
17/10/25
Exportação
Petrobras irá vender seis milhões de barris de petróleo ...
17/10/25
OTC Brasil 2025
Equinor marca presença na OTC Brasil 2025 e apresenta so...
17/10/25
Parceria
Nexio fecha parceria com Porto do Açu para projetos de i...
16/10/25
Bacia de Santos
Bacalhau, maior campo internacional da Equinor, inicia o...
16/10/25
Evento
PortosRio marca presença na Rio+Agro 2025
14/10/25
PPSA
PPSA publica edital do Leilão de Áreas Não Contratadas
09/10/25
Rio de Janeiro
Porto Sudeste é premiado por projeto "Mulheres Extraord...
09/10/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23