Lubrificantes

ANP debate análise da qualidade de lubrificantes com laboratórios

Redação/Agência ANP
06/02/2020 12:17
Visualizações: 1062

ANP promoveu ontem (5/2) no Centro de Pesquisas e Análises Tecnológicas (CPT), em Brasília, a reunião de encerramento da 4ª e da 5ª edições do Programa Interlaboratorial de Lubrificantes (PIL). No evento, aberto pelo diretor Aurélio Amaral, foram debatidos os resultados do programa e apontadas sugestões de melhorias.

Os programas interlaboratoriais (PIs) constituem-se em um conjunto de procedimentos técnicos para a determinação do desempenho de laboratórios que realizam ensaios ou calibrações. Os PIs fornecem subsídios aos laboratórios participantes, permitindo a identificação e a solução de problemas analíticos.

O Centro de Pesquisas e Análises Tecnológicas (CPT) da ANP organiza programas interlaboratoriais desde 2001, com a primeira edição do Programa Interlaboratorial de Combustíveis (PIC), realizado até hoje junto aos laboratórios contratados para execução do Programa de Monitoramento da Qualidade dos Combustíveis (PMQC).

A 4ª edição do PIL (março a julho de 2019) contou com 36 participantes e a 5ª edição (agosto a novembro de 2019), com 32, sendo a maioria laboratórios de empresas produtoras de lubrificantes.

Os resultados de um ensaio de proficiência além de fornecer informações para que os laboratórios aprimorem seus procedimentos de garantia da qualidade dos lubrificantes, permite à ANP obter informações sobre limites de tolerância que podem vir a ser incorporados ao Programa de Monitoramento de Lubrificantes (PML).

Recentemente, a ANP publicou a Resolução ANP nº 804/2019, que isenta de registro os óleos lubrificantes industriais e as graxas lubrificantes, o que diminuirá em quase 60 % o número de registros ativos na Agência. A nova regra atende ao objetivo estratégico da ANP de buscar a simplificação e a celeridade dos processos, incentivando a agilidade na tomada de decisão e a otimização na aplicação dos recursos.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
E&P
Investimento para o desenvolvimento do projeto Sergipe Á...
19/12/25
Bahia Oil & Gas Energy
Bahia Oil & Gas Energy abre inscrições para atividades t...
19/12/25
PPSA
Produção em regime de partilha ultrapassa 1,5 milhão de ...
19/12/25
Petroquímica
Petrobras assina novos contratos de longo prazo com a Br...
19/12/25
Energia Eólica
ENGIE inicia operação comercial total do Conjunto Eólico...
18/12/25
Parceria
Energia renovável no Brasil: Petrobras e Lightsource bp ...
18/12/25
Biorrefinaria
Inpasa anuncia nova biorrefinaria em Rondonópolis (MT) e...
18/12/25
iBEM26
Startup Day vai mostrar tendências e inovações do setor ...
17/12/25
PD&I
Rio ganha novo Centro de Referência em Tecnologia da Inf...
17/12/25
Etanol de milho
Produção de etanol de milho cresce, mas disputa por biom...
17/12/25
Gás Natural
Produção de gás natural bate recorde no Brasil, e consum...
17/12/25
Biodiesel
ANP reúne representantes de laboratórios para discussões...
17/12/25
Pré-Sal
Cerimônia marca início da produção do campo de Bacalhau,...
17/12/25
Logística
Santos Brasil recebe autorização para operar com capacid...
16/12/25
Indicadores
ETANOL/CEPEA: Indicadores são os maiores da safra 25/26
16/12/25
Sergipe
Projeto Sergipe Águas Profundas reforça expansão da ofer...
15/12/25
Etanol
Hidratado sobe pela 9ª semana seguida
15/12/25
Meio Ambiente
Shell Brasil, Petrobras e CCARBON/USP lançam o Carbon Co...
12/12/25
Energia Solar
Desafios de topografia na geração de energia solar: conh...
12/12/25
Oferta Permanente
Seminário da ANP apresenta informações sobre a Oferta Pe...
12/12/25
Drilling
SLB conclui a construção do primeiro poço de injeção de ...
12/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.