Evento

ANP e Inmetro discutem medição de petróleo e gás em workshop

Redação TN Petróleo, Agência ANP
24/02/2021 13:50
Visualizações: 1561

Publicidade

A ANP, em parceria com o Inmetro, realizou ontem (23/02) um workshop online sobre a proposta de revisão da Resolução Conjunta ANP/Inmetro n°1/2013, que contém o Regulamento Técnico de Medição de Petróleo e Gás Natural (RTM). O documento estabelece as condições e os requisitos que os sistemas de medição de petróleo e gás natural devem observar, para garantir a credibilidade dos resultados de medição.

Mais de 400 pessoas se inscreveram para participar do encontro, que teve como objetivo obter contribuições e subsídios para a elaboração da Análise de Impacto Regulatório (AIR) dos pontos da resolução mais relevantes da Resolução a serem revisados.

Na abertura, a diretora da ANP Symone Araújo ressaltou a importância da correta medição da produção de petróleo e gás para a arrecadação de royalties e demais participações para a União, estados e municípios, além de trazer segurança e previsibilidade, fatores fundamentais para a atração de investimentos.

Divulgação"Toda a arrecadação de royalties, participações especiais e participações de proprietários de terra depende diretamente da medição dos volumes de petróleo e gás produzidos. Somente em 2019, foram recolhidos cerca de R$ 50 bilhões em royalties e participações especiais. Ou seja, a revisão da Resolução Conjunta ANP/Inmetro n°1/2013 é uma medida fundamental, não apenas pelo lado das empresas produtoras, mas para a União, estados e municípios", observou a diretora.

De acordo com Symone Araújo, existem no Brasil cerca de três mil pontos de medição cadastrados, que são responsáveis pelo registro de mais de 3,7 milhões de barris de óleo equivalente, numa medição diária, o que mostra o desafio da ANP ao promover a regulação da indústria de petróleo e gás natural.

Durante o evento, em apresentações da ANP, do Inmetro e de agentes de mercado, foram discutidos os principais problemas regulatórios identificados pela ANP no âmbito da medição de petróleo e gás natural no país e as propostas de solução.

A iniciativa da ANP, que reforça a publicidade e a transparência dos atos da Agência, visa à simplificação dos atos normativos e à adequação dos requisitos aos níveis de exigência que a atividade atualmente demanda.

As contribuições do workshop serão utilizadas na elaboração da proposta de resolução sobre o assunto, que será submetida a consulta e audiência públicas.

A ANP disponibilizou um novo formulário para encaminhamento, até 5/3, de contribuições sobre o tema, Clique aqui e acesse o link!

Também estão disponíveis a apresentação realizada hoje, no workshop, pelo Núcleo da Fiscalização da Medição da Produção da ANP (https://bit.ly/3kev5Pn), as propostas da ANP para a revisão da Resolução (https://bit.ly/2ZIwnbJ) assim como a a gravação do workshop:

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Resultado
Tecnogera cresce 59% nos principais segmentos atendidos ...
16/09/26
Negócios
Vallourec conquista importante contrato com a Subsea7 pa...
16/09/26
ROG.e 2026
ICONIC reforça atuação na cadeia de óleo, gás e energia ...
16/09/26
ROG.e 2026
Equinor celebra 25 anos de presença no Brasil e apresent...
15/09/26
ROG.e 2026
Sindicom promove Arena de Lubrificantes na ROG.e 2026
15/09/26
ROG.e 2026
ROG.e 2026 deve movimentar R$ 593 milhões na economia do...
14/09/26
ABPIP
Produtores independentes propõem nove medidas para os p...
14/09/26
Abegás
Abrace Energia e Abegás compõem a nova presidência do Co...
14/09/26
Expansão
Objective contrata André Gutierrez como novo Head de Par...
14/09/26
KPMG
Fusões e aquisições no setor de Óleo e Gás recuam 48.6% ...
14/09/26
ROG.e 2026
Morken leva à Rio Oil & Gas 2026 tecnologia de inspeção ...
14/09/26
Combustível
Etanol encerra a semana mantendo o movimento de alta nos...
14/09/26
Biometano
Produção de biometano cresce 75% no Brasil e amplia desa...
12/09/26
ANP
RenovaBio: ANP prorroga prazo para recebimento de contri...
12/09/26
ROG.e 2026
PPSA realiza 12 palestras na ROG.e sobre seus próximos l...
11/09/26
Gás Natural
PPSA firma acordo para contratar Petrobras como agente c...
11/09/26
Gás Natural
TBG lança consulta ao mercado para fornecimento de gás d...
10/09/26
Tecnologia e Inovação
Vallourec inicia obras de linha de produção no Brasil pa...
10/09/26
ExpoPostos & Conveniência
Segundo dia da ExpoPostos & Conveniência 2026 debate des...
10/09/26
PD&I
Projeto Heavy Oil Emulsions, liderado pela Unicamp, busc...
10/09/26
Combustíveis
ETANOL/CEPEA: Preços seguem em alta com clima chuvoso
10/09/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25