Petróleo

ANP nega recurso da Petrobras sobre Cernambi

Agência Estado
23/09/2011 13:43
Visualizações: 655 (0) (0) (0) (0)
A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) negou, em reunião de diretoria, recurso administrativo proposto pela Petrobras em relação ao campo de Cernambi. A estatal quer que a reguladora reconheça o campo - localizado no bloco BM-S-11, no pré-sal da Bacia de Santos - como sendo uma reserva distinta do campo de Lula, ex-Tupi, localizado no mesmo bloco. Os dois blocos tiveram sua comercialidade declarada pela Petrobras - em parceria com suas sócias no campo, a BG e a Galp.

No documento enviado à ANP, foi indicado que a então área de Tupi, rebatizada como Lula, teria 6,5 bilhões de barris de óleo equivalente (boe) recuperáveis. Já a área de Iracema, chamada de Cernambi, teria 1,8 bilhão de boe recuperáveis, mas em um reservatório diferente do primeiro. Se consideradas como um só reservatório, como quer a ANP, o valor da participação especial a ser pago pela companhia será maior.

A ANP alega que as reservas de ambos os campos possuem ligação entre si, formando um único campo gigante. A decisão da diretoria da agência de negar o recurso usou como argumento o fato de a Petrobras não ter apresentado "dados novos" no caso.

Esta foi a segunda vez que a reguladora se manifestou contrária à Petrobras nesta questão. No início de julho, a agência havia reprovado os planos de desenvolvimento de Lula e Cernambi apresentados separadamente e determinou que a Petrobras apresentasse em 90 dias um plano de desenvolvimento único para a área, incluindo a parte de Cernambi.

Com a decisão tomada na reunião, a ANP vai avaliar o novo plano de desenvolvimento apresentado pela Petrobras na última segunda-feira (19). Se a estatal não tiver cumprido a recomendação feita em julho, poderá ser multada.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
IBP
Desafio iUP Innovation Connections inicia etapa de capac...
25/08/25
Transição Energética
Fórum Nordeste 2025 discute energias renováveis, sustent...
25/08/25
Margem Equatorial
10 perguntas e respostas sobre a Avaliação Pré-Operacion...
25/08/25
Internacional
UNICA participa de encontro internacional na Coreia de S...
25/08/25
Reconhecimento
HPG Lab é premiado no Prêmio Inventor Petrobras 2025 com...
25/08/25
Combustíveis
Etanol anidro recua e hidratado sobe na semana de 18 a 2...
25/08/25
Firjan
Rede de Oportunidades na Navalshore 2025 bate recorde de...
22/08/25
Mobilidade Sustentável
Shell Eco-marathon Brasil 2025 desafia os limites da mob...
22/08/25
Evento
Cubo Maritime & Port completa três anos acelerando desca...
22/08/25
IBP
27º Encontro do Asfalto discute futuro da pavimentação c...
22/08/25
RenovaBio
ANP aprova primeiro certificado da produção eficiente de...
22/08/25
Pessoas
Bruno Moretti é o novo presidente do Conselho de Adminis...
22/08/25
Gasodutos
ANP realizará consulta pública sobre propostas tarifária...
21/08/25
Combustíveis
Revendedores de combustíveis: ANP divulga orientações de...
21/08/25
Firjan
Investimentos no estado do Rio de Janeiro podem alcançar...
21/08/25
Energia Solar
Thopen inaugura 6 usinas solares e amplia atuação no Par...
21/08/25
Meio ambiente
15 anos depois, artigo técnico sobre emissões fugitivas ...
21/08/25
ANP
Artur Watt Neto e Pietro Mendes são aprovados para diret...
21/08/25
Negócio
KPMG: fusões e aquisições em petróleo têm recuo de quase...
20/08/25
Petrobras
Construção da primeira planta de BioQAV e diesel renováv...
20/08/25
Indústria Naval
Firjan participa da abertura da Navalshore 2025
20/08/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.