Onshore

ANP participa da Mesa Reate Amazonas

Redação TN Petróleo, Agência ANP
29/09/2021 07:13
ANP participa da Mesa Reate Amazonas Imagem: Divulgação Visualizações: 1932

A ANP participou ontem (28/9) da Mesa Reate Amazonas, evento que deu sequência à agenda do Programa de Revitalização das Atividades de Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural em Áreas Terrestres (Reate).   

O Reate tem o objetivo de buscar avanços na implementação de uma política nacional que fortaleça a atividade de exploração e produção de petróleo e gás natural em áreas terrestres, de modo a estimular o desenvolvimento de uma indústria forte e competitiva, com produção crescente e pluralidade de operadores e fornecedores de bens e serviços.   

No evento, o Diretor da ANP Raphael Moura destacou o papel da Agência de “catalisadora de uma indústria forte e competitiva, com produção crescente e diversidade de operadores visando o desenvolvimento dos fornecedores locais de bens e serviços”. Nesse sentido, ele ressaltou que a Agência vem tomando medidas para a simplificação administrativa e o aprimoramento do ambiente de negócios.  

“Revitalizar atividades terrestres é desatar os nós e trabalhar na prática para resolver as questões relevantes, como livre acesso às infraestruturas de escoamento e de processamento primário, aprimoramento da disponibilização de dados e criação de sinergias entre reguladores e regulados. Esse é o trabalho de um órgão regulador moderno e ágil”, afirmou.  

Com relação à região foco dessa Mesa Reate, Moura informou que a ANP disponibiliza, na Oferta Permanente, 21 blocos na Bacia do Amazonas, além de outros 13 na Bacia do Solimões que aguardam apenas a aprovação do estudo ambiental de área sedimentar para entrarem no edital. Ele lembrou ainda que, no 2º Ciclo da Oferta Permanente, realizado em dezembro de 2020, produtores independentes arremataram áreas na região. “É isso o que queremos: um mercado dinâmico, crescente e de oportunidades para as empresas e, principalmente, para as pessoas”, concluiu.  

A Mesa Reate Amazonas também contou com a participação de superintendentes e técnicos da ANP nos painéis temáticos, que abordaram assuntos relacionados ao Reate, como mercado de gás natural; participações governamentais; pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I); acesso a dados técnicos; estudos sobre a Bacia do Amazonas; e agenda regulatória da ANP voltada ao tema.  

Essa foi a quinta edição da Mesa Reate, que já teve debates sobre os estados do Rio Grande do Norte, Bahia, Espírito Santo e Alagoas. Está previsto ainda para este ano mais um encontro, em Sergipe.   

Veja a gravação da Mesa Reate Amazonas 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
ANP
Workshop debate dinamização da exploração de petróleo e ...
22/05/26
BOGE 2026
ANP participa do Bahia Oil & Gas Energy 2026, em Salvador
22/05/26
Etanol
Com aumento na oferta, preço do etanol acelera queda e a...
22/05/26
Negócio
NUCLEP celebra 46 anos com a assinatura de novo contrato...
22/05/26
Energia Elétrica
ANEEL homologa leilões de reserva de capacidade na forma...
22/05/26
Oferta Permanente
Oferta Permanente: ANP abre 6º ciclo para concessão e 4º...
22/05/26
Saúde, Segurança e Meio Ambiente
IBP debate impactos da revisão da NR-1 sobre saúde menta...
21/05/26
Energia elétrica
TAESA anuncia a aquisição de cinco concessões de transmi...
21/05/26
Meio Ambiente
WCA completa primeiro ano ampliando debates sobre mercad...
21/05/26
Mato Grosso
Setor elétrico de MT avança e prepara nova fase para ate...
21/05/26
Fenasucro
Combustível do Futuro consolida pioneirismo brasileiro e...
20/05/26
Parceria
Radix fecha parceria com Repsol Sinopec Brasil e PUCRS p...
20/05/26
GLP
Prime Energy amplia parceria com Supergasbras no Mercado...
19/05/26
Comunicação
Os bastidores da história da comunicação e da publicidad...
19/05/26
Resultado
Produção total de petróleo em regime de partilha bate re...
19/05/26
Biometano
Naturgy debate cenário de gás natural e oportunidades co...
19/05/26
BOGE 2026
Impacto da geopolítica global no setor de petróleo loca...
19/05/26
Dia Internacional da Mulher
IBP celebra Dia Internacional da Mulher no Mar e reforça...
19/05/26
Meio Ambiente
Refinaria de Mataripe acelera agenda ambiental com uso e...
19/05/26
Etanol
Diretor da Fenasucro & Agrocana debate avanço da bioener...
19/05/26
Leilão
PPSA comercializa cargas de Atapu e de Bacalhau em junho
18/05/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.