Posse

Antônio Carlos Capeleiro Pinto é eleito membro da Academia Nacional de Engenharia

Redação TN Petróleo/Assessoria
29/07/2021 12:55
Visualizações: 1396 (0) (0) (0) (0)

O gerente Executivo de Búzios da Pré-Sal Petróleo, Antônio Carlos Capeleiro Pinto, passa a integrar o seleto quadro de Membros Titulares da Academia Nacional de Engenharia (ANE), em conjunto com outros 18 novos nomes. A posse dos novos Membros Titulares foi realizada no final da tarde de quarta-feira, 28, de forma virtual, durante a Sessão Plenária da Academia.

Ao escolher seus membros, a Academia tem como premissa homenagear e reconhecer grandes talentos da profissão, destacando-os como exemplo e fonte de inspiração para as futuras gerações. Capeleiro faz mais do que jus à homenagem. Engenheiro Eletricista pelo IME, mestre em Engenharia de Petróleo pela UNICAMP, com MBA em Gestão Avançada de Negócios e em Gestão Empresarial Avançada pela FGV e COPPE-UFRJ, fez a maior parte de sua carreira na Petrobras, se destacando como uma das principais lideranças para o desenvolvimento da produção das maiores descobertas em águas profundas. Em fins de 2019 ingressou na PPSA para gerenciar o contrato de partilha de produção dos volumes excedentes da Cessão Onerosa de Búzios, que deverá alcançar, em pouco tempo, a posição de maior campo produtor do país.

Entre tantas vitórias, uma em especial consolida a robustez de sua carreira. Em 2015, recebeu o OTC Distinguished Achievement Award for Individuals, da OTC Brasil, por sua contribuição individual para inovações ligadas ao desenvolvimento e gerenciamento de campos de petróleo em águas profundas. Mesmo diante das inúmeras ocupações, Capeleiro é o tipo de profissional que sempre encontra tempo para ouvir e analisar novas ideias e para colaborar com os novos profissionais. Ele atua voluntariamente na Society of Petroleum Engineers (SPE), uma entidade sem fins lucrativos voltada para disseminar o conhecimento técnico do setor, principalmente aos jovens profissionais. Agora, na Academia, terá oportunidade de contribuir ainda mais.

"Hoje, na PPSA, sigo tendo a oportunidade de contribuir para o desenvolvimento de projetos, o que tem sido motivo de grande orgulho nessa caminhada. E com o ingresso na Academia, me sinto ainda mais motivado para contribuir para a melhoria contínua da Engenharia Nacional e ajudar na formação de jovens profissionais", diz ele.

A Academia Nacional de Engenharia foi criada em 1991. O ingresso na Academia é feito por indicação dos membros titulares, que enviam sugestão de nomes, junto com uma apresentação, para o presidente. Em seguida, a relação é encaminhada para a Comissão de Seleção que avalia os currículos e seleciona os novos membros, a partir de critérios pré-estabelecidos. Os nomes selecionados são submetidos à Comissão de Ética, que faz uma nova análise dos futuros membros e encaminha a lista, com suas recomendações, para eleição em Assembleia Geral Extraordinária.

Além de Antônio Capeleiro, os novos Membros Titulares eleitos no processo de seleção 2020/2021 são: Afonso Figueiredo Filho; Armando Morado Ferreira; Benedito Pinto Ferreira Braga Junior; Eduardo Pacheco Jordão; Ivo Barbi; João Irineu Medeiros; José Antônio Aleixo da Silva; Liedi Légi Bariane Bernucci; Luis Carlos Guedes; Miguel Fernández y Fernández e também o engenheiro Sanjit Kumar Mitra, que ingressa na categoria de Membro Correspondente. Além desses tomaram posse como Membro Titular (eleitos em anos anteriores): Alberto Ramy Mansur, Emílio Kazunoli Matsuo, José Cláudio Geromel; José Fernando Xavier Faraco; Paulo Tadeu de Mello Lourenção; Plínio Oswaldo Assmann e Waldemar de Castro Leite Filho.

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Startups
Ocyan fica entre as empresas que melhor se relacionam co...
18/10/24
Negócio
Descarbonização: Petrobras vende diesel com conteúdo ren...
18/10/24
Pré-Sal
MODEC celebra 10 anos do FPSO Cidade de Mangaratiba MV24
18/10/24
Espírito Santo
Brasil recebe mais de 400 líderes internacionais em even...
18/10/24
ANP
Oferta Permanente de Partilha (OPP): ANP faz consulta pú...
18/10/24
BNDES
Com R$ 500 mi do Fundo Clima, BNDES apoia usina de etano...
18/10/24
Rio de Janeiro
PortosRio e Polícia Federal assinam Termo de Cessão de U...
18/10/24
Hidrogênio
ExxonMobil Brasil e USP colaboram em projeto de transpor...
18/10/24
Biocombustíveis
CETENE e Embrapii se unem para otimizar produção de bioc...
17/10/24
ANP
Oferta Permanente de Concessão (OPC): ANP aprova novas v...
17/10/24
Firjan
Mais de 100 fornecedores de produtos e serviços particip...
17/10/24
Logística
Temadre passa a receber navios maiores, com capacidade a...
17/10/24
Combustíveis
Etanol fecha valorizado pelo 10º dia consecutivo; Açúcar cai
17/10/24
Reconhecimento
thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul é reconhecida, pelo se...
17/10/24
Sergipe
Petrobras anuncia nova licitação de plataformas do Sergi...
16/10/24
Etanol de milho
BNDES aprova R$ 500 mi para planta de etanol de milho no...
16/10/24
Gás Natural
Petrobras reduz preço do gás natural em 1,41% em relação...
16/10/24
SPE
Segurança Operacional é pauta permanente
16/10/24
Lançamento
Mapa TN de E&P e Logística Offshore 2024
15/10/24
Bacia de Campos
FPSO Maria Quitéria entra em operação no pré-sal da Baci...
15/10/24
Segurança
Shell celebra a 4ª edição do Fórum & Prêmio Shell de Lid...
15/10/24
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20