Drilling

Após 28 dias de manutenção programada em dique seco, Norbe VIII da Foresa navega para o Rio de Janeiro

Embarcação saiu do Estaleiro Rio Grande (RS) na manhã desta quarta-feira (02/10) e concluirá no RJ, neste mês de outubro, a preparação para retomar as operações.

Redação TN Petróleo/Assessoria Foresea
02/10/2024 12:53
Após 28 dias de manutenção programada em dique seco, Norbe VIII da Foresa navega para o Rio de Janeiro Imagem: Divulgação Foresea Visualizações: 3871

O navio-sonda Norbe VIII, da Foresea, empresa líder no setor de perfuração offshore no Brasil, deixou o Estaleiro Rio Grande (RS) rumo ao Rio de Janeiro, nesta quarta-feira, 2 de outubro, após 28 dias de manutenção em dique seco. Foram feitos serviços de limpeza, pintura e revisão geral – comuns à manutenção programada feita a cada cinco anos. O diferencial é que essa etapa da manutenção foi feita com o navio fora do mar, na segunda operação desse tipo já realizada no país.

"Estamos muito satisfeitos com os resultados da manutenção em dique seco, que é sempre uma operação complexa. Houve intenso planejamento e tudo correu como previsto, com êxito, de forma a garantir que a Foresea continue apresentando os melhores índices de eficiência do mercado", comemora o COO Heitor Gioppo.

A previsão é de que a Norbe VIII chegue à Baía de Guanabara ainda na primeira quinzena de outubro para concluir sua manutenção programada. Essa foi a segunda vez na história da indústria offshore brasileira que uma embarcação de grande porte foi totalmente retirada da água para manutenção. A primeira experiência foi em 2023, quando, de forma pioneira, o navio-sonda ODN I, também da Foresea, permaneceu 66 dias em docagem fora da água e também bem-sucedida no Estaleiro Rio Grande.

Clique aqui e assista ao vídeo sobre a manutenção programada em Dique Seco:

"Foi mais um trabalho que atendeu às expectativas, tanto nossas como do cliente. Além disso, conseguimos mobilizar um grande número de trabalhadores em pouco tempo, com cada vez mais mão de obra local", afirma Ricardo Ávila, diretor operacional da Ecovix, proprietária do Estaleiro.

Sobre a Norbe VIII

Construída em 2011, a Norbe VIII é uma plataforma de perfuração com posicionamento dinâmico em lâmina d'água de até 3 mil metros, capaz de perfurar poços de até 12.195 metros. Foi a primeira sonda de perfuração de águas ultraprofundas a oferecer no Brasil a solução de perfuração em lâmina d'água abaixo de 500 metros com posicionamento dinâmico, sem uso de ancoragem.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Leilão da ANP
Firjan destaca os resultados positivos do leilão de Part...
07/10/26
Bacia de Campos
PRIO vence leilão de Oferta Permanente de Partilha da Pr...
07/10/26
Drilling
Constellation obtém certificação em tecnologia pioneira ...
07/10/26
ANP
4º Ciclo da Oferta Permanente de Partilha da ANP tem set...
07/10/26
Gás Natural
PPSA publica edital do 1º Leilão de Gás Natural da União
07/10/26
Biometano
ABiogás alerta sobre risco de perda de lastro para emiss...
06/10/26
Oferta Permanente
ANP realiza em 07/10 4º Ciclo de Partilha e 6º Ciclo de ...
06/10/26
Gás Natural
ANP divulga relatório da consulta pública sobre Programa...
05/10/26
PPSA
9º Leilão Spot: PPSA oferta cargas remanescentes nesta q...
05/10/26
IBP
RELIVRE parabeniza acordo que destrava o mercado livre d...
03/10/26
Gás Natural
Firjan celebra acordo para efetivar abertura do mercado ...
03/10/26
Gás Natural
Naturgy, Agenersa e Governo do Estado assinam acordo sob...
02/10/26
Margem Equatorial
Nova descoberta de petróleo em águas ultra profundas na ...
02/10/26
Biometano
Corredor Verde com 100 caminhões a biometano e pontos de...
02/10/26
Gasodutos
Acesso de terceiros a gasodutos de escoamento e instalaç...
02/10/26
Margem Equatorial
ANP aprova delimitação de 11 novos setores exploratórios...
02/10/26
Agronegócio
Agro diversifica matriz energética e busca alternativas ...
02/10/26
Firjan
Manifesto Firjan defende o voto consciente em 4 de outubro
02/10/26
PPSA
ExxonMobil e TotalEnergies vencem o 9º Leilão Spot de Pe...
02/10/26
Workshop
Petrobras, Shell, ArcelorMittal e IBRAM discutem desafio...
01/10/26
Resultado
Produção de petróleo e gás em agosto de 2026 alcançou 6,...
01/10/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25