Biodiesel

Após EUA, biodiesel argentino está novamente ameaçado pela União Europeia

Infobae, 12/03/2018
12/03/2018 18:06
Visualizações: 1297

Um novo sinal de alerta se acendeu para a produção de biocombustíveis da Argentina, um setor bastante competitivo e com amplo horizonte de desenvolvimento, mas ameaçado nos últimos meses por conta das dificuldades para entrar nos principais mercados do mundo.

Em agosto de 2017, o governo dos Estados Unidos havia imposto taxas sobre o biodiesel argentino, que estão, hoje, em 72%, encerrando também a entrada àquele mercado na prática. Para o país sul-americano, estas exportações representavam US$1,2 bilhões anuais.

Quase ao mesmo tempo, a Argentina recuperou o mercado europeu, já que a Organização Mundial do Comércio (OMC) considerou ilegais os direitos antidumping contra o produto argentino.

O destino europeu, que pode substituir o mercado dos Estados Unidos, agora volta a estar em risco, já que a União Europeia teme o encerramento de empresas do setor diante do avanço das importações da Argentina e da Indonésia.

Raffaello Garofalo, chefe do Conselho de Biodiesel Europeu, afirmou que o impacto das importações da Argentina é pior do que o que se esperava. "Há um grande dano econômico e nos arriscamos para ver como ficam muitos produtores europeus de biocombustíveis renováveis devido a essa injusta inundação de importações", disse, em declarações à Reuters.

Luis Zubizarreta, presidente da Câmara Argentina de Biocombustíveis (CARBIO), explicou para o Infobae que "a indústria europeia está pedindo para seu governo que seja iniciado um novo processo de investigação para colocar uma nova barreira".

A União Europeia é o principal produtor e consumidor do mundo de biodiesel, um combustível elaborado principalmente com óleos vegetais como o de soja. Segundo dados do INDEC, entre agosto e janeiro a Argentina exportou 852.000 toneladas de biodiesel para a União Europeia por US$617 milhões.

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
SOG 2026
ABPIP leva ao Sergipe Oil & Gas debate sobre o fortaleci...
28/07/26
GLP
Copa Energia reúne setor de GLP em ação nacional voltada...
27/07/26
Biodiesel
Volatilidade do petróleo reforça importância estratégica...
27/07/26
Fenasucro
ApexBrasil traz investidores internacionais de SAF e e-S...
27/07/26
Energia Elétrica
ENGIE contrata WEG para fornecimento de equipamentos da ...
27/07/26
Combustíveis
Etanol amplia perdas e encerra a semana pressionado
27/07/26
ANP
ANP aprova relatório de estudo sobre controle de queima ...
24/07/26
SOG 2026
Sergipe Oil & Gas 2026 impulsiona inovação e investiment...
24/07/26
Gás Natural
ANP aprova participação no Pacto Nacional para o Desenvo...
24/07/26
Combustíveis
ANP aprova Avaliação de Resultado Regulatório sobre ativ...
24/07/26
Evento
BR Aviation apresenta seu portfólio de soluções personal...
23/07/26
Royalties
Royalties: valores referentes à produção de maio foram d...
23/07/26
Combustíveis
Setor de combustíveis e lubrificantes registra queda 1,8...
22/07/26
Gestão
Constellation alcança paridade de gênero pela segunda ve...
21/07/26
IBP
Estudos apontam redundância do imposto de exportação e e...
21/07/26
Combustíveis
Queda do diesel puxa recuo dos combustíveis em julho e e...
21/07/26
PPSA
7º Leilão Spot: PPSA comercializa cargas de Atapu e de B...
20/07/26
Fenasucro
Bioenergia amplia aporte econômico e energético do Brasil
20/07/26
Combustíveis
Etanol fecha a semana em queda, mas mercado dá sinais de...
20/07/26
Negócio
ENGIE Brasil Energia conclui oferta subsequente de ações...
17/07/26
Resultado
Produção de petróleo da União chega a 244 mil barris por...
17/07/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.