Porto de Santos

Após novo acordo, avulsos voltam a ser escalados pela Embraport

Após acordo firmado na tarde de sábado (28), trabalhadores avulsos do Porto de Santos voltaram a ser escalados pela Empresa Brasileira de Terminais Portuários (Embraport). Durante o domingo (29), quatro equipes trabalham no cargueiro CMA CGM Don Carlos, atracado no Berço

A Tribuna
30/09/2013 10:49
Visualizações: 1008
Após acordo firmado na tarde de sábado (28), trabalhadores avulsos do Porto de Santos voltaram a ser escalados pela Empresa Brasileira de Terminais Portuários (Embraport). Durante o domingo (29), quatro equipes trabalham no cargueiro CMA CGM Don Carlos, atracado no Berço 2 da instalação, localizado na Margem Esquerda.

"Nós já cedemos e não vamos aceitar escalação 100% vinculada. Vamos dividir, assim como o modelo europeu", disse o presidente do Sindicato dos Estivadores (Sindestiva), Rodnei Oliveira da Silva. Segundo ele, o acordo está sendo cumprido e as negociações vão continuar no próximo mês.

Na tarde de domingo, um trabalhador da Embraport ficou ferido enquanto operava um contêiner, que já estava no solo do navio. De acordo com a assessoria de imprensa da empresa, o homem machucou-se no pé, foi levado ao hospital e já recebeu alta.

Os sindicatos da estiva e dos Operários e Trabalhadores Portuários (Sintraport) conseguiram uma trégua, após uma nova invasão a um dos navios da Embraport durante a madrugada de sábado.

Em uma reunião realizada em São Paulo, a empresa concordou que, pelos próximos 30 dias, a partir deste domingo, vai cumprir uma divisão paritária entre avulsos e vinculados pela CLT, numa proporção de 50% a 50%.

O acordo foi firmado após um grupo de cerca de 50 trabalhadores portuários ocupar o navio conteineiro Maersk Luz, que está atracado no berço 2 da Embraport, por volta da meia-noite. Os avulsos passaram a madrugada na embarcação e foram retirados por volta das 7 horas, com a chegada da Polícia Federal.

“Quando a quantidade de terno for ímpar, a diferença será sempre em favor dos trabalhadores avulsos”, informou a assessoria da estiva às 19h15 deste sábado, após o término da reunião. Por esta lógica, quando três equipes forem chamadas, duas serão de trabalhadores ligados ao Órgão Gestor de Mão de Obra (Ogmo) e uma de empregados da empresa.

A proposta dos sindicalistas Rodnei da Silva e Claudiomiro Machado foi apresentada a um representante da Embraport no encontro realizado no Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo. A retomada das conversas teria sido viabilizada pelo presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva. Uma nova rodada oficial já está marcada para a próxima quinta-feira pela manhã, em Brasília, após convocação pelo Governo Federal.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Margem Equatorial
Aprovada a indicação de 86 blocos na Margem Equatorial p...
27/06/26
Oferta Permanente
Oferta Permanente: ANP divulga empresas aptas a particip...
26/06/26
Energia Elétrica
Demanda por energia elétrica cai quase 11% nos jogos do ...
26/06/26
FPSO
MODEC e Eld Energy assinam Memorando de Entendimento par...
26/06/26
Biometano
Com apoio da ABiogás e da SEMIL, USP inaugura usina de e...
26/06/26
Rio de Janeiro
PIB do estado do Rio cresce 4,2%, puxado pelo desempenho...
26/06/26
Gás Natural
Naturgy investe R$ 4,7 milhões em infraestrutura de gás ...
26/06/26
GNL
Gás natural: aprovada resolução sobre acesso aos termina...
26/06/26
Fertilizantes
Petrobras assina contratos para retomada das obras da UF...
26/06/26
Acordo
Acelen Renováveis e Trafigura assinam acordo estratégico...
26/06/26
Energy Summit
Energy Summit 2026: arena Diálogos da Transição debate p...
26/06/26
Biometano
CGOB: ANP inicia participação social sobre Informe Técnico
26/06/26
Petrobras
Lubnor, referência em asfaltos e produtos especiais come...
25/06/26
Combustíveis
Painel dinâmico da ANP mostra dados de comercialização d...
25/06/26
Combustíveis
Aumento da mistura de etanol na gasolina fortalece produ...
25/06/26
Energy Summit
Lemon Energia recebe Ouro em Sustentabilidade no Energy ...
25/06/26
Pré-Sal
Campo de Búzios supera próprio recorde e produz 1 milhão...
25/06/26
Energy Summit
ABDI destaca redução no tempo de contratação em compras ...
24/06/26
Energy Summit
Binatural conquista Energy Summit Awards e reforça prota...
24/06/26
Energy Summit
Tauil & Chequer | Mayer Brown reúne representantes da AN...
23/06/26
Internacional
Petrobras e Pemex firmam parceria para cooperação em E&P
23/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.