Encontro termina amanhã no RS.
Redação TN/ Ascom Feira do Polo Naval
As atividades da Feira do Polo Naval iniciaram cedo na manhã desta quinta-feira (13) no Centro Integrado de Estudos e Desenvolvimento Costeiro da Furg. As atividades que trouxeram debates internacionais para Rio Grande contribuíram para o debate de assuntos importantes para a região como aspectos de área costeira e também de produtividade na construção de navios e plataformas.
A primeira palestra foi “Uma visão geral das estratégias de monitoramento no oceano costeiro e suas aplicações” (An overview of monitoring strategies in the coastal ocean and their application), do Prof. George Voulgaris, do Departamento de Ciências de Terra e Mar, da Universidade da Carolina do Sul (EUA). Voulgaris abordou aspectos como previsão de ondas, riscos de inundação, incluindo sistemas de modelagem e medição em tempo real das condições navais e oceânicas de uma determinada região. Segundo ele, tanto a observação das correntes marítimas, submarinas, quanto dos ventos, acima da superfície da água, são fundamentais para o sucesso de projetos, sistemas e atividades em regiões marítimas próximas à costa, sejam de observação ou navegação.
Petrobras estabelece desafios tecnológicos e de produtividade
No momento atual mais que nunca a inovação e produtividade ocupam um lugar prioritário, principalmente na indústria do Pré-Sal. No painel Contribuições da Pesquisa Aplicada para a Indústria Offshore, o engenheiro Paulo Maurício Videiro, da Petrobrás, enfocou os desafios tecnológicos na área de offshore como o aumento da eficiência de projetos na tubulação, redução de custos, aumento da produtividade nas obras civis e da produtividade na construção e montagem através de processos e equipamentos específicos.
Na fala do Secretário da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Cleber Cristiano Prodanov, afirmou que os parques tecnológicos já tem 18 parques credenciados. “A função do parque é iluminar o Rio Grande do Sul através do desenvolvimento cientifico, tecnológico e da inovação em todas as regiões do RS, que beneficiará o município de Rio Grande e Metade Sul”, conclui.
Fale Conosco
21