Fortaleza
Secretaria afirma dificuldades para encontrar localidade.
Diário do Nordeste
Ainda buscando viabilizar a implantação de um Parque Tecnológico na Capital, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) de Fortaleza admitiu que vem enfrentando dificuldades em encontrar uma localidade adequada para abrigar o novo equipamento, que no futuro pode vir a representar mais de 50% da receita própria do município, segundo o secretário Robinson de Castro. Para ele, o que deve engatar de vez o projeto são os investimentos privados de empresas que exploram atividades imobiliárias, que podem contribuir para a captação de terrenos.
"Ainda estamos na fase de estudos para definir o modelo do parque, mas é seguro dizer que teremos de encontrar uma forma de unir a iniciativa privada ao projeto. O terreno é o maior desafio, pois precisamos de uma área de, no mínimo, 25 hectares, do qual a Prefeitura não dispõe. Assim, a estratégia é criar uma Parceira Público-Privada que incentive o setor imobiliário a investir na aquisição de terrenos para aluga-los futuramente", explicou ontem (28) o titular da SDE, durante um painel dos eventos Líderes Ceará e I Conferência Estadual Anjos do Brasil - Núcleo CE, que tiveram programação unificada na sede da Fiec.
Atrativos
Conforme Robinson de Castro, atualmente a Prefeitura já está buscando identificar como os investidores seriam seduzidos para apostar em um projeto como esse. Favorita para abrigar o Parque Tecnológico, a Praia do Futuro poderia ser um triunfo para a construção do equipamento. "Já possuimos um terreno de um hectare no local e um vantagem importante são os mais de três cabos de fibra óptica que passam por ali, que geram internet mais rápida e barata", afirma.
O secretário diz ainda que Fortaleza pode oferecer outros diferencias para os investidores. "A cidade se encontra em um posição estratégica em relação ao mundo, além de ser o município brasileiro que mais aprova alunos no ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica). Um equipamento como esse poderia reter nosso talentos aqui, proporcionando um maior crescimento para a nossa cidade", acrescenta.
Impacto
Sobre os impactos que um Parque Tecnológico pode proporcionar à Capital, Robson garante que a alta na competitividade é o mais decisivo deles. "Um equipamento como esse influenciaria na transformação da cidade em um polo tecnológico. Isso fortaleceria todos os setores que utilizam da tecnologia para se aprimorar, como a indústria, que seria ainda mais competitiva. Não podemos depender só do turismo para evoluir", frisa.
Fale Conosco
23