Redação TN Petróleo/Assessoria PortosRio
Foi assinado nesta sexta-feira (21) o contrato de concessão do Terminal ITG02, um dos mais aguardados investimentos do setor portuário brasileiro.
Arrendado no leilão realizado em dezembro de 2024, o terminal ITG02 será operado pela Cedro Participações e receberá R$ 3,6 bilhões em investimentos, o maior valor já obtido em leilões do setor. Com uma área de 348.937 m² e capacidade para movimentar até 24 milhões de toneladas anuais, o novo empreendimento consolidará o Porto de Itaguaí como um dos principais polos exportadores de minério de ferro do Brasil.
Francisco Martins, diretor-presidente da PortosRio, destacou em seu discurso as conquistas da empresa no último ano, como a maior execução orçamentária de sua história, a entrega das obras de dragagem do Porto do Rio de Janeiro e do cais da Gamboa, além do crescimento recorde na movimentação de cargas. Sobre a concessão do terminal ITG02, Martins afirmou: "A PortosRio segue avançando com investimentos estratégicos como o ITG02. Esse terminal, com R$ 3,6 bilhões em investimentos, fortalece a infraestrutura portuária do Rio de Janeiro e amplia nossa competitividade no cenário internacional, contribuindo para a geração de milhares de empregos e para o crescimento sustentável do Porto de Itaguaí."
A superintendente substituta de Gestão Portuária de Itaguaí e Angra dos Reis, Julia Crisóstomo, ressaltou a relevância do momento para o Porto de Itaguaí: "A vinda do Presidente Lula demonstra a importância do Porto de Itaguaí, que é o segundo maior porto público em movimentação do Brasil. Com esse investimento da Cedro, crescerá ainda mais e se consolidará como um dos principais portos do país, sempre com alto nível de excelência".
Fale Conosco
13