Terminais

Assinado contrato de concessão do Terminal ITG02 no Porto de Itaguaí

Redação TN Petróleo/Assessoria PortosRio
24/02/2025 11:06
Assinado contrato de concessão do Terminal ITG02 no Porto de Itaguaí Imagem: Divulgação Visualizações: 792 (0) (0) (0) (0)

Foi assinado nesta sexta-feira (21) o contrato de concessão do Terminal ITG02, um dos mais aguardados investimentos do setor portuário brasileiro. 

Arrendado no leilão realizado em dezembro de 2024, o terminal ITG02 será operado pela Cedro Participações e receberá R$ 3,6 bilhões em investimentos, o maior valor já obtido em leilões do setor. Com uma área de 348.937 m² e capacidade para movimentar até 24 milhões de toneladas anuais, o novo empreendimento consolidará o Porto de Itaguaí como um dos principais polos exportadores de minério de ferro do Brasil.

Francisco Martins, diretor-presidente da PortosRio, destacou em seu discurso as conquistas da empresa no último ano, como a maior execução orçamentária de sua história, a entrega das obras de dragagem do Porto do Rio de Janeiro e do cais da Gamboa, além do crescimento recorde na movimentação de cargas. Sobre a concessão do terminal ITG02, Martins afirmou: "A PortosRio segue avançando com investimentos estratégicos como o ITG02. Esse terminal, com R$ 3,6 bilhões em investimentos, fortalece a infraestrutura portuária do Rio de Janeiro e amplia nossa competitividade no cenário internacional, contribuindo para a geração de milhares de empregos e para o crescimento sustentável do Porto de Itaguaí."

A superintendente substituta de Gestão Portuária de Itaguaí e Angra dos Reis, Julia Crisóstomo, ressaltou a relevância do momento para o Porto de Itaguaí: "A vinda do Presidente Lula demonstra a importância do Porto de Itaguaí, que é o segundo maior porto público em movimentação do Brasil. Com esse investimento da Cedro, crescerá ainda mais e se consolidará como um dos principais portos do país, sempre com alto nível de excelência".

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Combustíveis
Gasolina cai só 0,78% em junho, mesmo após reajuste de 5...
30/06/25
Evento
Brasil avança na transição energética com E30 e B15 e re...
30/06/25
Fiscalização
ANP divulga resultados de ações de fiscalização em 12 un...
30/06/25
Pessoas
Patricia Pradal é a nova presidente da Chevron América d...
30/06/25
IBP
Manifesto em Defesa do Fortalecimento da ANP
30/06/25
Resultado
ANP divulga dados consolidados do setor regulado em 2024
30/06/25
Etanol
Preços do etanol sobem na última semana de junho
30/06/25
Combustíveis
Fiscalização: ANP realiza novo debate sobre medida repar...
27/06/25
Margem Equatorial
Capacidade de inovação da indústria de O&G impulsiona es...
27/06/25
Biocombustíveis
Sifaeg comemora aprovação do E30 e destaca ganhos para o...
27/06/25
Transição Energética
Sebrae Rio promove Seminário sobre Transição Energética ...
27/06/25
Austral Engenharia
Austral Engenharia aposta em eficiência energética e sus...
27/06/25
Asfalto
Importação de asfaltos: ANP prorroga data para adequaçõe...
27/06/25
Gás Natural
Comgás recebe 41 propostas em chamada pública para aquis...
27/06/25
Offshore
Petrobras assina convênio para desenvolver operações off...
27/06/25
RenovaBio
ANP publicará lista de sanções a distribuidores de combu...
26/06/25
Logística
Gás natural: a ANP fará consulta pública sobre Plano Coo...
26/06/25
Transição Energética
ENGIE Day celebra 10ª edição com debates sobre regulação...
26/06/25
PPSA
Leilão da PPSA comercializa 74,5 milhões de barris de pe...
26/06/25
Combustíveis
Governo aprova aumento de etanol na gasolina de 27% para...
26/06/25
Royalties
Valores referentes à produção de abril para contratos de...
26/06/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22