Com a entrada em operação das refinarias do Comperj, de Pernambuco e Premium, a Petrobras espera atender toda a demanda nacional de diesel com derivado nacional em 2014, afirma o diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa.
A auto-suficiência na produção de diesel nacional pode chegar em 2014. O diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, afirmou, nesta quarta-feira (14/02), que com a entrada em operação da refinaria petroquímica do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), da refinaria de Pernambuco e a refinaria Premium o país poderia atender toda a demanda de diesel com a produção nacional. Atualmente, o Brasil importa 10% do volume do derivado consumido no país.
A informação foi divulgada durante a assinatura do contrato entre Petrobras e Embrapa para a execução do projeto do corredor ecológico do Comperj, que visa recompor a mata ciliar e a vegetação próxima ao projeto, além da plantação de 1 milhão de mudas de árvores definidas pela Embrapa como de espécies adequadas para o ecossistema local.
Sobre o andamento do Comperj, Costa informou que está na fase de projeto básico o qual depende do licenciamento ambiental. Recentemente a empresa recebeu a orientação do órgão ambiental estadual para a elaboração do EIA-Rima adequadamente e prentende concluir o estudo em junho e espera a licença prévia entregue em outubro deste ano. A expectativa é que a terraplanagem seja iniciada ainda este ano.
A refinaria de Pernambuco poderá ter sua operação antecipada em dois anos, informou o executivo.
Fale Conosco
22