Porto de Santos

Baixada debate futuro dos portos secos

<P>O Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb) promove hoje, a partir de 9 horas, no World Trade Center, em Santos, uma reunião para manifestar apoio à reedição do projeto de lei que prevê novas normas para a abertura de portos secos no País. O evento tem por objetivo sensibili...

A Tribuna - SP
26/02/2007 00:00
Visualizações: 447 (0) (0) (0) (0)

O Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb) promove hoje, a partir de 9 horas, no World Trade Center, em Santos, uma reunião para manifestar apoio à reedição do projeto de lei que prevê novas normas para a abertura de portos secos no País. O evento tem por objetivo sensibilizar a classe política paulista para a aprovação das mudanças. O vice-governador Alberto Goldman confirmou presença.

No final do ano passado, o Senado Federal rejeitou a Medida Provisória 320, que tratava da regulamentação dos portos secos. A MP chegou ao Senado após ter sido aprovado pela Câmara dos Deputados. Mas, com o veto dos senadores, o projeto teve que retornar ao Congresso para ser novamente apreciado sob a forma de Projeto de Lei (PL).

Portos secos são locais em que se armazenam cargas, na espera da conclusão do despacho aduaneiro. Entretanto, no Brasil, a abertura destas unidades está suspensa.

A nova regulamentação prevê a eliminação da concorrência para abrir estes postos. Se o PL for transformado em lei, os investidores poderão instalar portos secos apenas com atos administrativos da Secretaria da Receita Federal (SRF), baseados nas demandas do mercado.

A realização de uma audiência para defender a aprovação do PL e repudiar a negativa do Senado foi proposta pelo presidente do Condesb, Alberto Mourão, que também é prefeito de Praia Grande. No evento de hoje, ele pretende mostrar o quanto o Estado e o País perderam com o arquivamento das mudanças pelo Senado.

Segundo cálculos do chefe do Executivo de Praia Grande, as regiões nas quais se inserem os portos de Santos e de São Sebastião deixaram de receber cerca de R$ 1 bilhão em investimentos. Desse total, ele citou o interesse de um grupo (formado por uma empresa estrangeira e outra brasileira) em investir R$ 300 milhões na construção de um porto seco na região da Baixada Santista.

A expectativa de Mourão é de que, pelo menos, 20 parlamentares da bancada paulista, entre deputados federais e senadores, participem da reunião de hoje em Santos.

Até a última quinta-feira, somente os deputados federais da região Beto Mansur (PP) e Márcio França (PSB) tinham confirmado presença. Além deles, a primeira suplente do PT à Câmara Federal Telma de Souza também garantiu participação, como fez o vice-governador e secretário de Desenvolvimento do Estado, Alberto Goldman.

Segundo a programação, o encontro deve ser aberto pelo presidente do Condesb, que defenderá o projeto em nome das cidades da Baixada Santista. Ele pretende mostrar os impactos positivos que a mudança proporcionará à região, especialmente na geração de empregos.

Na sequência, o diretor da Ciesa, Vicente do Valle, fará a defesa da proposta sob aspectos empresariais. A sua empresa desenvolveu um conceito para os portos secos: as indústrias alfandegadas. Neste modelo, os investidores podem importar produtos, sem a incidência de impostos, manufaturá-los dentros dos portos secos e encaminhá-los para exportação.

Por fim, o vice-governador paulista deve colocar a posição do Estado quanto ao projeto. Ele é um dos defensores da matéria e, inclusive, aponta essa questão como prioridade do governador José Serra.

Fonte: A Tribuna - SP

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Gás Natural
BRAVA anuncia novo modal para venda de gás na Bahia
28/08/25
Combustíveis
ANP participa da operação Carbono Oculto, para coibir ir...
28/08/25
IBP
Posicionamento - Operações representam passo fundamental...
28/08/25
Subsea
OneSubsea entrega primeira árvore de natal molhada de Bú...
28/08/25
Offshore
MODEC firma parceria para desenvolver tecnologia inédita...
28/08/25
Energia Elétrica
Bandeira vermelha eleva custo da energia, mas associados...
27/08/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
IBP debate investimentos em infraestrutura e logística n...
27/08/25
ANP
Segunda etapa de audiência pública debate classificação ...
27/08/25
IBP
RELIVRE reafirma a competência federal referente à ativi...
27/08/25
Royalties
Valores referentes à produção de junho para contratos de...
27/08/25
ANP
Pesquisa, desenvolvimento e inovação: ANP atualiza Paine...
27/08/25
Seminário
PPSA abre inscrições para Seminário de Lançamento do Lei...
27/08/25
IBP
Carta Aberta em apoio à ANP na classificação de gasoduto...
27/08/25
Logística
Vast Infraestrutura inicia construção do parque de tanca...
26/08/25
Biodiesel
Rumo a uma navegação mais sustentável, Citrosuco inicia ...
26/08/25
ANP
Oferta Permanente de Concessão: resultado parcial do 5º ...
26/08/25
PD&I
Projeto Embrapii transforma algas de usinas hidrelétrica...
26/08/25
PPSA
Leilão de Áreas Não Contratadas será realizado em dezembro
26/08/25
IBP
Desafio iUP Innovation Connections inicia etapa de capac...
25/08/25
Transição Energética
Fórum Nordeste 2025 discute energias renováveis, sustent...
25/08/25
Margem Equatorial
10 perguntas e respostas sobre a Avaliação Pré-Operacion...
25/08/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.