Economia

Baker Hughes e Halliburton planejam milhares de demissões por queda no petróleo

Os preços globais do petróleo acumulam perdas.

Reuters
21/01/2015 16:14
Visualizações: 683

A empresas de prestação de serviço para o setor de petróleo Baker Hughes e Halliburton planejam cortar milhares de postos de trabalho em um momento em que a atividade de perfuração de poços desacelera devido à forte queda nos preços do petróleo.

Os preços globais do petróleo acumulam perdas de quase 60 por cento desde junho, recuando a mínimas de cinco anos, em meio a uma crescente produção e uma fraca demanda global, o que levou produtores de petróleo a reduzir gastos.

"Nós esperamos que os ajustes no nosso quadro de funcionários fique em linha com nossos principais concorrentes", disse o diretor operacional da Halliburton, Jeffrey Miller, em uma conferência para comentar resultados trimestrais nesta terça-feira, sem fixar um número específico.

A companhia, que emprega mais de 80 mil pessoas, disse que cortou mil postos em suas operações no hemisfério oriental no quatro trimestre.

A Baker Hughes, que está sendo adquirida pela Halliburton, em um negócio de cerca de 35 bilhões de dólares, disse mais cedo nesta terça que irá demitir 7 mil empregados.

As demissões, que ocorrem dias depois que a principal empresa do setor, a Schlumberger NV, ter dito que vai demitir 9 mil pessoas, reforça a abrupta desaceleração na atividade de perfuração nos últimos dois meses.

A contagem de sondas terrestres nos EUA caiu em 250 sondas, ou 15 por cento, nos últimos 60 dias, disse o presidente da Halliburton, Dave Lesar, na teleconferência.

A Halliburton e a Baker Hughes têm cerca de metade de sua receita na América do Norte, uma região que eles esperam que se saia pior do que o resto do mundo na crise do petróleo.

A Baker Hughes disse que boa parte da redução em seu quadro de funcionários vai ocorrer no primeiro trimestre.

A companhia, que tinha 61.100 empregados em 30 de setembro, disse que avalia também o fechamento de unidades.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Biodiesel
ANP prorroga suspensão da comercialização de biodiesel e...
30/12/25
Portos
Governo Federal aprova estudos finais para arrendamento ...
30/12/25
Petrobras
Brasil avança para atender demanda de combustível susten...
29/12/25
Leilão
Petrobras coloca em leilão online as plataformas P-26 e P-19
29/12/25
Automação
A capacitação da tripulação e a conectividade são os ver...
29/12/25
Royalties
Valores referentes à produção de outubro para contratos ...
24/12/25
PD&I
ANP aprimora documentos relativos a investimentos da Clá...
23/12/25
CBios
RenovaBio: prazo para aposentadoria de CBIOS por distrib...
23/12/25
GNV
Sindirepa aguarda redução no preço do GNV para o início ...
23/12/25
Apoio Offshore
OceanPact firma contrato de cerca de meio bilhão de reai...
23/12/25
Sergipe
Governo de Sergipe e Petrobras debatem infraestrutura e ...
23/12/25
Drilling
Foresea é eleita a melhor operadora de sondas pela 4ª ve...
22/12/25
Certificação
MODEC celebra 10 anos da certificação de SPIE
22/12/25
Pré-Sal
ANP autoriza início das operações do FPSO P-78 no campo ...
22/12/25
IBP
Congresso Nacional fortalece papel da ANP
22/12/25
E&P
Investimento para o desenvolvimento do projeto Sergipe Á...
19/12/25
Bahia Oil & Gas Energy
Bahia Oil & Gas Energy abre inscrições para atividades t...
19/12/25
PPSA
Produção em regime de partilha ultrapassa 1,5 milhão de ...
19/12/25
Petroquímica
Petrobras assina novos contratos de longo prazo com a Br...
19/12/25
Energia Eólica
ENGIE inicia operação comercial total do Conjunto Eólico...
18/12/25
Parceria
Energia renovável no Brasil: Petrobras e Lightsource bp ...
18/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.