Economia

Bancos consultados consideram 'viável' financiamento energético

O que evitaria um reajuste na tarifa este ano.

Valor Econômico
17/03/2014 10:57
Visualizações: 949

 

Executivos de bancos consideram "viável e atrativo" a concessão de financiamento de R$ 8 bilhões para a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), desde que seja feita a modelagem adequada da operação para levantar "funding" de longo prazo e para fornecer garantias.
Os bancos federais e privados foram consultados pelo Ministério da Fazenda para saber se aceitariam emprestar recursos para a CCEE e, assim, evitar que seja feito um reajuste de tarifas de energia elétrica neste ano para pagar o elevado custo do acionamento das usinas térmicas. A resposta, em geral, foi sim.
Segundo fontes oficiais, esse seria um empréstimo de longo prazo, com mais de cinco ou seis anos, porque o reajuste das tarifas programado para 2015 levaria um bom período para cobrir os custos da energia mais cara gerada neste ano.
Um das preocupações é encontrar uma fonte de financiamento de prazo tão longo com custos razoáveis. Segundo um executivo do setor financeiro, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) deveria criar uma linha especial para esse fim. Os recursos seriam, então, repassados à CCEE por meio dos bancos.
Um dos problemas dessa solução é que o dinheiro para ajudar a fechar as contas do setor elétrico neste ano viria, de forma indireta, do próprio Tesouro Nacional, que é o principal fornecedor de "funding" para o BNDES. Ou seja, poderia levantar suspeitas de que o governo está, mais uma vez, recorrendo à chamada contabilidade criativa para cumprir as metas fiscais.
O repasse dos recursos por outros bancos, incluindo instituições privadas, mitigaria um pouco dessas críticas. Se uma parte do risco da operação ficar nas mãos do sistema bancário privado, seria possível sustentar a tese de que esse é um contrato feito com condições de mercado.
Fontes do governo federal dizem que é factível levantar os recursos financeiros no mercado internacional a taxas bastante competitivas, reduzindo ou até eliminando a necessidade de trazer o BNDES para a operação.
Qualquer que seja a origem do "funding" que resultará nos empréstimos, o importante é que a operação tenha garantias adequadas. A avaliação atual de risco da Eletrobras, por exemplo, não permitiria que a estatal tomasse um empréstimo dessa monta. A solução seria fazer uma operação estruturada com a garantia de receitas de tarifas das distribuidoras. "Esse seria um mitigador de risco importante", afirma reservadamente a fonte.
Nessas condições é que se torna viável a participação de bancos privados. Na quinta-feira, ao anunciar o pacote do setor elétrico, o secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, disse que bancos privados haviam sido sondados e que teriam sinalizado disposição de participar da operação.

Executivos de bancos consideram "viável e atrativo" a concessão de financiamento de R$ 8 bilhões para a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), desde que seja feita a modelagem adequada da operação para levantar "funding" de longo prazo e para fornecer garantias.

Os bancos federais e privados foram consultados pelo Ministério da Fazenda para saber se aceitariam emprestar recursos para a CCEE e, assim, evitar que seja feito um reajuste de tarifas de energia elétrica neste ano para pagar o elevado custo do acionamento das usinas térmicas. A resposta, em geral, foi sim.

Segundo fontes oficiais, esse seria um empréstimo de longo prazo, com mais de cinco ou seis anos, porque o reajuste das tarifas programado para 2015 levaria um bom período para cobrir os custos da energia mais cara gerada neste ano.

Um das preocupações é encontrar uma fonte de financiamento de prazo tão longo com custos razoáveis. Segundo um executivo do setor financeiro, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) deveria criar uma linha especial para esse fim. Os recursos seriam, então, repassados à CCEE por meio dos bancos.

Um dos problemas dessa solução é que o dinheiro para ajudar a fechar as contas do setor elétrico neste ano viria, de forma indireta, do próprio Tesouro Nacional, que é o principal fornecedor de "funding" para o BNDES. Ou seja, poderia levantar suspeitas de que o governo está, mais uma vez, recorrendo à chamada contabilidade criativa para cumprir as metas fiscais.

O repasse dos recursos por outros bancos, incluindo instituições privadas, mitigaria um pouco dessas críticas. Se uma parte do risco da operação ficar nas mãos do sistema bancário privado, seria possível sustentar a tese de que esse é um contrato feito com condições de mercado.

Fontes do governo federal dizem que é factível levantar os recursos financeiros no mercado internacional a taxas bastante competitivas, reduzindo ou até eliminando a necessidade de trazer o BNDES para a operação.

Qualquer que seja a origem do "funding" que resultará nos empréstimos, o importante é que a operação tenha garantias adequadas. A avaliação atual de risco da Eletrobras, por exemplo, não permitiria que a estatal tomasse um empréstimo dessa monta. A solução seria fazer uma operação estruturada com a garantia de receitas de tarifas das distribuidoras. "Esse seria um mitigador de risco importante", afirma reservadamente a fonte.

Nessas condições é que se torna viável a participação de bancos privados. Na quinta-feira, ao anunciar o pacote do setor elétrico, o secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, disse que bancos privados haviam sido sondados e que teriam sinalizado disposição de participar da operação.

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
ROG.e 2026
TBG debate integração do mercado de gás natural no Cone ...
25/09/26
ROG.e 2026
Sucesso! ROG.e 2026 fecha com 83 mil visitantes e injeçã...
25/09/26
ROG.e 2026
Expansão das fontes renováveis e mudanças no mercado abr...
25/09/26
ROG.e 2026
Presidente da Petrobras defende exploração ativa e prevê...
25/09/26
ROG.e 2026
Inovação tecnológica e dedicação à indústria marcam prem...
25/09/26
Petroquímica
Referência mundial em sustentabilidade, I’m green™ bio-b...
25/09/26
ROG.e 2026
Escassez de engenheiros preocupa setores estratégicos e ...
25/09/26
ROG.e 2026
Constellation é reconhecida pela Petrobras como a melhor...
25/09/26
ROG.e 2026
Na ROG.e 2026, Shell destaca parcerias, inovação e disci...
25/09/26
ROG.e 2026
Nikki Martin, presidente e CEO da EnerGeo Alliance falou...
25/09/26
ROG.e 2026
Porto do Açu e OceanPact assinam acordo para expansão de...
25/09/26
ROG.e 2026
Mayekawa apresenta soluções para óleo, gás e energia na ...
25/09/26
ROG.e 2026
Shell destaca papel da capacitação para aproximar jovens...
25/09/26
Terminais
Ultracargo é reconhecida pelo quarto ano consecutivo com...
25/09/26
GNL
Edge e Governo do Rio Grande do Sul assinam Memorando de...
25/09/26
E&P
ANP contrata B3 para assessoria técnica às licitações de E&P
25/09/26
ROG.e 2026
Porto do Açu e Perenco Brasil assinam acordo para primei...
25/09/26
ROG.e 2026
Lideranças apontam o Brasil como pilar de segurança ener...
24/09/26
ROG.e 2026
Firjan SENAI e Sebrae Rio conectam MPEs a grandes empres...
24/09/26
ROG.e 2026
Estudo da PPSA identifica boas práticas para apoiar deci...
24/09/26
ROG.e 2026
EAS participa da ROG.e 2026
24/09/26
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25