Meio Ambiente

BASF é reconhecida como líder global em gestão de água

Redação/Assessoria
24/11/2016 14:20
Visualizações: 1443

A BASF é uma das empresas líderes mundiais em gestão sustentável de água e foi incluída pela primeira vez na lista "CDP Water A". O ranking da CDP, organização internacional sem fins lucrativos e anteriormente denominada "Carbon Disclosure Project", foi divulgado este mês. A entidade trabalha com investidores institucionais, com ativos de 100 trilhões de dólares.

Das 607 empresas avaliadas pela organização, apenas 24 receberam classificação "A", incluindo a BASF. A análise do CDP leva em conta a transparência com que as empresas relatam suas atividades de gestão de água e como elas reduzem riscos relacionados ao ativo como, por exemplo, a escassez. Além disso, o CDP avalia quanto o desenvolvimento de produtos contribui para a gestão sustentável de água nos clientes das organizações participantes do estudo.

O uso sustentável da água e a conservação dos recursos hídricos mundiais estão contemplados nas metas de meio ambiente da BASF. Entre as ações realizadas pela empresa nesse sentido estão a redução das emissões na água resultantes dos processos de produção, além da oferta de produtos que economizam água e melhoram sua qualidade.

Gestão de água na América do Sul

A BASF utiliza água para resfriamento, limpeza e matéria-prima para a fabricação de produtos. Focada na busca por alternativas que favoreçam práticas mais sustentáveis em todas as suas unidades fabris, a empresa tem adotado uma série de medidas para utilizar a água de forma racional e otimizar seu uso nos processos industriais.

Desde 2002, a empresa já reduziu o consumo de água por tonelada produzida em 43%, considerando a produção das suas fábricas na América do Sul. Além disso, a meta global da empresa, até 2020, é conquistar 100% da gestão sustentável da água em áreas propensas à escassez hídrica.

Conheça alguns dos projetos que estão contribuindo para redução do consumo de água nas fábricas da BASF:

Santo Antônio de Posse - Brasil - Na Estação Experimental Agrícola, as equipes instalaram em 2015 um sistema de captação de água da chuva, com capacidade para armazenar até três milhões de litros em dois tanques de coleta. O conteúdo é utilizado para a irrigação das estufas, diminuindo o uso de outras fontes hídricas.

La Calera - Colômbia – A água de misturadores, que antes era descartada, passou a ser armazenada e utilizada posteriormente na produção do mesmo aditivo. A economia de água chega a 60 mil litros por ano.

General Lagos - Argentina – A equipe conseguiu reduzir o consumo de água em 313 milhões de litros de 2014 para 2015. O resultado foi gerado por meio de inúmeras iniciativas, como otimização de bombas de vácuo para diminuir o consumo de água e tornar o funcionamento dos equipamentos mais eficiente, limitar a temperatura de ingresso da água de resfriamento do reator em 40° e instalar temporizadores para padronizar o processo de limpeza de reatores de dispersão, minimizando assim o consumo de água para lavagem.

Lima - Peru – Somente em 2015, foram economizados cerca de 130 mil litros de água por meio de ações como instalação de medidores para controle da água consumida para limpeza e identificação por meio de rótulos com cores diferentes para identificar as embalagens de armazenamento de água de lavagem de produtos de maior rotatividade e a conscientização das equipes para uso adequado deste recurso.

Sobre a BASF

Na BASF, nós transformamos a química para um futuro sustentável. Nós combinamos o sucesso econômico com a proteção ambiental e responsabilidade social. O Grupo BASF conta com aproximadamente 112 mil colaboradores que trabalham para contribuir com o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores e países do mundo. Nosso portfólio é organizado em 5 segmentos: Químicos, Produtos de Performance, Materiais e Soluções Funcionais, Soluções para Agricultura e Petróleo e Gás. Em 2015, a BASF gerou vendas de mais de € 70 bilhões. As ações da BASF são comercializadas no mercado de ações de Frankfurt (BAS), Londres (BFA) e Zurich (AN). Para mais informações, acesse: www.basf.com.br.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Macaé Energy
Macaé recebe feira estratégica de energia voltada à gera...
20/02/26
PPSA
Produção de petróleo e de gás natural da União dobra em ...
20/02/26
ESG
Inscrições abertas até 26/2 para o seminário Obrigações ...
20/02/26
Pessoas
Paulo Alvarenga é nomeado CEO da TKMS Brazil
19/02/26
Subsea
Priner expande atuação no offshore com lançamento de sol...
13/02/26
Firjan
Recorde no petróleo sustenta crescimento da indústria do...
13/02/26
E&P
Tecnologia brasileira redefine a produção em campos madu...
13/02/26
Bahia Oil & Gas Energy
Produção em campos terrestres de petróleo e gás deve cre...
12/02/26
Pré-Sal
Plataforma da Petrobras, P-79, chega ao campo de Búzios
12/02/26
Resultado
Com 2,99 milhões boed, produção de petróleo e gás da Pet...
12/02/26
PPSA
MME e MMA liberam setores estratégicos do pré-sal e viab...
12/02/26
Oferta Permanente
Manifestação conjunta abrangente e inédita agiliza inclu...
12/02/26
Biometano
Biometano em foco com debate sobre crédito, regulação e ...
12/02/26
Pessoas
Mario Ferreira é o novo gerente comercial da Wiz Corporate
11/02/26
Resultado
Portos brasileiros movimentam 1,4 bilhão de toneladas em...
10/02/26
Energia Elétrica
Lançamento de chamada do Lab Procel II reforça o Rio com...
10/02/26
Energia Elétrica
Prime Energy firma novo contrato com o Hotel Villa Rossa...
10/02/26
Energia Elétrica
ABGD apresenta à ANEEL estudo técnico sobre impactos da ...
09/02/26
Tecnologia e Inovação
Brasil estrutura marco normativo para gêmeos digitais e ...
07/02/26
PD&I
Firjan SENAI SESI traz primeira edição do "Finep pelo Br...
06/02/26
Bacia de Campos
Em janeiro, BRAVA Energia renova recorde de produção em ...
06/02/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.