Porto de Santos

Batimetria revela problema no trecho 2 do canal

A profundidade do trecho 2 do canal de navegação (calha central) do Porto de Santos, que vai do entreposto de pesca à Torre Grande, ainda não atingiu 15 metros em toda sua extensão, mesmo após a conclusão da dragagem de aprofundamento. A informa&ccedi

A Tribuna
26/09/2012 16:21
Visualizações: 536 (0) (0) (0) (0)
A profundidade do trecho 2 do canal de navegação (calha central) do Porto de Santos, que vai do entreposto de pesca à Torre Grande, ainda não atingiu 15 metros em toda sua extensão, mesmo após a conclusão da dragagem de aprofundamento. A informação é do capitão de mar-e-guerra Marcelo Ribeiro de Souza, que comanda a Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP) em Santos.

Os dados da batimetria (exame que mede a profundidade de uma área) desse trecho foram entregues pela Codesp ao Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) há cerca de três semanas. Porém, o resultado obtido não foi o esperado. O comandante ainda não recebeu as profundidades exatas, mas confirmou a “inconsistência dos dados”.

O diretor de Infraestrutura e Execução de Obras da Codesp, Paulino Moreira Vicente, tomou conhecimento das informações batimétricas durante a reunião do Comitê de Logística do Porto de Santos na última sexta-feira (21). O executivo apontou duas hipóteses para o resultado aquém do esperado.

“Sabíamos que o trecho estava sendo analisado no CHM e o capitão dos portos falou em inconsistências. Precisamos saber quais são elas. Em primeira análise, podem ser duas hipóteses: problemas na aferição dos equipamentos e da plotagem da própria batimetria ou efetivamente algum assoreamento no ponto 2”, afirmou.

Assim que o CHM destacar os pontos onde o canal de navegação não conta com 15 metros de profundidade, a Codesp pretende iniciar uma dragagem de manutenção para a correção dos trabalhos. De acordo com Vicente, como o problema deve ter acontecido em pontos específicos, não serão necessários grandes esforços para que todo o trecho alcance as medidas esperadas.

“O que nós temos que fazer é uma espécie de dragagem cirúrgica. Por exemplo, se é perto da boia, então nós vamos lá, posicionamos, afastamos a boia, fazemos a dragagem e a colocamos novamente no lugar”, explica.


Recorrente

O mesmo problema aconteceu quando foi realizada a batimetria do trecho 1 do canal de navegação do complexo, que vai da entrada do Porto até o entreposto de pesca. De acordo com o comandante da CPSP, neste caso, as profundidades variam entre 12 e 15 metros.

Para resolver o problema do primeiro trecho, a Codesp pretende entregar uma nova batimetria ao CHM nas próximas semanas. Uma dragagem de manutenção já foi iniciada para corrigir a profundidade dos pontos que ainda não contavam com 15 metros.

“Desde o dia 1º de setembro, estamos fazendo uma nova manutenção e devemos terminar na semana que vem, por conta do assoreamento que é constante, sobretudo naquela região”, destaca Vicente.

O diretor aponta o assoreamento como a causa de inconsistências nos levantamentos analisados pelo CHM. Segundo ele, nos primeiros seis meses do ano, ocorreram 30 ressacas no trecho 1. Cada uma delas pode diminuir em até meio metro a profundidade do canal. Com isso, o volume de sedimentos a serem dragados deve dobrar de cerca de 3 milhões para 6 milhões de metros cúbico ao ano.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Meio ambiente
15 anos depois, artigo técnico sobre emissões fugitivas ...
21/08/25
ANP
Artur Watt Neto e Pietro Mendes são aprovados para diret...
21/08/25
Negócio
KPMG: fusões e aquisições em petróleo têm recuo de quase...
20/08/25
Petrobras
Construção da primeira planta de BioQAV e diesel renováv...
20/08/25
Indústria Naval
Firjan participa da abertura da Navalshore 2025
20/08/25
Margem Equatorial
Sonda afretada pela Petrobras chega ao Amapá para atuar ...
19/08/25
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana 2025 movimenta R$ 13,7 bilhões em n...
19/08/25
Firjan
Rio ganha Centro de Referência em Metalmecânica da Firja...
19/08/25
PD&I
CEPETRO desenvolve para a Petrobras ferramenta que integ...
19/08/25
Pré-Sal
Com 900 mil barris de petróleo por dia, Campo de Búzios ...
18/08/25
Logística
PetroReconcavo e Dislub constroem rota inédita para esco...
18/08/25
IBP
Programa NAVE avança com 21 startups do setor de energia
18/08/25
Bacia de Campos
ANP interdita FPSO Peregrino
18/08/25
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana encerra edição com recorde de públi...
18/08/25
Combustíveis
Etanol anidro e hidratado sobem na segunda semana de ago...
18/08/25
Emprego
Firjan alerta: aumento do FOT cria tarifaço fluminense e...
15/08/25
Pré-Sal
PRIO vence disputa por carga de Atapu e pela primeira ve...
15/08/25
Petrobras
Com 225 mil barris/dia, FPSO Almirante Tamandaré bate re...
15/08/25
Resultado
Porto do Rio de Janeiro lidera crescimento entre os port...
15/08/25
Etanol de milho
Biocombustível impulsiona uso do milho e amplia fronteir...
15/08/25
ANP
TIP ANP: 3ª edição do evento debateu temas relacionados ...
15/08/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.