Gás natural

Biogás avança na transição do mercado de energia do Brasil

Redação/Assessoria
23/07/2020 09:52
Visualizações: 790

Em 2019, houve um aumento de 2.8% no consumo de energia primária e 5% no consumo de gás natural em todas as matrizes energéticas do mundo e 2% de aumento de emissões de gases de efeito estufa, justamente, pelo aumento o uso do gás natural e do carvão. Apesar disso, segundo Fernanda Delgado, líder de pesquisa em energia da FGV, as energias renováveis já atingiram sua maturidade e tem o Brasil como o maior exemplo mundial.

O LIDE Talks Paraná da última terça-feira (21), reuniu grandes especialistas e trouxe um assunto recorrente e de extrema importância para o desenvolvimento econômico e sustentável da indústria. “Precisamos desses debates. A sociedade está começando a se questionar mais sobre que tipo de energia é consumida e que tipo de energia é produzida. Estamos cada vez mais preocupados com qual matriz energética é essa que nos levará a uma verdadeira transição”, declara Fernanda.

InstitucionalEssa transição pela qual estamos passando, busca sair dos combustíveis fósseis para combustíveis renováveis. No entanto, não é tão fluida e esbarra no uso do gás natural como um componente de transição, tanto pela sua abundância no mercado quanto na sua baixa emissão de gases no efeito estufa. “Nesse cenário pragmático da economia o gás natural se encaixa com muita lógica nessa transição. Nós temos abundância e a expectativa é de que o gás ocupe o espaço como principal fonte de energia primária no mundo em um período de 15 anos”, declara Rafael Lamastra, presidente da Compagas e vice-presidente do Conselho de Administração da Abegás.

A abertura de mercado proposta pelo Governo Federal está estimulando a entrada de novos players do segmento e com isso será possível ter uma maior competitividade nos preços praticados, o que beneficiará todos os consumidores. O processo deve contribuir também para a aceleração da expansão da rede canalizada e para o desenvolvimento de aplicações do uso do gás – como geração de energia elétrica, usos industriais, veículos leves e pesados e também nas residências.

Segundo Alessandro Gardemann, presidente da Abiogás, a desregulamentação que está acontecendo no mercado de gás no Brasil será uma grande oportunidade para a produção do biogás no país e integração dessa malha. “Estamos cercado por gás natural, com produção da Bolívia, Argentina, do pré-sal, Sergipe e Amazonas, mas ainda temos a dificuldade que chegue ao interior do Brasil que é onde o país cresce”.

Para Cassio Silva, diretor de desenvolvimento de negócios da COPEL, o biogás tem um papel estratégico para garantir essa flexibilidade de ser um gerador de desenvolvimento econômico de extrema importância para descentralizar a economia que está mais alocada nas capitais e mais próximas ao litoral. “Nós somos ferrenhos apoiadores de como o biogás pode se desenvolver, além disso, acredito que o Paraná tem potencial para conseguir ser um expoente na geração de energia e aproveitamento de resíduos para o desenvolvimento econômico”.

“Um dos papéis do LIDE é fomentar o desenvolvimento da livre iniciativa, mas sempre preocupada com o desenvolvimento do meio ambiente. E vamos fomentar que os empresários usem fontes alternativas de energia, para aumentarmos a competitividade e ampliarmos a nossa rede” destaca a anfitriã do encontro, a presidente do LIDE Paraná – Heloisa Garrett.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
BOGE 2026
Maior encontro de petróleo e gás do Norte e Nordeste es...
10/04/26
ANP
Fiscalização: aprovada consulta pública para revisão de ...
10/04/26
ANP
Reservas provadas de petróleo no Brasil cresceram 3,84% ...
10/04/26
Bacia de Campos
Petrobras retoma 100% de participação no campo de Tartar...
10/04/26
Oportunidade
Por que formar profissionais para funções críticas se to...
09/04/26
Energias Renováveis
Crise energética global impulsiona protagonismo do Brasi...
09/04/26
Pessoas
Alcoa e Posidonia reforçam avanços na equidade de gênero...
08/04/26
Evento
Fórum nacional debate expansão do biogás e do biometano ...
08/04/26
Curso
Firjan SENAI e Foresea assinam parceria para oferecer cu...
08/04/26
Posicionamento IBP
Taxação de 12% na MP1340 gera sobreposição tributária e ...
08/04/26
iBEM26
Entrevista exclusiva: Rosatom mira o Brasil e reforça pr...
07/04/26
Resultado
Porto do Açu garante R$ 237 milhões em royalties retroat...
07/04/26
Pessoas
Angélica Laureano é a nova Diretora Executiva de Logísti...
07/04/26
Biometano
ANP credencia primeiro Agente Certificador de Origem (AC...
07/04/26
ANP
Conteúdo local: ANP ultrapassa marco de 30 TACS
07/04/26
Cana Summit
Juros elevados e crédito mais restrito colocam fluxo de ...
07/04/26
PPSA
União recebe R$ 917,32 milhões por redeterminação de Tupi
07/04/26
Combustíveis
ETANOL/CEPEA: Preço médio da safra 25/26 supera o da tem...
07/04/26
Estudo
Brasil amplia dependência de térmicas, mas falta de esto...
06/04/26
Oferta Permanente
Oferta Permanente de Partilha (OPP): ANP publica novo edital
06/04/26
Tributação
Infis Consultoria promove 4º Seminário Tributação em Óle...
06/04/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23