Gestão

BR Distribuidora, Estatais e CEP assinam acordo para promover gestão da ética

Redação/Agência Petrobras
15/06/2018 10:58
Visualizações: 1537

A Petrobras Distribuidora e outras 19 empresas que integram o Fórum Nacional de Gestão da Ética nas Empresas Estatais celebraram nesta quinta-feira (14/06), em Brasília, um Acordo de Cooperação Técnica e Financeira com a Comissão de Ética Pública (CEP) do Governo Federal, para promover “o desenvolvimento e o fortalecimento dos princípios governamentais e empresariais de gestão da ética, visando aprimorar o relacionamento com os seus diversos públicos e com a sociedade em geral", entre outros objetivos.

A assinatura do documento, que já tinha sido publicado no DOU no dia 21/05, aconteceu no Palácio do Planalto, em reunião com a Coordenação do Fórum, exercida pela BR e pelo BNDES, e o presidente da CEP, Luiz Navarro. A Comissão acompanha os trabalhos do Fórum desde a sua criação, em 2003.

Além da Petrobras Distribuidora, o órgão reúne Petrobras, BB, BNB, BNDES, CEF, CHESF, Dataprev, ECT, Eletrobras, Eletronorte, Eletronuclear, Eletrosul, Engea, Furnas, INB, Infraero, Nuclep, Serpro e Valec.

O Acordo de Cooperação prevê também um plano de trabalho, incluindo o calendário de seminários anuais até 2022, capacitação para os representantes, ações de comunicação e mídia, publicações de livros e artigos relacionados ao tema ética, criação e manutenção de site, além de estabelecer a contribuição financeira das participantes.

“O Fórum das Estatais tem fortalecido a gestão da ética nas participantes e a própria rede de ética do Poder Executivo Federal. Ele permite aperfeiçoar os procedimentos internos de comunicação, educação e apuração, e a representatividade institucional no tratamento de desafios e questionamentos, em linha com o Ministério da Transparência, Controladoria Geral da União (CGU) e Tribunal de Contas da União (TCU). Esses benefícios e resultados também fortalecem os programas de integridade de cada instituição, com efeitos positivos nas avaliações de auditorias internas, dos órgãos de controle e no relacionamento com investidores e a sociedade de um modo geral”, diz Angelica Santoro, representante da Petrobras Distribuidora e coordenadora do Fórum.

A Petrobras Distribuidora é líder no mercado brasileiro de distribuição de combustíveis e lubrificantes, com mais de 8.000 postos de serviço com sua bandeira e outros 14 mil clientes no mercado B2B, em segmentos como aviação, asfaltos, transporte, produtos químicos, supply house e energia.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Royalties
Hidrelétricas da ENGIE Brasil repassam R$ 49,8 milhões e...
23/04/26
BOGE 2026
Maior encontro de petróleo e gás do Norte e Nordeste te...
23/04/26
Oportunidade
Firjan SENAI tem mais de 11 mil vagas gratuitas em quali...
22/04/26
Combustíveis
Etanol aprofunda queda na semana e amplia perdas no acum...
20/04/26
P&D
Centro de pesquisa na USP inaugura sede e impulsiona tec...
17/04/26
PPSA
Produção de petróleo da União atinge 182 mil barris por ...
17/04/26
Reforma Tributária
MODEC patrocina debate sobre reforma tributária no setor...
17/04/26
E&P
Revisão de resolução sobre cessão de contratos de E&P é ...
17/04/26
Estudo
Consumo de gás natural cresce 3,8% em 2025 no Brasil
17/04/26
Apoio Marítimo
Mesmo com tensões globais, setor marítimo avança e refor...
17/04/26
Internacional
Petrobras assina participação em novo bloco exploratório...
17/04/26
PPSA
Petrochina arremata carga da União de Bacalhau em leilão...
17/04/26
Rio de Janeiro
Firjan calcula que, só em 2025, estado do Rio acumulou p...
16/04/26
Refino
Refinaria de Mataripe, da Acelen, reduz consumo total de...
16/04/26
Cana Summit
No Cana Summit 2026, ORPLANA e UNICA formalizam revisão ...
16/04/26
Royalties
Firjan anuncia mobilização para defender interesse do RJ...
16/04/26
Reconhecimento
3º Prêmio Foresea de Fornecedores premia melhores empres...
16/04/26
Cana Summit
Abertura do Cana Summit 2026: autoridades e especialista...
15/04/26
Gás Natural
TBG e SCGás inauguram nova estação em Santa Catarina e a...
15/04/26
Espírito Santo
Indústria de Petróleo e Gás no ES deve investir mais de ...
15/04/26
Investimentos
SEAP: Bacia Sergipe-Alagoas irá receber dois FPSOs
14/04/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23