Logística

Brasco vai operar Terminal de Combustíveis Marítimos no Porto do Açu

Redação/Assessoria
21/11/2019 10:37
Visualizações: 1654

A Brasco, empresa de bases de apoio offshore do Grupo Wilson Sons, firmou contrato com a NFX Combustíveis Marítimos, joint venture entre a BP e a Prumo Logística, para dar suporte às operações de transferência e abastecimento de combustível entre embarcações que ocorrem no Terminal de Combustíveis Marítimos, no Porto do Açu, região Norte Fluminense do estado do Rio de Janeiro.

Além de atuar como operadora do terminal, encarregada das manutenções preventivas e corretivas da unidade, a Brasco fará as amarrações das embarcações, a programação das operações e o monitoramento das transferências. O combustível será transportado em navios denominados MR (Medium Range), que são aprovados pela área de shipping da BP e oferecem segurança nas transferências entre embarcações e em toda a operação.

O combustível será transferido desses navios para tanques instalados na base de apoio logístico operada pela B-Port, localizado dentro do canal onshore do Porto do Açu, onde clientes podem receber combustível ex-pipe. Os abastecimentos das embarcações nas áreas de fundeio ou nos terminais do Porto do Açu serão realizados por navios dedicados às operações da NFX.

O diretor executivo da Brasco, Gilberto Cardarelli, destaca que a excelência em Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS) foi um dos fatores decisivos para a obtenção do novo contrato. Com status de classe mundial em segurança pelos padrões da DuPont, a empresa contabiliza mais de sete anos sem acidentes de trabalho com afastamento, um marco para o setor de óleo e gás no país.

"A parceria comprova o alto padrão de qualidade de nossas operações", comemora Cardarelli. Ele ressalta que a Brasco implementará seu sistema de gestão de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde (QSMS) no terminal.

A NFX Combustíveis Marítimos opera desde 2016. A empresa importa e comercializa combustíveis marítimos, sob a marca BP Marine, um dos maiores fornecedores mundiais de combustíveis, lubrificantes e serviços técnicos para a indústria marítima.

Pioneira no segmento de bases de apoio offshore em terminal privado, a Brasco completa 20 anos em dezembro. A empresa possui duas bases próprias na Baía da Guanabara – Brasco Niterói e Brasco Rio –, totalizando oito berços de atracação. A empresa detém grande expertise em operações remotas, tendo montado bases temporárias em diversos portos da costa brasileira.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
COP30
Fórum do IBP debate novas tecnologias e desafios na insp...
14/11/25
Apoio Offshore
Svitzer Copacabana chega para fortalecer operações de GN...
14/11/25
COP30
IBP promove painéis sobre descarbonização, metas globais...
14/11/25
Eólica Offshore
Japão e Sindienergia-RS: em visita a Porto Alegre, embai...
14/11/25
Bacia de Campos
Novo prazo de recebimento de propostas para o FPSO do pr...
14/11/25
Royalties
Participação especial: valores referentes à produção do ...
14/11/25
COP30
Indústria brasileira de O&> atinge padrões de excelência...
14/11/25
Pré-Sal
União aumenta sua participação na Jazida Compartilhada d...
14/11/25
COP30
Líderes e negociadores da COP30 receberão cartas de 90 a...
13/11/25
Energia Elétrica
Projeto Meta II: CCEE e PSR apresentam proposta para mod...
13/11/25
BRANDED CONTENT
Merax, 20 anos de confiança em soluções que movem o seto...
13/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Mossoró Oil & Gas Energy terá debates estratégicos em 10...
13/11/25
COP30
ANP participa do evento e avança em medidas para a trans...
13/11/25
Nova marca
ABPIP moderniza identidade visual e reforça alinhamento ...
13/11/25
Firjan
Enaex 2025 debate reindustrialização, competitividade do...
13/11/25
Entrevista
Rijarda Aristóteles defende protagonismo feminino na era...
13/11/25
COP30
IBP defende setor de O&> como parte da solução para desc...
13/11/25
COP30
Transpetro recebe o Selo Diamante do Ministério de Porto...
13/11/25
Bacia de Campos
PRIO assume operação do Campo de Peregrino com aquisição...
13/11/25
Pessoas
Francisco Valdir Silveira assume presidência do SGB
13/11/25
Curso
Radix e UniIBP lançam primeira edição do curso "Análise ...
13/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.