Logística

Brasco vai operar Terminal de Combustíveis Marítimos no Porto do Açu

Redação/Assessoria
21/11/2019 10:37
Visualizações: 1909

A Brasco, empresa de bases de apoio offshore do Grupo Wilson Sons, firmou contrato com a NFX Combustíveis Marítimos, joint venture entre a BP e a Prumo Logística, para dar suporte às operações de transferência e abastecimento de combustível entre embarcações que ocorrem no Terminal de Combustíveis Marítimos, no Porto do Açu, região Norte Fluminense do estado do Rio de Janeiro.

Além de atuar como operadora do terminal, encarregada das manutenções preventivas e corretivas da unidade, a Brasco fará as amarrações das embarcações, a programação das operações e o monitoramento das transferências. O combustível será transportado em navios denominados MR (Medium Range), que são aprovados pela área de shipping da BP e oferecem segurança nas transferências entre embarcações e em toda a operação.

O combustível será transferido desses navios para tanques instalados na base de apoio logístico operada pela B-Port, localizado dentro do canal onshore do Porto do Açu, onde clientes podem receber combustível ex-pipe. Os abastecimentos das embarcações nas áreas de fundeio ou nos terminais do Porto do Açu serão realizados por navios dedicados às operações da NFX.

O diretor executivo da Brasco, Gilberto Cardarelli, destaca que a excelência em Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS) foi um dos fatores decisivos para a obtenção do novo contrato. Com status de classe mundial em segurança pelos padrões da DuPont, a empresa contabiliza mais de sete anos sem acidentes de trabalho com afastamento, um marco para o setor de óleo e gás no país.

"A parceria comprova o alto padrão de qualidade de nossas operações", comemora Cardarelli. Ele ressalta que a Brasco implementará seu sistema de gestão de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde (QSMS) no terminal.

A NFX Combustíveis Marítimos opera desde 2016. A empresa importa e comercializa combustíveis marítimos, sob a marca BP Marine, um dos maiores fornecedores mundiais de combustíveis, lubrificantes e serviços técnicos para a indústria marítima.

Pioneira no segmento de bases de apoio offshore em terminal privado, a Brasco completa 20 anos em dezembro. A empresa possui duas bases próprias na Baía da Guanabara – Brasco Niterói e Brasco Rio –, totalizando oito berços de atracação. A empresa detém grande expertise em operações remotas, tendo montado bases temporárias em diversos portos da costa brasileira.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Resultado
Com um aumento de 11% na produção total de petróleo e gá...
06/03/26
FEPE
EMPREENDER DEMANDA RELAÇÕES DE CONFIANÇA - Entrevista co...
06/03/26
Dia Internacional da Mulher
IBP amplia agenda de equidade de gênero com segundo cicl...
06/03/26
Dia Internacional da Mulher
Repsol Sinopec Brasil tem 38% de mulheres na liderança e...
06/03/26
Indústria Naval
SPE Águas Azuis realiza entrega da Fragata "Tamandaré" -...
06/03/26
Economia
Indústria volta a crescer em janeiro, mas Firjan alerta ...
06/03/26
Transpetro
Lucro líquido é 22% superior a 2024 e reflete novo momen...
06/03/26
Dia Internacional da Mulher
Presença feminina cresce em cargos de liderança no setor...
06/03/26
Acordo
Firjan considera avanço significativo a aprovação do Aco...
06/03/26
Espírito Santo
Private Engenharia e Soluções debate segurança operacion...
06/03/26
Transição Energética
Braskem avança na jornada de transição energética com in...
05/03/26
Dia Internacional da Mulher
O mar é delas: a luta feminina por protagonismo no set...
05/03/26
Energia Solar
GoodWe e RB Solar anunciam parceria estratégica para ace...
05/03/26
Gás Natural
PetroReconcavo realiza primeira importação de gás bolivi...
04/03/26
iBEM26
Inovação, ESG e Sustentabilidade
04/03/26
Pré-Sal
PPSA realiza segunda etapa do 5º Leilão Spot da União do...
04/03/26
Apoio Offshore
OceanPact e CBO anunciam combinação de negócios
04/03/26
Dia Internacional da Mulher
Em indústria dominada por homens, Foresea avança e ating...
04/03/26
Biometano
Revisão de regras de especificação e controle da qualida...
04/03/26
FEPE
INOVAR É SEMPRE PRECISO - Entrevista com Orlando Ribeir...
04/03/26
Etanol
Nos 50 anos de ORPLANA, Cana Summit debate o futuro da p...
04/03/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.