Internacional

Brasil e Japão discutem cooperação no uso de etanol

Assunto foi destaque no Workshop Brasil-Japão Biocombustíveis 2024, promovido pela Unica em parceria com o Instituto de Economia da Energia do Japão.

Uagro - Universo Agro
27/08/2024 06:30
Brasil e Japão discutem cooperação no uso de etanol Imagem: Divulgação Visualizações: 1963

Com o encontro no escritório da UNICA em Brasília, na última sexta-feira (23), terminou a primeira edição do Workshop Brasil-Japão Biocombustíveis 2024. O evento foi promovido pela UNICA, em parceria com o Instituto de Economia da Energia do  Japão, financiado pelo Ministério de Economia, Comércio e Indústria (METI); e ApexBrasil.

Na abertura do encontro, o diretor do Departamento de Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia (MME), Marlon Arraes, destacou que o seminário é “um símbolo da união entre os dois países, que compartilham o comprometimento do desenvolvimento sustentável e modernas”. “O setor de biocombustíveis é vital para a transição energética. Esse intercâmbio de conhecimento abrirá novas portas de cooperação em uma agenda muito ativa para acharmos um caminho comum, visando promover o uso dos biocombustíveis.”

O conselheiro da Embaixada do Japão no Brasil, Tomoyoshi Hisamori, também ressaltou a importância desta troca de experiência e pontuou que o Japão encontra nos biocombustíveis uma solução para o cumprimento da meta de carbono zero até 2050. “Biocombustíveis são um dos ativos para avançarmos na descarbonização, principalmente no setor de transportes. O etanol, além das soluções presentes, tem chamando a atenção para o setor da aviação, com o SAF. O fortalecimento dessa cadeia é importante para a parceria Brasil-Japão.”

Ao longo da última semana, além dos workshops em São Paulo (19) e Brasília (23), uma missão japonesa, formada por representantes dos setores público e privado, visitou usinas associadas à UNICA para conhecer a tecnologia e sustentabilidade no processo de produção de bioenergia pelo setor.

O grupo pôde acompanhar na prática o processo de colheita mecanizado da cana-de-açúcar, a transformação em etanol e como o setor tem capacidade de reaproveitar os subprodutos desse processamento para a geração de novos energéticos renováveis, como o biogás, biometano e etanol celulósico. Além disso, visitou uma unidade de produção de etanol a partir do milho.

O diretor de Energia Limpa do Instituto de Economia da Energia do  Japão (IEEJ), Yoshihiko Omori, se disse impressionado com a capacidade de desenvolvimento e inovação do setor de energia brasileiro, e como este setor está interligado à agricultura brasileira. “O Brasil tem um sistema sofisticado de produção de etanol, com investimento em eficiência energética e alta capacidade de matéria-prima.”

O Workshop Brasil-Japão Biocombustíveis 2024 teve o objetivo de promover o compartilhamento de informações sobre tendências políticas e ambientes empresariais na produção de bioenergia e facilitar a transferência de tecnologia e a experiência brasileira de mais de 40 anos de produção, consumo e distribuição de biocombustível.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Resultado
Com 4,897 milhões boe/d, produção de petróleo e gás em 2...
03/02/26
Pré-Sal
Três FPSOs operados pela MODEC fecharam 2025 entre os 10...
03/02/26
Pré-Sal
Shell dá boas-vindas à KUFPEC como parceira no Projeto O...
03/02/26
Gás Natural
GNLink recebe autorização da ANP e inicia operação da pr...
02/02/26
Gás Natural
Firjan percebe cenário positivo com redução nos preços d...
02/02/26
Etanol
Anidro e hidratado fecham mistos na última semana de jan...
02/02/26
GNV
Sindirepa: preço do GNV terá redução de até 12,5% no Rio...
30/01/26
Descomissionamento
SLB inaugura Centro de Excelência em Descomissionamento
30/01/26
Apoio Offshore
Wilson Sons lança rebocador da nova série para atender d...
30/01/26
Gás Natural
Firjan lança publicação e promove debate sobre futuro do...
28/01/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 terá programação diversa e foco na pro...
28/01/26
Internacional
Petrobras amplia venda de petróleo para a Índia
28/01/26
Offshore
Projeto Sergipe Águas Profundas tem plano de desenvolvim...
28/01/26
Royalties
Valores referentes à produção de novembro para contratos...
28/01/26
Gás Natural
Petrobras reduz preços do gás natural para distribuidoras
28/01/26
Gás Natural
Renovação das concessões de gás no Rio exige transparênc...
28/01/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 antecipa grandes debates e inicia cont...
27/01/26
Gás Natural
Firjan: Rio de Janeiro consolida papel de "hub do gás" e...
27/01/26
Combustíveis
Petrobras reduz preços de gasolina em 5,2% para distribu...
26/01/26
Brasil-Alemanha
PMEs Go Green realiza ciclo de workshops gratuitos com f...
26/01/26
Etanol
Hidratado registra valorização no mercado semanal e diário
26/01/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.