Investimentos

Brasil espera que fundo de US$ 20 bi com China comece a financiar projetos a partir de março

Reuters, 09/01/2017
09/01/2017 19:16
Visualizações: 1475

Brasil e China esperam que um fundo conjunto de 20 bilhões de dólares comece a financiar projetos de infraestrutura no Brasil a partir de março, o que inclui ofertas em leilões de concessões de ativos como estradas, portos, aeroportos e operações logísticas.

O secretário de assuntos internacionais do Ministério do Planejamento, Jorge Arbache, disse que os países querem que o fundo, criado no ano passado, financie a construção de ferrovias que liguem áreas produtoras de soja e milho do Brasil com portos exportadores. A China é a maior compradora de grãos brasileiros.

"Ferrovias é um foco. Os chineses e o Brasil estão interessados neste setor", disse Arbache, acrescentando que, diferente de outros fundos chineses, as decisões de financiamento serão tomadas dependendo das prioridades estratégicas de ambos os governos.

O fundo pode ajudar o governo do presidente Michel Temer a incentivar o investimento em infraestrutura, em um momento em que a recessão ameaça se prolongar pelo terceiro ano seguido.

Em setembro, o governo lançou um programa de concessões de infraestrutura, incluindo estradas, portos e ferrovias, mas reduziu a participação do BNDES, principal fonte de empréstimos de longo prazo no país.

O governo planeja lançar um novo programa de concessões no setor de infraestrutura em março.

Arbache afirmou que espera que o fundo esteja totalmente operacional em março. Assim que for ativado, o fundo poderá analisar pedidos de financiamento que também podem envolver projetos de mineração, petróleo e agricultura.

O total de recursos do fundo pode aumentar nos próximos anos se o modelo de negócios for bem sucedido. A China fornece três quartos do fundo, ou 15 bilhões de dólares, enquanto o BNDES e a Caixa Econômica Federal são responsáveis pelo restante.

Autoridades em ambos os países também estão considerando a criação de um fundo garantidor para ajudar companhias interessadas em fazer ofertas em projetos. As negociações estão em estágio inicial e não há detalhes imediatos sobre possíveis valores, disse Arbache.

 

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Pré-Sal
Campo de Mero, no pré-sal da Bacia de Santos, recebe tec...
13/05/26
Resultado
No primeiro trimestre de 2026 Petrobras registra lucro l...
13/05/26
Biometano
CNPE fixa meta inicial de 0,5% para biometano no gás nat...
13/05/26
Mão de Obra
Setor de Óleo & Gás enfrenta apagão de talentos diante d...
13/05/26
Evento
"Mato Grosso vai se tornar a Califórnia brasileira", diz...
13/05/26
Evento
Tauil & Chequer Advogados associado a Mayer Brown realiz...
13/05/26
Combustíveis
ANP fará consulta e audiência públicas sobre serviço de ...
12/05/26
Evento
IBP promove evento em São Paulo para debater futuro da e...
12/05/26
Internacional
Nos Estados Unidos, Firjan participa do Brasil-U.S. Indu...
12/05/26
Pessoas
MODEC anuncia Yosuke Kosugi como novo CEO no Brasil
11/05/26
BOGE 2026
John Crane oferece manutenção preditiva por meio de solu...
11/05/26
Gás Natural
Compass realiza IPO na B3
11/05/26
Crise
Estreito de Ormuz, sustentabilidade e arbitragem serão d...
11/05/26
Indústria Naval
Ghenova lidera engenharia dos navios gaseiros da Ecovix ...
11/05/26
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana abre credenciamento de visitantes p...
11/05/26
Refino
Com 385 mil m³, RNEST bate recorde de produção de diesel...
11/05/26
Combustíveis
Etanol fecha a semana em baixa e amplia pressão sobre o ...
11/05/26
Energia Elétrica
Neoenergia renova mais três concessões e anuncia investi...
08/05/26
Sustentabilidade
Prêmio Firjan de Sustentabilidade: inscrições abertas at...
08/05/26
Cobertura OTC
ANP participa de uma das maiores conferências do mundo s...
08/05/26
Firjan
Voto pela inconstitucionalidade da lei dos royalties é o...
08/05/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23