Rio Oil & Gas 2012

Brasil tem grande potencial para gás não convencional

Entretanto ainda falta regras de investimento para este segmento.

Redação TN
18/09/2012 02:34
Brasil tem grande potencial para gás não convencional Imagem: Rudy Trindade/TN Petróleo Visualizações: 239 (0) (0) (0) (0)

Os reservatórios não convencionais foi outro tema abordado nos debates desta segunda-feira (17) na Rio Oil & Gas 2012. Durante o painel, a Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP) informou que calcula um potencial da ordem de 208 TCF recuperáveis de gás natural não convencional nas bacias do Parnaíba, Parecis e Recôncavo.

Segundo Olavo Colela Junior, conselheiro da ANP, até agora há pouco investimento nesta técnica de exploração no Brasil, mas as empresas já se debruçam sobre o tema e a agência estuda uma regulação para o setor.

Bob Fryklund, vice presidente de pesquisa de energia da IHS Cera, informou ainda que falta regras de investimento que englobem mais os reservatórios não convencionais no Brasil. A falta de uma infra-estrutura eficaz no país também foi levantada pelo executivo como uma entrave.

De acordo com Fryklund as lições aprendidas na América do Norte, como o uso de fraturamento hidráulico nesses reservatórios deve ser aplicado no Brasil. Dentre outras vantagens, ele enfatizou a rápida taxa de retorno que esta tecnologia proporciona.

O executivo comentou ainda sobre o potencial do petróleo "tight" (extraído de formações rochosas densas), que deve aumentar dramaticamente ao longo da década. Segundo ele, até o fim desta década, o hemisfério ocidental pode estar importando muito pouco petróleo do hemisfério oriental.

Além disso, um levantamento recente da KPMG indica que o Brasil pode se tornar o segundo maior produtor desse tipo de energia, considerada estratégica para a matriz mundial no futuro. De acordo com o estudo, o país é hoje o décimo entre os detentores de reservas de shale gas no mundo, com reservas estimadas de 226 bilhões de m³.

A diretora-geral da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP), Magda Chambriard, já reuniu-se com autoridades regulatórias nos Estados Unidos para detalhar as leis locais. “Queremos ver como funciona a regulação deles”, disse a executiva. A Petrobras criou uma equipe liderada pelo geólogo Mário Carminatti, da Diretoria de Exploração e Produção, para estudar o assunto, discretamente, como forma de evitar uma elevação de preços.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Firjan
Rede de Oportunidades na Navalshore 2025 bate recorde de...
22/08/25
Mobilidade Sustentável
Shell Eco-marathon Brasil 2025 desafia os limites da mob...
22/08/25
Evento
Cubo Maritime & Port completa três anos acelerando desca...
22/08/25
IBP
27º Encontro do Asfalto discute futuro da pavimentação c...
22/08/25
RenovaBio
ANP aprova primeiro certificado da produção eficiente de...
22/08/25
Pessoas
Bruno Moretti é o novo presidente do Conselho de Adminis...
22/08/25
Gasodutos
ANP realizará consulta pública sobre propostas tarifária...
21/08/25
Combustíveis
Revendedores de combustíveis: ANP divulga orientações de...
21/08/25
Firjan
Investimentos no estado do Rio de Janeiro podem alcançar...
21/08/25
Energia Solar
Thopen inaugura 6 usinas solares e amplia atuação no Par...
21/08/25
Meio ambiente
15 anos depois, artigo técnico sobre emissões fugitivas ...
21/08/25
ANP
Artur Watt Neto e Pietro Mendes são aprovados para diret...
21/08/25
Negócio
KPMG: fusões e aquisições em petróleo têm recuo de quase...
20/08/25
Petrobras
Construção da primeira planta de BioQAV e diesel renováv...
20/08/25
Indústria Naval
Firjan participa da abertura da Navalshore 2025
20/08/25
Margem Equatorial
Sonda afretada pela Petrobras chega ao Amapá para atuar ...
19/08/25
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana 2025 movimenta R$ 13,7 bilhões em n...
19/08/25
Firjan
Rio ganha Centro de Referência em Metalmecânica da Firja...
19/08/25
PD&I
CEPETRO desenvolve para a Petrobras ferramenta que integ...
19/08/25
Pré-Sal
Com 900 mil barris de petróleo por dia, Campo de Búzios ...
18/08/25
Logística
PetroReconcavo e Dislub constroem rota inédita para esco...
18/08/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.