Redação/Assessoria
Desenvolver soluções que atendam às necessidades de seus clientes é uma das estratégias da Braskem para gerar inovações que contribuam com diversos setores da economia. Em parceria com a Extraplast, a empresa acaba de criar uma nova solução com resinas à base de polietileno (PE) para fabricação de Wrap, filme plástico usado para embalar fardos de feno pré-secado, utilizado como alimento para gado leiteiro confinado e cavalos.
A nova solução contempla polietileno base metaloceno e uma camada que combina os produtos Flexus Cling® e a resina líquida PIB32. Proporciona ao Wrap alta resistência à perfuração, à ação do tempo, além de evitar a entrada de ar, umidade e passagem de luz ao interior do fardo. Outro aspecto importante é que, devido à estrutura das resinas utilizadas e da orientação molecular obtida no processo cast, o fardo se mantém mais compactado após a aplicação do filme. Seu uso torna mais fácil o processo de embalagem do feno pré-secado e contribui para conservá-lo por mais tempo, mantendo as características nutricionais e o sabor do produto.
Os novos Wraps são fabricados por meio do processo Cast (modelo de extrusão), que envolve menor consumo de energia e possibilita ganhos em produtividade de até 30% se comparado ao método aplicado no exterior.
"Este foi mais um trabalho realizado em parceria com um cliente, em uma estratégia que tem gerado diversas frentes de inovação na Braskem, e com esta solução estamos ampliando nosso portfólio de produtos destinados ao setor agropecuário", afirma Marcial Cesar Vieira, engenheiro de aplicação da empresa.
De acordo com o especialista, com o processo Cast é possível obter aumento na produtividade e um desempenho competitivo quando comparado ao filme importado. "Diante da qualidade do produto e das vantagens no processo produtivo que alcançamos, estudamos inclusive passar a exportar esta solução, ou seja, um processo inverso do que ocorre hoje", completa.
Atenta ao ciclo de vida dos produtos plásticos e à economia circular, a Braskem ressalta que outra vantagem do novo Wrap é ser produzido à base de polietileno, o que o torna 100% reciclável.
Fale Conosco
21