Meio Ambiente

Brasol reduz emissões de GEEs em 72% e atinge marca de 71 mil toneladas de CO₂ evitadas

Companhia é reconhecida com Selo Ouro do GHG Protocol após aprimorar cálculo de emissões e ampliar impacto climático positivo com geração limpa.

Redação TN Petróleo/Assessoria Brasol
01/09/2025 11:05
Brasol reduz emissões de GEEs em 72% e atinge marca de 71 mil toneladas de CO₂ evitadas Imagem: Divulgação Visualizações: 1488

A Brasol, companhia com atuação consolidada em ativos de transição energética, tendo a Siemens e BlackRock como principais acionistas, deu mais um passo rumo à redução do seu impacto ambiental e ao fortalecimento da sua agenda ESG no setor elétrico. Em 2024, a empresa reduziu em 72% os gases de efeito estufa emitidos por suas operações em comparativo ao ano anterior, resultado da revisão dos critérios utilizados para estimar impactos climáticos em suas atividades.

No mesmo período, com a aquisição de ativos e empreendimentos entrando em operação, o volume de emissões evitadas cresceu quase oito vezes. Foram 71,1 toneladas de dióxido de carbono equivalente (tCO₂e) evitadas em 2024, frente às 7,9 toneladas registradas no ano anterior. A conta considera a quantidade de energia limpa gerada pelos projetos da Brasol em razão do volume de CO₂ emitido pela matriz elétrica tradicional brasileira.

"Ao expandir nosso portfólio, aumentamos a oferta de energia limpa e conseguimos medir com mais precisão o nosso impacto ambiental. Os dados são, além de uma prestação de contas, uma base para a tomada de decisões mais responsáveis e eficientes para o nosso setor e parceiros", explica Ty Eldridge (foto), CEO da Brasol.

Outra evolução relevante observada nos dados comparativos refere-se às emissões associadas ao uso do solo, que diminuíram de 3,2 toneladas em 2023 para somente 0,1 tonelada em 2024. Essa redução significativa resulta da atualização dos critérios técnicos adotados pela Brasol, que passou a considerar exclusivamente intervenções efetivas nos locais de implantação das usinas solares, como alterações no terreno ou na área circundante, eliminando estimativas anteriormente aplicadas. Dessa forma, o cálculo reflete agora com maior precisão a real natureza das operações da companhia.

O aprimoramento na mensuração dos resultados foi fundamental para a conquista do Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol, iniciativa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) que representa o principal reconhecimento de transparência e rigor na contabilização de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) no Brasil. Concedido a empresas que publicam seus inventários auditados por terceiros independentes, o Selo Ouro reforça o compromisso da Brasol com as melhores práticas internacionais de gestão climática. Além do monitoramento contínuo das emissões geradas e evitadas, a empresa mantém um sistema interno de gestão ambiental e social que possibilita o rastreamento detalhado dos dados por projeto, integrando indicadores ambientais ao planejamento estratégico do negócio. Atualmente, cerca de 100 indicadores são monitorados, permitindo a avaliação de desempenho socioambiental.

''A evolução da Brasol no acompanhamento técnico das emissões e no crescimento do impacto evitado reflete uma tendência entre empresas que buscam alinhar crescimento operacional com métricas ambientais verificáveis, buscando resultados mais tangíveis em suas práticas de ESG'', diz Ty. Com os resultados consolidados, a companhia passa a integrar o grupo de grandes players que conseguem quantificar, com dados verificados, tanto as reduções geradas quanto os ganhos climáticos associados à geração solar. O levantamento técnico mais detalhado e a ampliação dos projetos devem servir de base para os próximos ciclos de atuação no setor de energia limpa.

Sobre a Brasol - A Brasol é uma das principais desenvolvedoras, investidores e operadoras de infraestrutura de transição energética no Brasil, com um portfólio que inclui energia solar, subestações, linhas de transmissão, carregamento de veículos elétricos e sistemas de armazenamento de baterias. Apoiada pelos acionistas Siemens e BlackRock, a empresa fornece infraestrutura de energia em contratos de locação de desempenho que geram eficiência de custos de energia, confiabilidade e sustentabilidade para clientes comerciais e industriais. E, por meio de suas iniciativas estratégicas no mercado de capitais, a companhia oferece aos investidores oportunidades de retornos atraentes e ajustados ao risco, apoiando a transição energética. Ao criar valor para clientes, comunidades e investidores, a Brasol está construindo o futuro da energia.
 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Exportações
Setor de óleo e gás e parlamentares discutem Imposto de ...
29/04/26
Evento
PortosRio participa do Rio de Janeiro Export 2026 e dest...
29/04/26
Royalties
Valores referentes à produção de fevereiro para contrato...
29/04/26
Resultado
Foresea registra melhor ano de sua história e consolida ...
29/04/26
Internacional
OTC Houston: ANP participa de painéis e realiza evento c...
29/04/26
Apoio Offshore
Wilson Sons revoluciona logística offshore com entrega p...
29/04/26
Internacional
PPSA e ANP promovem evento em Houston para apresentar o...
28/04/26
Segurança no Trabalho
Gasmig bate recorde de 1300 dias sem acidentes do trabalho
28/04/26
Workshop
ANP realiza workshop sobre proposta de novo modelo de li...
28/04/26
GLP
Subvenção ao GLP: ANP publica roteiro com orientações ao...
27/04/26
Diesel
Subvenção ao óleo diesel: ANP altera cálculo do preço de...
27/04/26
Combustíveis
E32 reforça estratégia consistente do Brasil em seguranç...
27/04/26
Oferta Permanente
Oferta Permanente de Partilha (OPP): ANP aprova estudos ...
27/04/26
Royalties
Hidrelétricas da ENGIE Brasil repassam R$ 49,8 milhões e...
23/04/26
BOGE 2026
Maior encontro de petróleo e gás do Norte e Nordeste te...
23/04/26
Oportunidade
Firjan SENAI tem mais de 11 mil vagas gratuitas em quali...
22/04/26
Combustíveis
Etanol aprofunda queda na semana e amplia perdas no acum...
20/04/26
P&D
Centro de pesquisa na USP inaugura sede e impulsiona tec...
17/04/26
PPSA
Produção de petróleo da União atinge 182 mil barris por ...
17/04/26
Reforma Tributária
MODEC patrocina debate sobre reforma tributária no setor...
17/04/26
E&P
Revisão de resolução sobre cessão de contratos de E&P é ...
17/04/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23