Internacional

Bruxelas: Unica destaca o papel da cana para uma agricultura sustentável

Assessoria Unica/Redação
28/03/2016 12:27
Visualizações: 1062

No Brasil, a cana-de-açúcar não representa apenas divisas valiosas para a balança comercial, mas também um papel estratégico para a agricultura sustentável. Reforçando o potencial da cana no atual cenário mundial de redução das emissões de gases de efeito estufa (GEEs), diversos subprodutos da planta (açúcar, etanol e bioplástico) fabricados pelo setor sucroenergético brasileiro foram apresentados no “Forum for the Future of Agriculture (FFA)”, realizado na segunda quinzena de março (22/03), e que reuniu 1.800 pessoas na capital da Bélgica, Bruxelas.

A divulgação ocorreu por meio de um estande coordenado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e compartilhado pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) em parceria com o Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS) e a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

Graças ao projeto “Brazilian Sugarcane Ethanol”, mantido pela Apex-Brasil e UNICA, que busca impulsionar as exportações do etanol brasileiro, a presidente da entidade sucroenergética, Elizabeth Farina, compareceu ao evento patrocinado pela empresa Syngenta. A programação incluiu a participação de especialistas e autoridades de alto escalão da União Europeia, como o diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), José Graziano da Silva, do diretor executivo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP), e do economista Jeffrey Sachs.

Posicionado estrategicamente, o estande teve um bom fluxo visitas. No local, folders e vídeos apresentaram os benefícios econômicos, sociais e ambientais proporcionados pela indústria canavieira do Brasil. Para testar e aprofundar o conhecimento do público internacional à respeito do tema, foram disponibilizados tablets com um QUIZ de dez questões relativas às diferentes utilizações dos produtos da cana como fonte de alimentação, geração de energia elétrica renovável e de biocombustível.

Aproveitando a visita do comissário europeu, Phil Hogan, o time da UNICA entregou um exemplar do livro “Imagens do etanol Brasileiro”, produzido pela entidade, e que traduz em 120 fotografias a experiência e o pioneirismo do setor sucroenergético brasileiro, da lavoura ao processo produtivo dos derivados da cana.

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Pessoas
Alessandra Davolio Gomes assume a direção de um dos maio...
02/07/26
Bacia Potiguar
BRAVA Energia inaugura Centro de Operações Integradas e ...
02/07/26
Tecnologia e Inovação
ABPIP desenvolve ecossistema próprio de inteligência art...
02/07/26
Etanol de milho
Atvos lança Pedra Fundamental da primeira planta de etan...
02/07/26
Reconhecimento
Constellation é a única empresa do setor de perfuração d...
02/07/26
Gestão do Conhecimento
200 mil pessoas, zero tolerância para treinamento que nã...
01/07/26
Resultado
Com 5,597 milhões de boe/d, a produção nacional de petró...
01/07/26
Bioenergia
Hora do jogo: começa hoje o 19º Congresso Nacional da Bi...
01/07/26
Firjan
ABDAN e FIRJAN lançam Agenda Nuclear para um Brasil Comp...
01/07/26
SOG 2026
Distribuição de gás em Sergipe entra na agenda estratégi...
30/06/26
Energy Summit
CPFL Energia está entre os destaques do Energy Summit Aw...
30/06/26
Resultado
ANP divulga dados consolidados do setor regulado em 2025
30/06/26
Energy Summit
Copa Energia lança desafio de inteligência artificial pa...
30/06/26
Fenasucro
FenaBio debate avanço do SAF e o papel do Brasil na avia...
30/06/26
Transição Energética
Evento reúne especialistas para discutir os desafios e o...
29/06/26
ANP
Royalties: valores referentes à produção de abril foram ...
29/06/26
Combustível
Etanol fecha a semana em alta e amplia recuperação no me...
29/06/26
Margem Equatorial
Aprovada a indicação de 86 blocos na Margem Equatorial p...
27/06/26
Oferta Permanente
Oferta Permanente: ANP divulga empresas aptas a particip...
26/06/26
Energia Elétrica
Demanda por energia elétrica cai quase 11% nos jogos do ...
26/06/26
FPSO
MODEC e Eld Energy assinam Memorando de Entendimento par...
26/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.