Previsão

Cabotagem sofrerá o maior impacto

<P>O transporte de cabotagem — navegação entre portos de um mesmo país — deve ser o segmento da cadeia de transporte mais afetado pela alta do preço do óleo bunker. O temor do setor é que a modalidade perca ainda mais competitividade em relação ao modal rodoviário.</P><P>A previsão de ...

A Tribuna - SP
13/05/2008 00:00
Visualizações: 569

O transporte de cabotagem — navegação entre portos de um mesmo país — deve ser o segmento da cadeia de transporte mais afetado pela alta do preço do óleo bunker. O temor do setor é que a modalidade perca ainda mais competitividade em relação ao modal rodoviário.

A previsão de dificuldades para a operação de cabotagem foi feita pelo vice-presidente executivo do Sindicato Nacional das Armadoras (Syndarma), Roberto Galli, em entrevista a A Tribuna.

‘‘O bunker tem aumentado de forma dissociada do diesel para o caminhão. Então, o sistema rodoviário não sofre tanto com esse aumento de preço porque o bunker não aumenta na proporção do diesel’’, comentou Galli.

O vice-presidente do Syndarma também explicou que a cabotagem sai mais uma vez em desvantagem ao modal rodoviário devido à política tributária do País. ‘‘Quando o navio está fazendo seus serviços somente no Brasil, ele tem que pagar esse consumo (de óleo bunker) como exportação. Na navegação de longo curso — entre países e continentes —, há isenção dos impostos. Então, ao invés da cabotagem surgir com força total, ela fica menos competitiva’’, exemplificou o executivo.

LOG IN

De acordo com o diretor de Logística da armadora Log In, Rômulo Otoni, se a política de transporte do Governo já favorece o modal rodoviário, as dificuldades aumentam com o aumento do preço do bunker. ‘‘A competição não é justa. De 2004 para cá, o preço do bunker cresceu 200%, enquanto o diesel só teve 13% de aumento. Ou seja, o discurso de incentivo à cabotagem, de retirar a carga dos caminhões e de transferir para modais mais eficientes, não se traduz na prática. A gente não quer deixar de pagar os impostos, só queremos equidade nos custos’’, desabafou, ao criticar que somente a Petrobras comercializa o produto no Brasil.

O executivo ainda afirmou que sua empresa está prestes a concluir um estudo sobre os impactos do reajuste do bunker. Uma das possíveis alternativas que o levantamento oferecerá será reduzir a velocidade dos navios entre 2% e 3%, passando de um consumo de 30 toneladas por viagem para 28 toneladas. ‘‘Numa conta de anuidade, pode ser significativo. E desse estudo nós vamos ver como pode ficar a frequência de escalas’’, concluiu.

SAIBA MAIS:

O que é o bunker


O bunker é o derivado do petróleo utilizado para o abastecimento de navios em todo o mundo. Extraído da mistura do petróleo nacional e do importado, o combustível marítimo tem um baixo teor de metais, como alumínio e silício, e de enxofre. No Brasil, seu fornecimento é feito pela Petrobras, através do seu serviço Petrobras Bunkering, que abastece embarcações na América do Sul e em Cingapura. Geralmente, esse produto é repassado a empresas de abastecimento, que o vendem nos portos brasileiros.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
COP30
Soluções baseadas na Natureza: mitigar mudanças climátic...
10/11/25
Combustíveis
Etanol registra alta na primeira semana de novembro, apo...
10/11/25
Brandend Content
Oil States participa da OTC Brasil 2025 e reforça seu co...
07/11/25
Resultado
Lucro líquido da Petrobras chega a US$ 6 bilhões no terc...
07/11/25
ANP
XIII Seminário de Segurança Operacional e Meio Ambiente ...
07/11/25
Indústria Naval
Transpetro lança licitação para contratação de navios de...
07/11/25
COP30
Embrapii participa de atividades sobre inovação na indústria
07/11/25
ANP
Combustível do Futuro: ANP fará consulta e audiência púb...
07/11/25
COP30
IBP defende adoção de critérios globais para uma transiç...
06/11/25
Gás Natural
ANP aprova Plano de Ação referente às tarifas de transpo...
06/11/25
Offshore
Descomissionamento é tema estratégico
06/11/25
Meio Ambiente
Equinor e USP iniciam projeto de pesquisa de captura e a...
06/11/25
Resultado
BRAVA Energia registra recorde de receita líquida com US...
06/11/25
Resultado
Vibra registra forte geração de caixa e margens consiste...
06/11/25
Resultado
ENGIE Brasil Energia registra lucro líquido ajustado de ...
06/11/25
Apoio cultural
Transpetro une preservação cultural e desenvolvimento su...
06/11/25
Internacional
Malásia quer se tornar polo global de captura e armazena...
05/11/25
Meio Ambiente
ANP realiza workshop sobre emissões de metano em conjunt...
05/11/25
Combustíveis
Procon Carioca firma parceria inédita com o Instituto Co...
05/11/25
Energia Elétrica
Thopen adquire operação de geração distribuída de energi...
05/11/25
Resultado
PRIO divulga resultados do 3T25 com avanços em Wahoo, Al...
05/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.