Logística

Cade recomenda abertura de processo no caso ALL-Rumo

Procuradoria foi contrária à concessão para suspender o contrato.

Valor Econômico
25/04/2014 14:38
Visualizações: 892 (0) (0) (0) (0)

A Procuradoria do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), órgão do Ministério da Justiça, concluiu, nessa quinta-feira, um parecer em que recomenda a abertura de processo administrativo para investigar o contrato de transporte de açúcar entre a Rumo Logística, empresa do grupo Cosan, na ferrovia da América Latina Logística (ALL). A recomendação será encaminhada à Superintendência-Geral do órgão antitruste, que pode aceitar ou não os termos do parecer.

Apesar de pedir a abertura de processo, a Procuradoria do órgão foi contrária à concessão de medida preventiva para suspender o contrato. Segundo o procurador-geral do Cade, Victor Rufino dos Santos, é necessária uma "análise cuidadosa" dos requisitos legais para a imposição de medida mais drástica.

"A imposição de medida preventiva revela-se excepcional por traduzir inegável cerceamento da liberdade de atuação empresarial de agentes econômicos antes da decisão final do Cade", escreveu Santos no documento ao qual o Valor PRO teve acesso.

O parecer foi concluído nove dias depois de os acionistas controladores da ALL e da Rumo aprovarem a fusão entre as duas empresas. Os acionistas minoritários devem seguir o mesmo caminho dos principais acionistas - entre eles BNDESPar, Previ e Funcef -, em assembleia que será realizada em 8 de maio.

Uma vez concluída a fusão, a expectativa é a de que a disputa entre Rumo e Cosan no Cade e na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) seja encerrada.

Mas, enquanto a união entre as empresas não for formalizada, advogados da ALL continuam peticionando contra o contrato assinado pela companhia com a Rumo, em 2009, que teria, segundo eles, condições mais favoráveis ao transporte de cargas de açúcar dessa última empresa.

O parecer da Procuradoria trata, portanto, de uma realidade anterior à fusão, em que a ALL posicionou-se de maneira contrária ao contrato assinado com a Rumo. Ele foi proferido nos autos de um inquérito administrativo instaurado pela Superintendência do Cade, em dezembro, a partir de pedido da TCA, uma empresa de logística e transporte que reclamou contra o domínio da Rumo na ferrovia da ALL.

A Fibria, de celulose, a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), a Associação Brasileira das Indústrias de óleos Vegetais (Abiove) e a Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja) também encaminharam ao Cade petições em que revelaram que gostariam de ter mais espaço nos vagões da ALL.

O caso também foi levado à Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados que aprovou um requerimento ao Cade pedindo a abertura de processo. A Lei Antitruste (nº 12.529) determina a instauração imediata de investigação a partir de pedidos formalizados pela Câmara ou pelo Senado.

O parecer da Procuradoria do Cade informa que, após o requerimento da Comissão da Câmara, o órgão antitruste deve atuar pela instauração de inquérito, o que já foi feito no caso, ou pela abertura de processo administrativo, o que ainda não ocorreu.

Procuradas, tanto ALL quanto a Rumo informaram que não vão comentar o teor do parecer.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Transição Energética
Sergipe elabora Plano de Transição Energética e se posic...
13/08/25
Oportunidade
Com cerca de 300 mil empregos, setor eletroeletrônico mi...
13/08/25
Fenasucro
Abertura da 31ª Fenasucro & Agrocana: setor quer o Brasi...
13/08/25
Fenasucro
Na Fenasucro, ORPLANA fala da importância de consenso en...
13/08/25
Fenasucro
Brasil terá que produzir 1,1 bilhão de litros de combust...
12/08/25
Fenasucro
Treesales estreia na Fenasucro & Agrocana e integra deba...
12/08/25
Curitiba
Setor energético será discutido durante a Smart Energy 2...
12/08/25
PD&I
Vórtices oceânicos em interação com correntes podem gera...
12/08/25
Combustíveis
ETANOL/CEPEA: Negócios caem, mas Indicadores continuam f...
12/08/25
ANP
Desafio iUP Innovation Connections + PRH-ANP (Descarboni...
12/08/25
Resultado
Vibra avança em market share e projeta crescimento
12/08/25
Transição Energética
Repsol Sinopec Brasil reforça compromisso com inovação e...
11/08/25
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana começa nesta terça-feira, dia 12, c...
11/08/25
Fenasucro
Consolidada na área de Biogás, Mayekawa é presença confi...
11/08/25
Sergipe Oil & Gas 2025
“Descarbonização da matriz energética é o futuro”, diz g...
11/08/25
Pessoas
Novo presidente da PortosRio realiza visita ao Porto de ...
11/08/25
Fenasucro
ORPLANA debate sustentabilidade no setor canavieiro na F...
11/08/25
Paraíba
PBGás reduz preço do gás canalizado em 4,3% em agosto
11/08/25
Combustíveis
Etanol fecha semana em alta; Indicador Diário Paulínia r...
11/08/25
Biodiesel
Laboratórios podem se inscrever até 21/8 no Programa de ...
08/08/25
Petrobras
Segundo trimestre de 2025 apresenta lucro de R$ 26,7 bil...
08/08/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22