Mudança

Câmara aprova MP que muda regras de subsídios para termelétricas

A Câmara dos Deputado aprovou na noite de ontem (6) a Medida Provisória 466, que muda as regras do subsídio concedido à geração de energia pelas termelétricas na Região Norte.

Agência Brasil
07/10/2009 12:58
Visualizações: 245 (0) (0) (0) (0)
A Câmara dos Deputado aprovou na noite de ontem (6) a Medida Provisória 466, que muda as regras do subsídio concedido à geração de energia pelas termelétricas na Região Norte.


O relator da MP, deputado João Carlos Bacelar (PR-BA), apresentou as mudanças no texto do governo para permitir que as usinas incluam ainda as despesas com o transporte de combustível até a unidade geradora de energia e também com o pagamento da reserva de capacidade. Segundo Bacelar, a reserva é um adicional previsto no contrato com o fornecedor de óleo ou gás para garantir o acesso a quantidades maiores se houver um aumento de demanda de energia.

A MP também estabelece nova regulamentação para a prestação do serviço público de energia elétrica nos sistemas isolados, àqueles não conectados às redes de transmissão e distribuição de energia elétrica que abastecem o país, e propõe nova metodologia de cálculo para a conta de consumo de combustível (CCC).  Os sistemas isolados, a maioria na Região Norte, correspondem a 3 % de todo o consumo de energia elétrica do Brasil.

O texto aprovado pelos deputados, e que será agora encaminhado à apreciação do Senado, estabelece o regime de concorrência ou de leilões regulados, como ocorre hoje no Ambiente de Contratação Regulada para os sistemas que, por inviabilidade econômica, permanecerem isolados. A MP propõe um recolhimento adicional de 0,3% da receita operacional líquida das concessionárias a título de investimento compulsório em pesquisa e desenvolvimento.

Pelo texto aprovado, as distribuidoras de energia elétrica de todo o país repassarão aos consumidores finais um encargo adicional sobre sua receita líquida que deverá ser pago ao Tesouro Nacional como parte do ressarcimento. Na votação dos destaques, os deputados aprovaram um que proíbe as distribuidoras de repassarem às tarifas de consumidores de baixa renda as despesas adicionais com a CCC.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
IBP
Setor de gás busca soluções para acelerar o crescimento ...
16/05/25
IBP
Shell Energy Brasil defende integração setorial e estabi...
16/05/25
Leilão
PPSA publica edital para comercializar 78,5 milhões de ...
16/05/25
IBP
Investimentos em projetos de gás dependem de segurança f...
16/05/25
Etanol
Fenasucro & Agrocana lança 31ª edição com destaque para ...
15/05/25
Mato Grosso do Sul
Gás Natural: ANP firma acordo com reguladora do Mato Gro...
15/05/25
Energia Elétrica
CCEE liquidou R$ 4,00 bilhões no fechamento das operaçõe...
15/05/25
Gás Natural
ANP aprova revisão das especificações e controles de qua...
15/05/25
Meio Ambiente
SLB destina cerca de 2 mil toneladas de resíduos para re...
15/05/25
IBP
Políticas públicas bem estruturadas são essenciais para ...
15/05/25
IBP
Gás natural é essencial para garantir segurança energéti...
14/05/25
Apoio Marítimo
Svitzer celebra 10 anos de operação no Brasil com expans...
14/05/25
Pesquisa
ANP convida postos de combustíveis a participarem de pes...
14/05/25
Energia Solar
Parceria entre BYD e JV Gera + Raizen instala nove usina...
14/05/25
Evento
Data centers, energia e sustentabilidade estão no centro...
14/05/25
Sustentabilidade
Repsol Sinopec lança Plano de Sustentabilidade para 2025
14/05/25
Gás Natural
Comgás realiza chamada pública para aquisição de gás natural
14/05/25
Bahia Oil & Gas Energy 2025
BOGE25 terá oportunidades de negócios para empresas do s...
13/05/25
Bioenergia
Acordos com a China mostram força do modelo brasileiro d...
13/05/25
Evento
Sebrae promove rodada de negócios na feira NT2E
13/05/25
Petrobras
Campos de Búzios e Atapu receberam quase o total dos US$...
13/05/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22