Projeto

Câmara aprova simplificação de licitações no setor elétrico

O Estado de S. Paulo
26/03/2009 04:32
Visualizações: 1022

Com muita polêmica em torno de uma “flexibilização” na licitação para obras no setor elétrico, a Câmara aprovou ontem à noite a medida provisória que cria o Fundo de Garantia e Empreendimentos de Energia Elétrica (FGEE) para financiar a construção de usinas hidrelétricas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O artigo que pode determinar mudança na licitação foi incluído pelo relator da MP, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), com o apoio do governo. O líder do PMDB, deputado Henrique Eduardo Alves (RN), afirmou que o item foi um pedido “explícito” do Ministério de Minas e Energia.

 

O projeto aprovado estabelece que a Eletrobrás e as suas controladas poderão adotar procedimento simplificado de licitação, a ser definido em decreto pelo presidente da República, para a aquisição de bens e serviços para a construção de hidrelétricas. A votação foi muito apertada. O governo venceu, mantendo o item, por apenas seis votos a mais. O placar registrou 191 votos favoráveis, 185 contrários e quatro abstenções.

 

O deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) foi enfático nas críticas durante a votação. “Como o ministro aqui (no Brasil) é Edison Lobão e o ministério (Minas e Energia) está com o PMDB, eu sou contra esse artigo. Não estou pedindo para que o relator saia daqui algemado, mas partindo de onde partiu temos de votar contra esse artigo. Estamos acabando com a licitação para que o PMDB fique mais livre na Eletrobrás”, protestou Gabeira.

 

As críticas foram intensas no plenário. “O artigo que dispensa o setor elétrico de licitação é uma imoralidade, uma ilegalidade. Não podemos aceitar esse absurdo”, afirmou o deputado Ciro Gomes (PSB-CE). O deputado Miro Teixeira (PDT-RJ) disse que a base governista não tinha o dever de votar nesse artigo, porque ele não constava da medida provisória original do governo.

 

O líder do PT, Cândido Vaccarezza (SP), defendeu a proposta. “Não é a revogação da licitação. O que é dado à Eletrobrás é o mesmo direito da Petrobrás fazer processo de compra. É por isso que a Petrobrás é uma grande empresa”, argumentou o líder petista. “Nada será feito a não ser por decreto do presidente da República”, disse Henrique Alves.

 

O relator fez outras alterações, aumentando a abrangência da MP. A medida original permite a participação da União apenas para as hidrelétricas incluídas no PAC. Cunha incluiu a possibilidade de o fundo prestar garantias ao financiamento da construção de usinas hidrelétricas estaduais. Além disso, permite também essa garantia para empreendimentos de exploração da produção ou transmissão de energia elétrica no exterior.

 

Em outro ponto, o relator permite que a União repasse ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) recursos do Banco Mundial em até US$ 2 bilhões. “Ninguém sabe em que condições”, criticou o líder do PSOL, Ivan Valente (SP).

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Navalshore
ABEEMAR e ApexBrasil lançam na Navalshore projeto para a...
18/08/26
Firjan
Panorama Naval no Rio de Janeiro destaca novo ciclo de o...
18/08/26
Gás Natural
Decisão judicial de São Paulo sobre taxa de fiscalização...
18/08/26
Navalshore
Firjan SENAI apresenta o Rede de Oportunidades para Forn...
17/08/26
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana bate recorde de países visitantes e...
17/08/26
Etanol
Aprovação do PLP 114 representa avanço para o setor de e...
17/08/26
Combustíveis
Etanol encerra a semana em alta, com forte recuperação d...
17/08/26
Margem Equatorial
Poço Morpho: Petrobras descobre hidrocarbonetos em águas...
15/08/26
Fenasucro
Necta destaca biometano como alternativa ao diesel duran...
14/08/26
Fenasucro
Binatural defende ampliação do uso de biodiesel em setor...
14/08/26
Petrobras
Ao completar 20 anos, ativo de Tupi alcança produção acu...
14/08/26
Fenasucro
Do biobunker ao biometano, bioenergia avança sobre novos...
14/08/26
ANP
Participação Especial: valores referentes à produção do ...
14/08/26
Evento
IBP discute os impactos da tecnologia e inovação no futu...
14/08/26
Premiação
Tereos é destaque no prêmio MasterCana com projetos de i...
14/08/26
Firjan
BR Offshore apresenta na Firjan Norte Fluminense projeto...
14/08/26
Evento
UDOP participa de mesa redonda no Conexão Cana 2026
13/08/26
Combustíveis
ETANOL/CEPEA: Equilíbrio entre oferta e demanda estabili...
13/08/26
Descomissionamento
Descomissionamento: ANP realiza audiência pública sobre ...
13/08/26
Geração de Energia
Campo Grande recebe quatro dias de debates sobre bioener...
12/08/26
Biometano
Com salto de 75% na produção, setor de biometano lança d...
12/08/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.