Evento

Cana Summit terá presença de políticos e lideranças do setor sucroenergético em seus painéis

Programação do evento, que será realizado nos dias 10 e 11 de abril, conta com mais de 30 debatedores convidados, incluindo o vice-presidente do Brasil, ministros, senadores, deputados e governadores

Redação TN Petróleo/Assessoria
04/04/2024 10:47
Cana Summit terá presença de políticos e lideranças do setor sucroenergético em seus painéis Imagem: Divulgação Visualizações: 1710

A ORPLANA (Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil) promove nos dias 10 e 11 de abril, em Brasília/DF, o Cana Summit, um evento inovador da cadeia sucroenergética que discutirá o futuro da cana-de-açúcar. Os debates serão realizados dentro da programação de dez painéis com moderadores e convidados que vão abranger os principais temas que permeiam a produção no Brasil. 

O encontro será realizado no CICB (Centro Internacional de Convenções do Brasil) e espera reunir 500 participantes, além dos mais de 30 convidados debatedores, incluindo políticos, especialistas e lideranças do setor. Nomes como do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin; do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Carlos Fávaro; do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco; e do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira estão entre as autoridades aguardadas. 

A programação oficial começa com a realização de dois fóruns voltados aos produtores de cana com a participação de ex-ministros, como da atual senadora Teresa Cristina e do engenheiro agrônomo Roberto Rodrigues, e de deputados do setor, com destaque para Pedro Lupion, Arnaldo Jardim, José Vitor, Marussa Boldrin, Ana Paula Leão e Ricardo Salles.

Também no primeiro dia haverá o painel 'Visão Geral do Produtor e Expectativas' com a participação de representantes de cooperativas e ORPLANA. Na ocasião, a ORPLANA juntamente com as cooperativas Coplana, Coopercitrus, Coplacana e Copercana apresentará um Raio-X detalhado dos produtores de cana-de-açúcar do país.

Completando o cronograma do dia 10, o Cana Summit abordará os 'Modelos e Precificação de Cana'. O painel terá mediação do diretor de projetos do PECEGE (Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas), Haroldo Torres, e visa mostrar a dinâmica adotada na precificação da cana em diferentes países produtores.

"O Cana Summit será um momento único de discussão de temáticas de sustentabilidade, precificação de cana e políticas públicas voltadas ao produtor. Queremos, por meio dos painéis, mostrar a força da classe e trazer as propostas tão aguardadas pelo segmento", adianta o CEO da ORPLANA, José Guilherme Nogueira.

Segundo dia

O segundo dia do Cana Summit será dedicado para discutir três grandes temáticas de interesse do produtor de cana. O 'Mercado Sustentável e as Oportunidades de Rentabilidade para o Produtor' será um tema a ser debatido. O painel, marcado para às 11h30, abordará como o RenovaBio, os Créditos de Carbono e as Certificações podem contribuir para trazer mais rentabilidade aos canavicultores.

Na sequência, representantes das associações da ORPLANA, ao lado de Nogueira, participarão do painel 'Visão Estratégica de Lideranças da Produção de Cana do Brasil'. 

Por fim, o professor e engenheiro agrônomo Marcos Fava Neves - juntamente com outros nomes do setor como o diretor geral do IAC (Instituto Agronômico), Marcos Landell; o presidente da ABAG (Associação Brasileira do Agronegócio), Caio Carvalho; e a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá - fará parte do painel que discutirá os 'Caminhos para o Produtor do Futuro'. O debate tem por intuito apresentar caminhos possíveis em direção ao futuro da expansão da cana-de-açúcar e, consequentemente, apontar soluções para os entraves dos produtores.

Antes, governadores dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e prefeitos de cidades produtoras de cana marcarão presenças em diferentes fóruns de discussão sobre a cultura.

O encerramento do Cana Summit está previsto para 16h, com a apresentação de uma carta/documento de todos os pleitos apresentados e prometidos no evento.

"Vamos debater temas cruciais para o sucesso da atividade, com análise dos novos ciclos de produção de cana no Brasil. Será uma grande oportunidade para busca de mais conhecimento e também de representatividade junto ao governo", finaliza o CEO da ORPLANA.

Serviço

Cana Summit 2024

Dias: 10 e 11 de abril

Local: CICB (Centro Internacional de Convenções do Brasil), em Brasília/DF

Horário: das 7h às 17h30 e das 8h às 16 horas

Mais informações por meio do link.

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
FEPE
FEPE 2026: ação em movimento
11/03/26
Bacia de Santos
Lapa Sudoeste inicia produção, ampliando a capacidade no...
11/03/26
Pré-Sal
Primeiro óleo de Lapa Sudoeste consolida produção do pré...
11/03/26
Gás Natural
Gas Release pode atrair novos supridores e criar competi...
11/03/26
Resultado
PRIO registra receita de US$ 2,5 bilhões em 2025 com exp...
11/03/26
Bacia de Santos
Brasil: Início da Operação de Lapa Sudoeste
11/03/26
Pré-Sal
Seatrium impulsiona P-78 à injeção do primeiro gás após ...
11/03/26
PPSA
Assinatura de contratos de Mero e Atapu consolida result...
11/03/26
Empresas
Justiça suspende aumento de IRPJ e CSLL e decisão pode i...
10/03/26
Biodiesel
Setor de Combustíveis Defende Liberação da Importação de...
10/03/26
Macaé Energy
No Macaé Energy 2026, Firjan promove edição especial do ...
09/03/26
Dia Internacional da Mulher
Dia da Mulher: elas contribuem para avanços no setor ene...
09/03/26
FEPE
PRECISAMOS DE P&D DE LONGO PRAZO - Entrevista com Isabel...
09/03/26
Internacional
Efeitos de preços do petróleo sobre a economia brasileira
09/03/26
Dutos
Transpetro aplica tecnologia com IA para ampliar eficiên...
09/03/26
Dia Internacional da Mulher
Constellation amplia em mais de 300% a presença feminina...
09/03/26
Combustível
Etanol volta a subir no indicador semanal
09/03/26
Resultado
Com um aumento de 11% na produção total de petróleo e gá...
06/03/26
FEPE
EMPREENDER DEMANDA RELAÇÕES DE CONFIANÇA - Entrevista co...
06/03/26
Dia Internacional da Mulher
IBP amplia agenda de equidade de gênero com segundo cicl...
06/03/26
Dia Internacional da Mulher
Repsol Sinopec Brasil tem 38% de mulheres na liderança e...
06/03/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.