Porto de Santos

CAP cobra Docas sobre ações contra invasão de terrenos

<P>O Conselho de Autoridade Portuária (CAP) irá solicitar que a Codesp apresente medidas para conter a invasão de famílias em áreas do Porto de Santos reservadas para movimentação de cargas. A decisão de cobrar da estatal ações para evitar a expansão da favelização no complexo foi tomad...

A Tribuna (Santos)
25/10/2006 00:00
Visualizações: 393 (0) (0) (0) (0)

O Conselho de Autoridade Portuária (CAP) irá solicitar que a Codesp apresente medidas para conter a invasão de famílias em áreas do Porto de Santos reservadas para movimentação de cargas. A decisão de cobrar da estatal ações para evitar a expansão da favelização no complexo foi tomada ontem, durante reunião mensal ordinária do CAP.

De acordo com o presidente do colegiado, Celso Quintanilha, o processo é recorrente em alguns terrenos localizados na Margem Esquerda (Guarujá) do porto. Os terminais da Cargill e da Santos-Brasil, por exemplo, são vizinhos de favelas que se expandiram em direção às instalações.

Segundo Quintanilha, o objetivo é impedir que novos terrenos da União no porto sejam ocupados por moradias irregulares, pois o próprio Plano de Desenvolvimento e Zoneamento do Porto de Santos (PDZPS) prevê que tais espaços devam ser utilizados para movimentação de cargas.

‘‘A idéia é que o CAP conscientize a Codesp e a Prefeitura de Guarujá de que há uma necessidade de ter uma ação para congelar as invasões’’, explicou Quintanilha. Ele afirmou que a sugestão de tratar o tema das invasões no CAP foi dada pela recém-empossada diretoria da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), durante visita ao complexo santista, no mês passado.

O pedido será feito por meio de uma correspondência que o colegiado deverá enviar à estatal nos próximos dias. Da resposta da Codesp, explicou Quintanilha, deverá constar as ações de que a estatal pretende lançar mão para evitar novas ocupações. Por exemplo, se há planos para cercar os terrenos ou se irá destacar vigilância específica para os locais.

O problema ocorre exclusivamente na Margem Esquerda, afirmou Quintanilha. Mas recentemente, mendigos passaram a utilizar de forma esporádica os armazéns 1 e 2 do cais, localizados na Margem Direita (Santos), para dormirem. Após reportagem publicada em A Tribuna, a Autoridade Portuária destacou guardas portuários para vigiar o local. ‘‘Não tratamos disso, mas é lógico que se vamos ter uma ação desse nível na Margem Esquerda algo senelhante pode ser feito na Margem Direita’’, avaliou o presidente do CAP.

Dragagem - O presidente do CAP, Celso Quintanilha, e o coordenador do Comitê de Planejamento e Monitoramento da Dragagem no Porto do conselho, Sérgio Aquino, afirmaram que, um mês depois de instituído esse órgão, os operadores portuários verificaram ‘‘melhoras no serviço de dragagem’’ do cais.

Segundo Aquino, duas ações contribuíram para tal conclusão. A primeira foi a própria criação do Comitê, cujo procedimento é cobrar passo a passo as ações da Codesp sobre o serviço. A outra é que ‘‘a própria Codesp conseguiu evoluir na sua área de dragagem. Hoje, não há praticamente mais problemas nos berços de atracação’’. A próxima reunião do CAP ficou marcada para o dia 21 do mês que vem.


Fonte: A Tribuna (Santos)

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Seminário
PPSA destaca potencial de upsides nas áreas que serão le...
02/09/25
Apoio Offshore
Posidonia incorpora PSV Posidonia Lion, sua primeira emb...
02/09/25
Brasil
ETANOL/CEPEA: Menor oferta sustenta preços em agosto pel...
02/09/25
Meio Ambiente
Brasol reduz emissões de GEEs em 72% e atinge marca de 7...
01/09/25
Combustível
Etanol anidro e hidratado registram alta na última seman...
01/09/25
Reconhecimento
Pesquisadora do Mackenzie conquista Prêmio Inventor Petr...
29/08/25
Combustíveis
IBP e FIESP debatem descarbonização da indústria rumo à ...
29/08/25
Etanol
Asprovac, afiliada da ORPLANA, passa a ter representação...
29/08/25
Royalties
Valores referentes à produção de junho para contratos de...
29/08/25
Gás Natural
BRAVA anuncia novo modal para venda de gás na Bahia
28/08/25
Combustíveis
ANP participa da operação Carbono Oculto, para coibir ir...
28/08/25
IBP
Posicionamento - Operações representam passo fundamental...
28/08/25
Subsea
OneSubsea entrega primeira árvore de natal molhada de Bú...
28/08/25
Offshore
MODEC firma parceria para desenvolver tecnologia inédita...
28/08/25
Energia Elétrica
Bandeira vermelha eleva custo da energia, mas associados...
27/08/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
IBP debate investimentos em infraestrutura e logística n...
27/08/25
ANP
Segunda etapa de audiência pública debate classificação ...
27/08/25
IBP
RELIVRE reafirma a competência federal referente à ativi...
27/08/25
Royalties
Valores referentes à produção de junho para contratos de...
27/08/25
ANP
Pesquisa, desenvolvimento e inovação: ANP atualiza Paine...
27/08/25
Seminário
PPSA abre inscrições para Seminário de Lançamento do Lei...
27/08/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23