Redação TN Petróleo/Assessoria
A CBO concluiu o projeto de hibridização do PSV CBO Wiser, que consistiu na instalação de um sistema de baterias - para ser usado como fonte alternativa de energia - e tecnologia de propulsão híbrida, permitindo que o motor da embarcação alterne entre o diesel e a energia proveniente de baterias, aumentando sua eficiência energética e reduzindo as emissões de carbono. A embarcação faz parte de contrato com a Equinor Brasil, em vigor desde 2022.
O projeto é uma colaboração entre CBO, Equinor Brasil e Wärtsilä. O CBO Wiser foi a primeira embarcação a realizar essa instalação no Brasil, e é a segunda embarcação de propulsão híbrida a operar na América Latina, sendo a primeira o PSV Delta Commander, embarcação operada também pela CBO em parceria com o armador Delta Logistics Limited, que foi a primeira embarcação híbrida a operar no mercado de apoio marítimo no país, reforçando o DNA de inovação e pioneirismo da CBO.
Sobre a CBO - A CBO Holding S.A., em conjunto com suas controladas (coletivamente, "Grupo CBO") é uma das pioneiras no Brasil no setor de apoio marítimo à indústria de exploração e produção ("E&P") offshore de óleo e gás natural em operações de alto grau de complexidade, atuando por meio da sua frota de embarcações, com tripulação própria que suportam a cadeia de E&P de forma essencial desde a exploração, passando pela produção e descomissionamento. O Grupo CBO conta atualmente com a segunda maior frota de embarcações de apoio marítimo no país e top 10 no ranking mundial, com características tecnológicas adequadas e prontas para operar junto ao setor de E&P, sobretudo em águas de alta profundidade, como o Pré-Sal brasileiro.
Fale Conosco
21