Energia elétrica

CCEE prevê repasse de R$ 2,6 bi para usuários de energia de reserva

Reuters, 10/08/2021
10/08/2021 17:34
Visualizações: 893 (0) (0) (0) (0)

Os usuários de energia contratada em leilões de reserva, que visam a segurança do sistema interligado nacional (SIN), deverão receber um repasse de 2,6 bilhões de reais, devido a um superávit na conta que remunera o serviço, disse nesta terça-feira a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

Usuários de Energia de Reserva podem ser agentes de distribuição; consumidores livres; consumidores especiais; autoprodutores na parcela da energia adquirida; produtores de geração com perfil de consumo; ou agentes de exportação.

InstitucionalA previsão é que, do total de recursos, 264 milhões de reais sejam repassados na contabilização de julho, 1,1 bilhão de reais na contabilização de agosto e 1,2 bilhão de reais na contabilização de setembro.

Dois fatores, segundo a CCEE, foram fundamentais para a entrada de recurso na Conta de Energia de Reserva (Coner): previsão de Preço de Liquidação das Diferenças (PLD) em patamares elevados e as expectativas de geração das usinas contratadas no âmbito da Energia de Reserva.

"Baseados nesses fatos, foram realizadas simulações que mostraram que o montante arrecadado é suficiente para o atendimento das obrigações e permite ainda o repasse do excedente de Energia de Reserva", disse a câmara de comercialização.

Quando o PLD está baixo e o montante arrecadado não consegue cobrir todas as despesas, é necessário cobrar o encargo de energia de reserva de todos os consumidores para garantir a receita fixa das usinas. Do contrário, se esta conta foi superavitária, poderá ocorrer o Repasse de Excedente Financeiro aos consumidores de Energia de Reserva.

Divulgação

A energia de reserva, cuja contratação ocorre nos Leilões de Energia de Reserva (LER), busca complementar os volumes de geração disponíveis no SIN, contribuindo para que não haja déficit de abastecimento mesmo em caso de aumento da demanda.

As usinas são remuneradas por meio de uma receita fixa anual dividida em 12 vezes, de acordo com valores negociados nos leilões, por meio da Coner.

Toda a energia gerada é liquidada no Mercado de Curto Prazo, por meio do Agente de Contratação de Energia de Reserva (ACER), e valorada ao PLD.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Etanol
ORPLANA reafirma compromisso com a governança e transpar...
06/05/25
OTC HOUSTON 2025
Para divulgar o potencial energético do Rio de Janeiro, ...
06/05/25
OTC HOUSTON 2025
Fábio Mitidieri participa da abertura do Pavilhão Brasil...
06/05/25
Meio Ambiente
Aterro Zero: Refinaria de Mataripe conquista certificação
06/05/25
ANP
Produção de petróleo e gás natural no pré-sal registra r...
06/05/25
OTC HOUSTON 2025
Para divulgar o potencial energético do Rio de Janeiro, ...
05/05/25
OTC HOUSTON 2025
Brasil leva maior delegação estrangeira para feira de pe...
05/05/25
OTC HOUSTON 2025
IBP marca presença na programação da OTC Houston 2025
05/05/25
OTC HOUSTON 2025
Petrobras participa da OTC 2025, em Houston (EUA)
02/05/25
Bacia de Campos
Prio assina com a Equinor Brasil a aquisição de 60% dos ...
02/05/25
Rio de Janeiro
Porto do Rio de Janeiro atrai novo investimento privado ...
01/05/25
Combustíveis
Etanol e gasolina estão quedas nos preços em abril, apon...
01/05/25
Startups
Concluída a avaliação das startups inscritas na primeira...
01/05/25
OTC HOUSTON 2025
Profissionais do Grupo MODEC serão homenageados na OTC 2025
30/04/25
Pessoas
Paulo Cesar Montagner toma posse como 14º reitor da Unicamp
30/04/25
Etanol
Cana-de-açúcar tem produção estimada em 663,4 milhões de...
30/04/25
Captura de CO2
Impact Hub e Tencent lançam programa que disponibiliza a...
30/04/25
Resultado
Com recordes no pré-sal, Petrobras cresce 5,4% de produç...
30/04/25
Internacional
Petrobras apresenta oportunidades de investimento no set...
29/04/25
Royalties
Valores referentes à produção de fevereiro para contrato...
29/04/25
Biometano
TBG desenvolve projeto de Hub de Biometano para incremen...
29/04/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22