Energia Solar

Ceará responde por 67,2% da geração solar do Brasil

Diário do Nordeste - 24/06/2016
24/06/2016 10:53
Visualizações: 1513

Apesar de ainda ter participação incipiente na cadeia energética nacional, a geração fotovoltaica tem ganhado cada vez mais espaço ao longo dos últimos anos, principalmente por ser uma forma deenergia limpa e sustentável. Neste cenário, o Ceará desponta como o maior destaque na geração deenergia solar do Brasil, posto que responde sozinho por 67,24% do total da potência outorgada no País. A informação consta no estudo Logística de Energia 2015 - Redes e Fluxos do Território, divulgado ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo a pesquisa, que compila dados consolidados de 2014, chama a atenção a quantidade de empreendimentos instalados no Ceará com a capacidade de produzir energia elétrica a partir da luz do sol. O Estado possui, por exemplo, o maior projeto de geração distribuída industrial de energiasolar do País, que é a usina do Grupo Telles. Localizada na geografia do município de Pindoretama, entre Aquiraz e Cascavel, o parque de geração solar terá futuramente 9.223 painéis fotovoltaicos, dos quais mais de mil já foram instalados.

Eólica

Também em constante crescimento, a geração eólica do Brasil avançou aproximadamente 460%, de 2010 para 2014, atingindo 12.210 Gwh, ou seja, 2,1% do total gerado no Brasil, informou o IBGE. Conforme o levantamento, apesar da pequena participação na matriz nacional, as eólicas continuam recebendo bons investimentos e tendem a registrar uma fatia maior da matriz nos próximos anos.

O Ceará, aliás, é o segundo estado mais importante na geração eólica do País, com participação de 23,38%, atrás apenas do Rio Grande do Norte (31,32%). O IBGE destaca, inclusive, que apenas quatro estados concentram 90,99% de toda a geração eólica brasileira. Fora Ceará e Rio Grande do Norte, o ranking é completado por Rio Grande do Sul (19,43%) e Bahia (16,86%).

Poços de petróleo

Ainda de acordo com a pesquisa, o Ceará concentra uma maior distribuição dos poços produtores de petróleo e gás natural em mar (4,99%), contudo, em terra, esse número decresce para 3,92%. Em relação a capacidade de refino, o Estado produz um total de 8.176,77 barris/dia.

Em fevereiro, a ANP revelou que a exploração terrestre de petróleo em território cearense, que sempre foi muito maior do que a marítima, apresentou recuo considerável ao longo da última década. Atualmente, por exemplo, o Estado conta com 261 poços produtores na área terrestre, um número 31,6% inferior ao registrado em 2005.

No que diz respeito à produção de gás natural, o Estado registrou, em 2014, 32,75 milhões de barris, representando 0,10% do rendimento nacional. Já a capacidade de produção de etanol apresenta uma média de 233 m³/dia, pouco menos do que o biodiesel (301,71 m³/dia).

Produção concentrada

Superar as desigualdades e atender à demanda energética em um país continental como o Brasil são os principais desafios a serem superados no sistema de distribuição, conclui o estudo Logística deEnergia 2015 - Redes e Fluxos do Território.

O documento sinaliza concentração excessiva da produção, distribuição e logística energética nas regiões Sudeste, Sul e parte do Centro-Oeste do País. No Sudeste, por exemplo, o Rio de Janeiro responde por quase 70% de toda a produção de petróleo (68,4%) e por 34,8% da produção de gás natural; o Espírito Santo, por sua vez, é responsável por 16,3% da produção de petróleo e São Paulo, (7,2%).

Da produção de gás nacional, 62,8% se concentra em três estados: Rio de Janeiro (34,8%), Espírito Santo (14,9%) e São Paulo (13,1%). Das 17 refinarias do Parque Nacional de Refino, cinco ficam no Sudeste: São Paulo (5) e Rio de Janeiro (2). O Rio Grande do Sul tem duas.

A concentração indica que 39% da capacidade de refino no Brasil estão no interior de São Paulo, 10,9% no Rio de Janeiro e 9,3% no Rio Grande do Sul. Assim, as regiões Sul e Sudeste reúnem 59,2% da capacidade de refino no Brasil. Ao todo, 92,5% do volume de produção do petróleo ocorre em ambiente marinho e apenas 7,5% no continente, informou o IBGE.

 

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Royalties
Hidrelétricas da ENGIE Brasil repassam R$ 49,8 milhões e...
23/04/26
BOGE 2026
Maior encontro de petróleo e gás do Norte e Nordeste te...
23/04/26
Oportunidade
Firjan SENAI tem mais de 11 mil vagas gratuitas em quali...
22/04/26
Combustíveis
Etanol aprofunda queda na semana e amplia perdas no acum...
20/04/26
P&D
Centro de pesquisa na USP inaugura sede e impulsiona tec...
17/04/26
PPSA
Produção de petróleo da União atinge 182 mil barris por ...
17/04/26
Reforma Tributária
MODEC patrocina debate sobre reforma tributária no setor...
17/04/26
E&P
Revisão de resolução sobre cessão de contratos de E&P é ...
17/04/26
Estudo
Consumo de gás natural cresce 3,8% em 2025 no Brasil
17/04/26
Apoio Marítimo
Mesmo com tensões globais, setor marítimo avança e refor...
17/04/26
Internacional
Petrobras assina participação em novo bloco exploratório...
17/04/26
PPSA
Petrochina arremata carga da União de Bacalhau em leilão...
17/04/26
Rio de Janeiro
Firjan calcula que, só em 2025, estado do Rio acumulou p...
16/04/26
Refino
Refinaria de Mataripe, da Acelen, reduz consumo total de...
16/04/26
Cana Summit
No Cana Summit 2026, ORPLANA e UNICA formalizam revisão ...
16/04/26
Royalties
Firjan anuncia mobilização para defender interesse do RJ...
16/04/26
Reconhecimento
3º Prêmio Foresea de Fornecedores premia melhores empres...
16/04/26
Cana Summit
Abertura do Cana Summit 2026: autoridades e especialista...
15/04/26
Gás Natural
TBG e SCGás inauguram nova estação em Santa Catarina e a...
15/04/26
Espírito Santo
Indústria de Petróleo e Gás no ES deve investir mais de ...
15/04/26
Investimentos
SEAP: Bacia Sergipe-Alagoas irá receber dois FPSOs
14/04/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23