Navegação

China bloqueia supercargueiros de minério

Para contornar restrições, a Vale vem desenvolvendo planos para que sua frota "Valemax" desembarque o minério em outros polos de distribuição fora da China, como as Filipinas e a Malásia, onde a carga poderia ser transferida para navios menores.&nb

Valor Econômico
01/02/2012 12:55
Visualizações: 1239
A China publicou uma declaração crítica questionando a segurança de navios muito grandes, o que significa um choque para as aspirações da Vale, mineradora brasileira que vem tentando obter permissão para que sua frota de grandes cargueiros de minério atraquem no país.

Os supercargueiros da Vale que transportam minério de ferro foram apelidados de "Valemax" e têm convés do tamanho de três campos de futebol. Os navios tornaram-se um motivo de preocupação para a mineradora porque eles não receberam as autorizações necessárias para atracar nos portos da China, maior consumidor mundial de minério de ferro.

Apesar de um navio "Valemax", o Berge Everest, ter sido autorizado a descarregar no porto de Dalian em dezembro, o comunicado do Ministério dos Transportes chinês diz que os portos não poderão mais decidir caso a caso se navios de grande porte podem ser admitidos.

Embora Pequim não tenha mencionado especificamente a Vale, os chineses vão endurecer as restrições para todos os navios de grande porte, inclusive a frota "Valemax". Em um desses navios, o Vale Beijing, ocorreu recentemente um vazamento misterioso enquanto embarcava sua primeira carga no Brasil, levando alguns especialistas na China a questionarem a segurança dessa frota.

"Não estamos otimistas sobre a situação da segurança das operações portuárias para navios de grande porte, especialmente as operações de atracação de navios de supergrande porte, cujas dimensões excedem os padrões de projeto permitidos", disse o Ministério dos Transportes em um comunicado. "Levando em conta os consideráveis perigos ocultos, decidimos ajustar o sistema de gestão portuária no que diz respeito à atracação de navios de grande porte".

Para contornar essas restrições, a Vale vem rapidamente desenvolvendo planos para que sua frota "Valemax" desembarque o minério de ferro em outros polos de distribuição fora da China, como as Filipinas e a Malásia, onde o minério de ferro poderia ser transferido para navios menores, que seriam então autorizados a atracar na China.

Os obstáculos que a China tem oposto à frota "Valemax" é a mais recente perturbação em meio a antigas tensões entre a China e as maiores mineradoras de ferro do mundo - BHP Billiton, Rio Tinto e Vale - também conhecidas como "as três grandes".

A China comprou mais de metade do minério de ferro comercializado mundialmente no ano passado. Mas as siderúrgicas chinesas com frequência mantêm um relacionamento conturbado com as três grandes mineradoras de ferro, rotineiramente acusadas de práticas monopolistas, ou de conspirarem para elevar os preços do minério de ferro, por organizações do setor siderúrgico.

Os ataques contra a frota "Valemax" foram encabeçados pela Associação dos Armadores Chineses, muitas de cujas empresas membros viram seus lucros despencar em meio à crise na navegação mundial. A Associação de Armadores disse que a frota "Valemax" vai agravar o excesso de capacidade no setor de transportes e pode ser insegura.

Um porta-voz da Vale em Xangai recusou-se a comentar as informações.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Petroquímica
Petrobras assina novos contratos de longo prazo com a Br...
19/12/25
Energia Eólica
ENGIE inicia operação comercial total do Conjunto Eólico...
18/12/25
Parceria
Energia renovável no Brasil: Petrobras e Lightsource bp ...
18/12/25
Biorrefinaria
Inpasa anuncia nova biorrefinaria em Rondonópolis (MT) e...
18/12/25
iBEM26
Startup Day vai mostrar tendências e inovações do setor ...
17/12/25
PD&I
Rio ganha novo Centro de Referência em Tecnologia da Inf...
17/12/25
Etanol de milho
Produção de etanol de milho cresce, mas disputa por biom...
17/12/25
Gás Natural
Produção de gás natural bate recorde no Brasil, e consum...
17/12/25
Biodiesel
ANP reúne representantes de laboratórios para discussões...
17/12/25
Pré-Sal
Cerimônia marca início da produção do campo de Bacalhau,...
17/12/25
Logística
Santos Brasil recebe autorização para operar com capacid...
16/12/25
Indicadores
ETANOL/CEPEA: Indicadores são os maiores da safra 25/26
16/12/25
Sergipe
Projeto Sergipe Águas Profundas reforça expansão da ofer...
15/12/25
Etanol
Hidratado sobe pela 9ª semana seguida
15/12/25
Meio Ambiente
Shell Brasil, Petrobras e CCARBON/USP lançam o Carbon Co...
12/12/25
Energia Solar
Desafios de topografia na geração de energia solar: conh...
12/12/25
Oferta Permanente
Seminário da ANP apresenta informações sobre a Oferta Pe...
12/12/25
Drilling
SLB conclui a construção do primeiro poço de injeção de ...
12/12/25
Drilling
Shell assina contrato com a Valaris para uso de sonda of...
12/12/25
Royalties
Estudo revela proporção de royalties na receita municipa...
12/12/25
Sergipe Oil & Gas 2026
SOG26 destaca Sergipe como nova fronteira na produção de...
12/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.