Mercado

China busca novo modelo para preços do minério de ferro

Valor Online
31/10/2011 12:55
Visualizações: 999
A China, maior comprador mundial de minério de ferro, tem mantido conversações com a Vale, Rio Tinto e BHP Billiton com vistas à criação de um novo mecanismo de formulação de preços do minério, após a nova queda dos valores praticados no mercado à vista.

"Esperamos estabelecer um novo mecanismo de preços estável, transparente, justo e razoável”, afirmou hoje (31) a jornalistas em Pequim o vice-presidente e secretário-geral da Associação de Ferro e Aço da China (Cisa), Zhang Changfu. “Queremos torná-lo mais organizado e saudável”.

Os preços do minério de ferro para entrega imediata caíram 32% neste mês, na esteira do aperto do crédito da China e da redução na demanda por aço por parte de construtores e montadoras. A Baoshan Iron & Steel Co, maior siderúrgica da China, está em tratativas com a Vale acerca dos preços do minério no quarto trimestre e espera que seus custos com matéria-prima caiam sob um novo modelo de preços, afirmou o gerente-geral da companhia, Ma Guoqiang, durante teleconferência com investidores.

A Vale, a BHP e a Rio Tinto abandonaram em 2010 um modelo de fixação de preços anuais, que vigorou por cerca de 40 anos, em favor dos contratos trimestrais de minério de ferro a partir de valores praticados no mercado à vista.

A queda nos preços da commodity está acelerando alteração para modelos de menor prazo e mais próximos do mercado à vista, afirmou a analistas na semana passada o principal executivo da Rio Tinto, Tom Albanese. A companhia, segunda maior produtora de minério de ferro do mundo, vendeu cerca de 86% de sua produção com preços em bases trimestrais, afirmou.

A BHP, terceira maior produtora da commodity, está negociando a “vasta maioria” de seu minério de ferro com preços mensais, segundo o presidente-executivo Marius Kloppers. Os três principais produtores controlam 62% do comércio marítimo global de minério, segundo a Bloomberg Industries.

Os preços do minério de ferro poderão cair para US$ 95 a tonelada métrica no curto prazo, atingindo o nível mais baixo em mais de dois anos, antes da recuperação prevista para 2012, avaliam em relatório os analistas Peter Richardson e Joel Crane, do Morgan Stanley.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
RenovaBio
Instituto Totum certifica produção de etanol da Diana Bi...
27/10/26
GNL
Edge e Compagas avançam em projeto de GNL para ampliar o...
27/10/26
Energia Elétrica
Abraceel inaugura autorregulação para reforçar segurança...
27/10/26
Mato Grosso
Além do agro, Sinop amplia espaço para serviços e novos ...
26/10/26
Pré-Sal
PPSA realiza 10º Leilão Spot na próxima quarta-feira
26/10/26
Etanol
IA ajuda Raízen a antecipar riscos e combater incêndios ...
23/10/26
Descomissionamento
Painel dinâmico traz novas funcionalidades sobre ativida...
23/10/26
ANP
Encontro Nacional do PRH-ANP reúne 414 participantes com...
23/10/26
Gás Natural
Leilão da PPSA traz competitividade à indústria nacional
22/10/26
Firjan
Boletim Rio Exporta destaca que estado do Rio obtém cres...
21/10/26
Refino
Acelen assume naming rights e amplia presença da marca n...
21/10/26
Gás Natural
ANP adia audiência pública sobre o Gas Release para 19/11
21/10/26
Gás Natural
1º Leilão de Gás Natural da União tem 36 empresas habili...
20/10/26
BPC 2026
Eficiência, inovação e regulação dominam os debates hoje
20/10/26
ANP
Seminário da ANP debate desempenho da indústria de petró...
20/10/26
Biometano
White Martins amplia atuação em soluções energéticas com...
20/10/26
Pré-Sal
P-82 inicia viagem rumo ao Brasil
20/10/26
BPC 2026
Segurança energética e a nova onda da exploração
19/10/26
Evento
Brazilian Petroleum Conference (BPC 2026) começa na segu...
19/10/26
iBEM27
Terceiro encontro internacional de energia abre calendár...
19/10/26
Resultado
Produção de petróleo da União marca 313 mil barris por d...
19/10/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25