Amazonas

Cigás ultrapassa meta anual de usuários contratados

Redação TN Petróleo/Assessoria Cigás
09/10/2024 07:23
Cigás ultrapassa meta anual de usuários contratados Imagem: Divulgação Visualizações: 1979

A Cigás ultrapassou a meta de unidades consumidoras (UC’s) contratadas para este ano. Até o fim de agosto, a concessionária dos serviços públicos de distribuição e comercialização de gás natural (GN) alcançou 21.351 UC’s. O estabelecido no Plano de Negócios da Companhia para 2024 era alcançar 20.197. A meta de crescimento de unidades consumidoras, em relação ao previsto no plano de negócios, foi ultrapassada em 5,5%. De acordo com o diretor técnico-comercial da Cigás, Clovis Correia Junior (foto), a maior adesão de usuários ao serviço de distribuição de GN canalizado é impulsionada pelas vantagens proporcionadas pelo combustível. “O gás natural pode gerar aos seus usuários economia de até 56%, a depender do segmento, em relação a outros combustíveis, conforme estudos da Companhia baseados em dados da ANP”, ressalta o executivo, o qual destaca ainda o intenso trabalho de prospecção de novas unidades consumidoras que a Cigás realiza.

Outro importante benefício proporcionado pela ampliação do uso do gás natural é o ambiental. Isso se deve em razão do GN ser o combustível fóssil mais limpo, destacando-se ainda como de importância estratégica para a segurança energética do País. Para ratificar essa condição, estudo recente produzido por especialistas da Companhia indicaram que 6,2 milhões de toneladas de carbono equivalente (gases de efeito estufa – GEE) deixaram de ser emitidas com o uso do gás natural na geração de energia elétrica, no Amazonas, com a troca do óleo combustível pelo GN. O período de abrangência do estudo foi de 2010, quando iniciou a operação comercial da Companhia, até 2023. Os usuários também usufruem da comodidade por se tratar de um fornecimento contínuo viabilizado pela infraestrutura de gasodutos subterrânea construída pela concessionária, pagamento somente após o consumo efetivo e segurança na operação. Entre as mais de 21 mil unidades consumidoras contratadas estão usinas termelétricas da capital e dos municípios de Anamã, Anori, Codajás, Caapiranga e Coari, onde o GN é usado na geração de energia elétrica; indústrias de variados segmentos do Polo Industrial de Manaus (PIM); estabelecimentos comerciais e de prestação de serviço, entre os quais os principais shoppings da cidade, supermercados, lavanderias, restaurantes, o Hospital e Pronto-Socorro Delphina Aziz; postos de abastecimento de gás natural veicular (GNV); e usuários residenciais verticais.

Conforme o diretor técnico-comercial, a Cigás tem um arrojado plano de expansão do sistema de distribuição de gás natural. Conforme o Plano de Negócios vigente da Companhia, o montante a ser aplicado na expansão do sistema de distribuição de gás natural é de R$ 360 milhões. O planejado é alcançar 432 quilômetros e superar a expressiva marca de 35 mil usuários de gás natural até 2028. Hoje, a rede de distribuição de gás natural já ultrapassou 300 quilômetros de extensão.

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Reconhecimento
ENGIE Brasil obtém nota máxima no CDP, entidade global q...
08/01/26
Ceará
Empresas cearenses lideram projeto H2MOVER-Pecém, seleci...
07/01/26
Apoio Marítimo
Ambipar realiza mais de 600 atendimentos no ano em respo...
06/01/26
Santos
Petrobras celebra 20 anos da Unidade da Bacia de Santos
06/01/26
Bacia de Pelotas
TGS disponibiliza aplicativo de segurança marítima para ...
06/01/26
Diesel
Petrobras e Vale avançam com parceria no fornecimento de...
05/01/26
ANP
Em novembro o Brasil produziu 4,921 milhões de barris boe/d
05/01/26
Negócio
KPMG: fusões e aquisições em petróleo têm recuo de quase...
05/01/26
Etanol
Anidro e hidratado iniciam o ano em alta pelo Indicador ...
05/01/26
Pré-Sal
Com a FPSO P-78, Petrobras inicia produção de Búzios 6
02/01/26
Pré-Sal
Seatrium conquista primeiro marco do escopo completo da ...
02/01/26
Biometano
Edge e Orizon obtêm autorização da ANP para comercializa...
02/01/26
Biodiesel
ANP prorroga suspensão da comercialização de biodiesel e...
30/12/25
Portos
Governo Federal aprova estudos finais para arrendamento ...
30/12/25
Petrobras
Brasil avança para atender demanda de combustível susten...
29/12/25
Leilão
Petrobras coloca em leilão online as plataformas P-26 e P-19
29/12/25
Automação
A capacitação da tripulação e a conectividade são os ver...
29/12/25
Royalties
Valores referentes à produção de outubro para contratos ...
24/12/25
PD&I
ANP aprimora documentos relativos a investimentos da Clá...
23/12/25
CBios
RenovaBio: prazo para aposentadoria de CBIOS por distrib...
23/12/25
GNV
Sindirepa aguarda redução no preço do GNV para o início ...
23/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.