E&P

Cinco novas empresas criadas na Venezuela

Diário Digital
16/08/2006 00:00
Visualizações: 5128

Empresas petrolíferas da Venezuela, Espanha, Brasil e Argentina assinaram um acordo para a criação de cinco empresas centradas na exploração do crude (petróleo) em território venezuelano, foi hoje anunciado em Caracas.

Segundo um comunicado da Corporação Venezuelana de Petróleo (CPV), a petrolífera estatal Petróleos da Venezuela S.A. (Pdvsa), da qual é filial, assinou um contrato com a brasileira Petrobras para criar as empresas mistas (com capital público e estatal) Petroven-Bras, Petroritupano e Petrokariña. Estas novas empresas centrarão as suas acções nos campos do leste venezuelano, onde se produzem actualmente 50.000 barris diários de petróleo.

Por outro lado foi ainda assinado um acordo com a Repsol de Espanha para a criação da empresa Petroquiriquire, e com a Argentina CGC para a criação da empresa Pretronado, para explorar vários poços petrolíferos do oeste venezuelano , cuja produção diária ronda os 35.000 barris.

Os acordos fazem parte do processo de migração de antigos convénios operacionais para empresas mistas, nas quais o Estado venezuelano terá um participação de 60%, correspondendo os restantes 40% do capital a empresas privadas.

A Corporação Venezuelana de Petróleo é a filial da Pdvsa que administra os negócios e acordos realizados entre a petrolífera estatal, com capitais nacionais e as empresas estrangeiras.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Etanol
IA ajuda Raízen a antecipar riscos e combater incêndios ...
23/10/26
Descomissionamento
Painel dinâmico traz novas funcionalidades sobre ativida...
23/10/26
ANP
Encontro Nacional do PRH-ANP reúne 414 participantes com...
23/10/26
Gás Natural
Leilão da PPSA traz competitividade à indústria nacional
22/10/26
Firjan
Boletim Rio Exporta destaca que estado do Rio obtém cres...
21/10/26
Refino
Acelen assume naming rights e amplia presença da marca n...
21/10/26
Gás Natural
ANP adia audiência pública sobre o Gas Release para 19/11
21/10/26
Gás Natural
1º Leilão de Gás Natural da União tem 36 empresas habili...
20/10/26
BPC 2026
Eficiência, inovação e regulação dominam os debates hoje
20/10/26
ANP
Seminário da ANP debate desempenho da indústria de petró...
20/10/26
Biometano
White Martins amplia atuação em soluções energéticas com...
20/10/26
Pré-Sal
P-82 inicia viagem rumo ao Brasil
20/10/26
BPC 2026
Segurança energética e a nova onda da exploração
19/10/26
Evento
Brazilian Petroleum Conference (BPC 2026) começa na segu...
19/10/26
iBEM27
Terceiro encontro internacional de energia abre calendár...
19/10/26
Resultado
Produção de petróleo da União marca 313 mil barris por d...
19/10/26
Biometano
Necta destaca avanço do biometano em São Paulo durante a...
19/10/26
Fiscalização
ANP e Senacon fiscalizam mercado de combustíveis para co...
16/10/26
Energia Nuclear
Relatório global aponta que apoio à energia nuclear supe...
16/10/26
Pessoas
Presidente da ABiogás integra a lista "As 100 Mulheres P...
16/10/26
Resultado
Petrobras alcança R$ 800 bilhões em valor de mercado e r...
16/10/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25