Cabotagem

CMA CGM almeja o mercado de cabotagem

    Terceira maior transportadora marítima do mundo, com faturamento de 5,7 bilhões de euros, a CMA CGM está expandindo os negócios no país. A empresa investiu cerca de US$ 5 milhões no último ano para reforçar a rede comercial, e pretende elevar em 32% o faturamento de US$ 30...

Redação
28/03/2006 00:00
Visualizações: 350 (0) (0) (0) (0)
    Terceira maior transportadora marítima do mundo, com faturamento de 5,7 bilhões de euros, a CMA CGM está expandindo os negócios no país. A empresa investiu cerca de US$ 5 milhões no último ano para reforçar a rede comercial, e pretende elevar em 32% o faturamento de US$ 300 milhões do ano passado.
    Mas o investimento poderia ser muito maior se a empresa conseguisse entrar no promissor mercado de navegação de cabotagem. Segundo o diretor-geral Nelson Luiz Carlini, as duas formas possíveis de ter navios com bandeira nacional operando na costa brasileira seriam fabricando-os no país ou importando.
    A primeira, segundo ele, não funcionaria porque não há estaleiros em condições de produzir; e importar navios é considerado proibitivo por causa dos impostos que, segundo ele, chegam a 50% - um navio médio pode custar US$ 40 milhões. Na verdade, haveria uma terceira alternativa, que seria comprar navios que já estão operando, mas Carlini não os considera adequados: são pequenos e mal-conservados, o que exigiria investimentos significativos para recuperá-los - em alguns, faltam até guindastes.
    Carlini não conta com a possibilidade contratar os consórcios formados no país para construir os navios da Transpetro. Para ele, os estaleiros serão desmobilizados depois que terminarem o trabalho para a Petrobras. Carlini diz que o mercado de cabotagem está com forte demanda. As más condições da maioria das estradas, por um lado, e o custo do pedágio nas estradas privatizadas, por outro, são situações que estimulariam a procura pelo transporte de carga por navios, mesmo dentro do território do país - principalmente para distâncias superiores a 1,5 mil quilômetros.
    Mesmo com as barreiras, a CMA CGM cobiça disputar a cabotagem com Mercosul Line (da Maersk), Aliança Hamburg Süd e Docenave (da Vale do Rio Doce). O Brasil é considerado um mercado estratégico para o grupo CMA CGM, junto com China, Rússia e Índia. Em 2004, enquanto o mercado de transporte marítimos cresceu 18%, a companhia cresceu 46,6%.
    Em 2005, o setor cresceu 10,4% e a CMA CGM, 47%. Para este ano, os planos são elevar de 6% para 8% sua participação de mercado. Com os preços dos fretes em baixa, o negócio é buscar novos clientes. Em abril, a empresa abre o 19º escritório no país, em Uberlândia (MG). Carlini conta que a companhia está rumando em direção ao interior do país, principalmente para cidades médias.
    Para ele, nada mais natural, já que algumas indústrias importantes, como as agroindústrias, estão longe dos grandes centros do país. A companhia começará a atender os clientes muito antes de as cargas chegarem aos portos. Os contêineres podem ser carregados (ou estufados, no jargão do setor) em áreas próximas das unidades industriais e levados até os portos usando o transporte multimodal - trens, barcos, caminhões, etc. Um exemplo é o acordo operacional que a CMA CGM fechou com a Vale do Rio Doce para usar as instalações do porto seco da mineradora, em Uberlândia, incluindo pátios, galpões e terminal alfandegário para desembaraço de carga, para dar mais agilidade às operações.
    Carlini confirma o acirramento da concorrência por causa da queda dos preços dos fretes marítimos de quase 30%. Mesmo assim, disse que a intenção é elevar de 6% para 8% a participação de mercado neste ano. No mundo, a CMA CGM, um grupo europeu, tem mais de 400 escritórios e agências e frota de 250 navios porta-contêineres, que ligam 216 portos em 126 países.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Brandend Content
BR MED revoluciona o setor de Saúde Corporativa no Offsh...
29/11/24
Mossoró Oil & Gas Expo
Desativação de instalações soma mais de R$ 57 bilhões em...
29/11/24
Mossoró Oil & Gas Expo
Empresário mossoroense lança livro no maior evento onsho...
29/11/24
Mossoró Oil & Gas Expo
Engepetrol marca presença na Mossoró Oil & Gas Energy
29/11/24
Mossoró Oil & Gas Expo
Business Meeting revela oportunidades de negócios no onshore
29/11/24
Mossoró Oil & Gas Expo
Mossoró Oil & Gas destaca integração energética
28/11/24
Mossoró Oil & Gas Expo
A Oil States marca presença na 9ª edição da Mossoró Oil ...
28/11/24
Mossoró Oil & Gas Expo
Sócio da Progel participa de painéis no Mossoró Oil & Ga...
28/11/24
Etanol
ANP aprova a publicação do relatório de investigação de ...
28/11/24
Gás Natural
Naturgy apresenta perspectivas do Gás Natural para 2025
28/11/24
Seguro
Produção de petróleo e gás em alto-mar impulsiona mercad...
28/11/24
Acordo
Petrobras assina Acordo de Princípios com a European Energy
28/11/24
Exploração
ANP debate aprimoramento de normas sobre dados digitais ...
28/11/24
Robótica
Firjan SESI realiza Torneio de Robótica no Parque Olímpi...
28/11/24
Desinvestimento
Petrobras divulga teaser para cessão de participação min...
28/11/24
Mossoró Oil & Gas Expo
Especialistas propõem melhorias no licenciamento ambient...
28/11/24
Diesel
Diesel comum e S-10 aumentam em novembro e atingem preço...
28/11/24
Royalties
Valores referentes à produção de setembro para contratos...
28/11/24
Reforma Tributária
Estudo mostra os impactos da reforma tributária no setor...
27/11/24
Reconhecimento
Foresea conquista Prêmio Inbrasc 2024 e se consolida com...
27/11/24
Mossoró Oil & Gas Expo
Sistema FIERN participa da abertura e destaca apoio dado...
27/11/24
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

21