Porto de Santos

Codesp deve 3 meses à OAS

<P>A Codesp está com três faturas das obras da avenida perimetral do Porto de Santos atrasadas. O Governo Federal bloqueou o uso do dinheiro reservado para o empreendimento e, agora, a estatal aguarda a liberação de novos recursos para quitar as dívidas ainda nesta semana. Apesar do atraso, a C...

A Tribuna - SP
09/05/2007 00:00
Visualizações: 399 (0) (0) (0) (0)

A Codesp está com três faturas das obras da avenida perimetral do Porto de Santos atrasadas. O Governo Federal bloqueou o uso do dinheiro reservado para o empreendimento e, agora, a estatal aguarda a liberação de novos recursos para quitar as dívidas ainda nesta semana. Apesar do atraso, a Construtora OAS — responsável pelo empreendimento — garantiu que continuará os trabalhos.
 
O valor da dívida da Codesp com a Construtora OAS já chega a R$ 1,8 milhão. O dinheiro é referente aos três últimos meses de trabalho da empreiteira, período que inclui a demolição de velhos armazéns e a preparação do solo para a elevação das pistas.
 
A inadimplência foi revelada a A Tribuna, ontem, pelo diretor de Administração e Finanças da Codesp, Mauro Marques. Segundo ele, a Autoridade Portuária recebeu em torno de R$ 6,5 milhões, no ano passado, para os primeiros custos da perimetral do cais santista. Entretanto, o dinheiro não foi utilizado no exercício anterior.
 
Acontece que, ao chegar o vencimento das faturas, a estatal portuária não pôde aproveitar o dinheiro ‘‘carimbado’’ para a perimetral. A justificativa, segundo a Codesp, é que a União classificou a verba como saldo de exercícios anteriores, medida que obriga a publicação de um decreto autorizando a sua utilização.
 
A solução adotada por Marques para saldar as dívidas com a empreiteira — conforme orientação do Ministério dos Transportes, pasta à qual a Docas é subordinada enquanto não é oficialmente criada a Secretaria Especial de Portos — foi pedir adiantamento dos recursos do Orçamento deste ano. A solicitação feita à União gira em torno do mesmo valor devido à OAS.
 
A expectativa da Autoridade Portuária é que o montante seja liberado ainda nesta semana.
 
Diante do cenário, Marques aproveitou para responder aos críticos da gestão da Codesp que os problemas enfrentados pela empresa na execução de empreendimentos são de ordem burocrática.

Obras - Técnicos da Construtora OAS garantiram que a construção da perimetral não será prejudicada em razão da inadimplência das três faturas iniciais. Eles disseram apenas que o atraso gera uma dificuldade adicional para o custeio dos trabalhos.
 
As pistas do primeiro trecho da perimetral devem começar a ser erguidas em uma semana.
 
Procurado pela Reportagem, o Ministério do Planejamento não respondeu sobre a liberação e o desbloqueio dos recursos.

Fonte: A Tribuna - SP

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Logística
Vast Infraestrutura inicia construção do parque de tanca...
26/08/25
Biodiesel
Rumo a uma navegação mais sustentável, Citrosuco inicia ...
26/08/25
ANP
Oferta Permanente de Concessão: resultado parcial do 5º ...
26/08/25
PD&I
Projeto Embrapii transforma algas de usinas hidrelétrica...
26/08/25
PPSA
Leilão de Áreas Não Contratadas será realizado em dezembro
26/08/25
IBP
Desafio iUP Innovation Connections inicia etapa de capac...
25/08/25
Transição Energética
Fórum Nordeste 2025 discute energias renováveis, sustent...
25/08/25
Margem Equatorial
10 perguntas e respostas sobre a Avaliação Pré-Operacion...
25/08/25
Internacional
UNICA participa de encontro internacional na Coreia de S...
25/08/25
Reconhecimento
HPG Lab é premiado no Prêmio Inventor Petrobras 2025 com...
25/08/25
Combustíveis
Etanol anidro recua e hidratado sobe na semana de 18 a 2...
25/08/25
Firjan
Rede de Oportunidades na Navalshore 2025 bate recorde de...
22/08/25
Mobilidade Sustentável
Shell Eco-marathon Brasil 2025 desafia os limites da mob...
22/08/25
Evento
Cubo Maritime & Port completa três anos acelerando desca...
22/08/25
IBP
27º Encontro do Asfalto discute futuro da pavimentação c...
22/08/25
RenovaBio
ANP aprova primeiro certificado da produção eficiente de...
22/08/25
Pessoas
Bruno Moretti é o novo presidente do Conselho de Adminis...
22/08/25
Gasodutos
ANP realizará consulta pública sobre propostas tarifária...
21/08/25
Combustíveis
Revendedores de combustíveis: ANP divulga orientações de...
21/08/25
Firjan
Investimentos no estado do Rio de Janeiro podem alcançar...
21/08/25
Energia Solar
Thopen inaugura 6 usinas solares e amplia atuação no Par...
21/08/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.