Pessoas

Codesp: interino é confirmado no cargo de presidente da companhia

O conselho de administração da Companhia Docas do Estado de São  Paulo (Codesp) aprovou nesta sexta-feira (24) o nome de Renato Ferreira Barco para presidente da estatal, que administra o porto de Santos (SP), o maior do país. Barco já atuava como presidente e

Valor Online
24/08/2012 14:55
Visualizações: 1017
O conselho de administração da Companhia Docas do Estado de São  Paulo (Codesp) aprovou nesta sexta-feira (24) o nome de Renato Ferreira Barco para presidente da estatal, que administra o porto de Santos (SP), o maior do país. Barco já atuava como presidente em exercício, após saída do executivo José Roberto Serra, em junho deste ano.

Barco está na Codesp desde 2008, quando foi chamado para liderar a então nova diretoria de planejamento estratégico e controle da empresa, subordinada à Secretaria de Portos (SEP). Na função, teve como principais atividades acompanhar o plano de expansão e de acessibilidade ao porto e implantar a nova estrutura organizacional para efetivar o papel da Codesp como autoridade portuária.

Atuando há quase 40 anos no sistema portuário santista, Barco passou pela iniciativa privada e pública. É formado em engenharia mecânica pela Faculdade de Engenharia de Mogi das Cruzes (UMC).

Sua última passagem antes de assumir a diretoria da Codesp foi na empresa Marimex, onde atuou desde 2000 como superintendente operacional do terminal retroportuário alfandegado.

Antes, trabalhou na Santos Brasil como assessor da presidência, tendo como principais atividades a gestão do contrato de arrendamento do terminal de contêineres (Tecon) arrendado pela empresa.

Entre os destaques da carreira, foi um dos executivos responsáveis por organizar e implantar o funcionamento do primeiro terminal especializado para contêineres da América Latina, o Tecon, inaugurado em 1981 e posteriormente arrendado pela Santos Brasil, em 1997.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Resultado
Com 5,597 milhões de boe/d, a produção nacional de petró...
01/07/26
Bioenergia
Hora do jogo: começa hoje o 19º Congresso Nacional da Bi...
01/07/26
Firjan
ABDAN e FIRJAN lançam Agenda Nuclear para um Brasil Comp...
01/07/26
SOG 2026
Distribuição de gás em Sergipe entra na agenda estratégi...
30/06/26
Energy Summit
CPFL Energia está entre os destaques do Energy Summit Aw...
30/06/26
Resultado
ANP divulga dados consolidados do setor regulado em 2025
30/06/26
Energy Summit
Copa Energia lança desafio de inteligência artificial pa...
30/06/26
Fenasucro
FenaBio debate avanço do SAF e o papel do Brasil na avia...
30/06/26
Transição Energética
Evento reúne especialistas para discutir os desafios e o...
29/06/26
ANP
Royalties: valores referentes à produção de abril foram ...
29/06/26
Combustível
Etanol fecha a semana em alta e amplia recuperação no me...
29/06/26
Margem Equatorial
Aprovada a indicação de 86 blocos na Margem Equatorial p...
27/06/26
Oferta Permanente
Oferta Permanente: ANP divulga empresas aptas a particip...
26/06/26
Energia Elétrica
Demanda por energia elétrica cai quase 11% nos jogos do ...
26/06/26
FPSO
MODEC e Eld Energy assinam Memorando de Entendimento par...
26/06/26
Biometano
Com apoio da ABiogás e da SEMIL, USP inaugura usina de e...
26/06/26
Rio de Janeiro
PIB do estado do Rio cresce 4,2%, puxado pelo desempenho...
26/06/26
Gás Natural
Naturgy investe R$ 4,7 milhões em infraestrutura de gás ...
26/06/26
GNL
Gás natural: aprovada resolução sobre acesso aos termina...
26/06/26
Fertilizantes
Petrobras assina contratos para retomada das obras da UF...
26/06/26
Acordo
Acelen Renováveis e Trafigura assinam acordo estratégico...
26/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.