Fenasucro

Cogeração, biometano e CCS colocam Brasil no centro da transição energética

Último dia da FenaBio, dentro da Fenasucro & Agrocana, apresentou como bioeletricidade, hidrogênio renovável e captura de carbono podem garantir competitividade e descarbonização. Feira mundial da bioenergia termina nesta sexta-feira, dia 15.

Redação TN Petróleo/Assessoria Fenasurcro & Agrocana
15/08/2025 10:13
Cogeração, biometano e CCS colocam Brasil no centro da transição energética Imagem: Divulgação Fenasurcro & Agrocana Visualizações: 89 (0) (0) (0) (0)

A 31ª Fenasucro & Agrocana, realizada em Sertãozinho (SP), encerrou nesta quinta-feira (14), a programação de conteúdo da FenaBio, consolidando a mensagem de que o Brasil reúne condições únicas para liderar a transição energética global, unindo competitividade, sustentabilidade e segurança energética.

Entre os destaques do dia, o painel sobre cogeração de energia mostrou como a bioeletricidade, produzida a partir da biomassa da cana, ocupa posição estratégica na matriz elétrica nacional e ainda possui grande potencial de crescimento. Atualmente, 52% das usinas exportam energia para a rede, mas há excedente de bagaço que poderia dobrar a capacidade instalada. Especialistas reforçaram que se trata de uma fonte renovável, distribuída e capaz de oferecer energia firme, menos suscetível às variações climáticas que afetam solar e eólica.

"Estamos falando de uma solução segura, inteligente e carbono neutro, que aproveita subprodutos da cana e pode incorporar novas tecnologias como o biogás e o biometano, diversificando as fontes e fortalecendo o sistema elétrico", afirmou Newton Duarte, presidente executivo da Cogen. "Com avanços regulatórios e coordenação setorial, a bioeletricidade pode ser um pilar ainda mais relevante na segurança energética do Brasil", completou.

Outros debates mostraram como o País pode agregar valor à biomassa, transformando resíduos da cana em hidrogênio renovável, e destacaram que não há caminho viável para descarbonizar o transporte pesado sem o uso de biocombustíveis como o biodiesel e o biometano. Também foram apresentadas oportunidades para o CCS (captura e armazenamento de carbono) na produção de etanol, capaz de gerar emissões negativas e ampliar a competitividade do setor.

O painel de encerramento reuniu lideranças como Roberto Rodrigues (FGV), Joaquim Levy (Banco Safra) e Mario Campos (Bioenergia Brasil), que reforçaram a importância de estabilidade macroeconômica, segurança regulatória e políticas públicas para atrair investimentos e ampliar benefícios ambientais.

Para Daniel Pereira, gerente de produto da FenaBio, o balanço do evento é positivo e confirma o espaço como ponto de encontro estratégico para o setor, com conteúdo qualificado sob curadoria de Adhemar Altieri, da Media Link Brasil. "A FenaBio nasceu para ser um palco de discussão e troca de conhecimento sobre o futuro das bioenergias, reunindo especialistas, empresas e lideranças em torno de soluções concretas para a transição energética. Encerramos esta edição com debates de altíssimo nível e a certeza de que o Brasil tem todas as condições para ser protagonista global nesse movimento", afirmou.

A Fenasucro & Agrocana, maior feira mundial de bioenergia, termina nesta sexta-feira, dia 15, reunindo inovações, debates estratégicos e negócios que projetam o Brasil como protagonista na transição para uma economia de baixo carbono.

Confira a cobertura completa do 3º dia da Fenasucro & Agrocana e da FenaBio no blog (clique aqui).

Fenasucro & Agrocana - Em sua 31ª edição, a Fenasucro & Agrocana seguirá seu compromisso de impulsionar negócios, promover a atualização tecnológica e estimular o networking entre os principais players do mercado bioenergético.

Com mais de três décadas de história, a Fenasucro & Agrocana é o maior evento focado exclusivamente na bioenergia, reunindo os principais fabricantes nacionais e internacionais de equipamentos, soluções e tecnologias voltadas à produção de biocombustíveis e energia limpa. A feira é promovida pela RX Brasil, com apoio exclusivo do CEISE Br, e se consolidou como a principal plataforma de conexão entre a indústria fornecedora e os compradores do setor bioenergético. Mais informações no site www.fenasucro.com.br.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Descomissionamento
ABPIP promove debate para otimizar custos e prazos de de...
15/08/25
Fenasucro
Cogeração, biometano e CCS colocam Brasil no centro da t...
15/08/25
Paraná
Petrobras entrega primeiro lote de ARLA 32 na Ansa, em A...
14/08/25
Fenasucro
Biodiesel avança como pilar da transição energética e ga...
14/08/25
Fenasucro
Na FenaBio, Anfavea afirma que com 100% de etanol na fro...
14/08/25
Dutos
Transpetro investe R$ 100 milhões por ano para ampliar a...
14/08/25
Logística
Super Terminais recebe Selo Ouro e tem inventário de emi...
14/08/25
PD&I
Tecnologia brasileira utiliza inteligência artificial pa...
14/08/25
Energia Elétrica
GE Vernova fornecerá subestação de energia para fábrica ...
14/08/25
Fenasucro
Brasil terá combustível sustentável de aviação disponíve...
14/08/25
Gás Natural
Prorrogada consulta pública sobre Plano Coordenado de De...
14/08/25
Resultado
Gasmig registra crescimento de 8,5% de lucro líquido
14/08/25
IBP
Energia da Evolução: campanha do IBP explica como o petr...
14/08/25
PPSA
Produção de petróleo da União bate novo recorde e alcanç...
14/08/25
Fenasucro
FenaBio estreia com debates sobre etanol, biodiesel, IA,...
14/08/25
E&P
ABPIP leva agenda estratégica ao Congresso para fortalec...
14/08/25
Drilling
Constellation lança chamada para apoiar projetos inovado...
13/08/25
Fenasucro
Durante abertura de uma das maiores feiras de bioenergia...
13/08/25
Transição Energética
Sergipe elabora Plano de Transição Energética e se posic...
13/08/25
Fenasucro
UDOP, associadas e SENAI-SP firmam parceria para formaçã...
13/08/25
IBP
Decisão da Agenersa sobre migração de consumidores para ...
13/08/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22