Produtos e Serviços

Columbia completa 75 anos e amplia atuação logística no Nordeste

Redação/Assessoria
21/03/2017 10:52
Columbia completa 75 anos e amplia atuação logística no Nordeste Imagem: Divulgação Visualizações: 1841

Uma das empresas pioneiras da logística brasileira, a Columbia está completando 75 anos de atuação no país e anuncia mudanças que reforçam seu posicionamento como provedor de soluções integradas em toda a cadeia de suprimentos dos clientes, no Sul, Sudeste e Nordeste.

A história da Columbia começou durante a Segunda Guerra Mundial. Como as restrições comerciais entre os países, era preciso encontrar algum meio de preservar os carregamentos de algodão e outros produtos, que aguardavam, nos portos brasileiros, a autorização para embarque e exportação para a Europa. Assim, em 17 de março 1942, os primos Joachim José Esteve e Javier Faus Esteve criaram, com outros empresários, a Armazéns Gerais Columbia S.A.

Hoje, o Grupo Columbia é formado por empresas de comércio exterior, logística integrada, armazéns refrigerados e frigorificados, operações portuárias, sourcing para o setor de moda e fornecimento de hard commodities, combustíveis sólidos e bioenergia. Conta com mais de 380 mil metros quadrados de área de armazenagem em Cotia (SP), Curitiba (PR), Itajaí (SC) e Simões Filho (BA).

Agora, a Columbia também está reforçando sua atuação no Nordeste, onde tem o maior complexo logístico da região, oferecendo soluções integradas do porto até a porta dos seus clientes. Recentemente, a empresa centralizou a gestão de duas operações em Simões Filho, na região metropolitana de Salvador.

O Complexo Logístico da Columbia no Nordeste conta com uma área de 245 mil metros quadrados, englobando as unidades de Porto Seco (terminal alfandegado), Transportes, Armazém Geral, Centro de Distribuição de Produtos Secos, Centro de Distribuição de Produtos Frios e DEPOT Avançado.

Há ainda uma área exclusiva para cargas de projetos especiais (com grandes dimensões ou excesso de peso). E a Columbia também está presente nos portos de Salvador e Ilhéus com a CMLog.

O mais recente caso de operação logística integrada da Columbia no Nordeste é o Centro de Distribuição de Exportação de Peças da Ford. A unidade funciona no Complexo Logístico de Simões Filho e tem como objetivo agilizar o envio de itens automotivos do Brasil para sete fábricas da Ford no mundo.

"Nossa missão é oferecer soluções de alto nível de complexidade e eficiência, agregando valor à cadeia de abastecimento de segmentos estratégicos para o país", afirma Murillo Mello, diretor de Negócios da Columbia.

No Sul e Sudeste, a Columbia se destaca na operação logística para os setores fashion e eletroeletrônicos, entre outros. "Agora, com a integração estratégica entre as unidades da Columbia, ampliamos nossa capacidade de atender a toda a cadeia logística do cliente, em diferenças regiões e com diversos serviços", conclui Murillo Mello.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Investimento
Com alta na movimentação de cargas, Porto de Paranaguá a...
22/06/26
Exportação e Logística
Porto do Açu realiza primeira operação de movimentação d...
22/06/26
Resultado
Movimentação de cargas no Porto de Imbituba ultrapassa 3...
18/06/26
Oportunidade
Norsul e Norcoast investem na formação de novos Oficiais...
17/06/26
Logística
Porto de Itaqui consolida força do Arco Norte e encurta ...
15/06/26
Internacional
Agenda de sustentabilidade dos portos brasileiros ganha ...
12/06/26
Navegação Interior
Com recursos do Fundo da Marinha Mercante, Região Norte ...
10/06/26
BOGE 2026
Smart Control ganha destaque na Bahia Oil & Gas Energy 2...
08/06/26
Investimentos
Mar aberto para o crescimento: investimentos impulsionam...
08/06/26
PPSA
CNOOC e Petrochina arrematam cargas de Atapu e de Bacalh...
05/06/26
BRANDED CONTENT
Complexo de Energias Boaventura impulsiona o futuro ener...
05/06/26
Descomissionamento
Ecovix e Gerdau finalizam desmontagem da plataforma P-32...
04/06/26
Resultado
Com 5,640 milhões de barris de óleo equivalente por dia ...
02/06/26
BOGE 2026
Mayekawa do Brasil presente na Bahia Oil & Gas Energy
02/06/26
BOGE 2026
Bahia Oil & Gas Energy encerra edição histórica e projet...
02/06/26
Bacia de Sergipe-Alagoas
A SBM Offshore assinou contratos para as FPSOs SEAP-I e ...
31/05/26
BOGE 2026
Benel marca presença no Bahia Oil & Gas Energy e anuncia...
29/05/26
Investimentos
Petrobras investirá mais de R$ 2,8 bilhões para ampliar ...
29/05/26
BOGE 2026
Oil States reforça compromisso com inovação e excelência...
29/05/26
Royalties
Valores referentes à produção de março para contratos de...
29/05/26
BOGE 2026
Lumina Group marca presença na Bahia Oil & Gas Energy 20...
28/05/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25