Energia Eólica

Columbia cresce com logística para eólicas no Nordeste

Segmento de geração de energia pelo vento já representa 30% do faturamento da unidade da empresa na Bahia.

Assessoria/Redação
06/04/2016 11:36
Columbia cresce com logística para eólicas no Nordeste Imagem: Cortesia Columbia Visualizações: 2051

O Brasil tem a 10ª maior capacidade de geração de energia eólica do mundo, segundo o Conselho Global de Energia Eólica. E os estados do Nordeste responde por 85% da produção atual de energia a partir dos ventos no país, de acordo com a Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica). Um dos desafios desta indústria, porém, é a logística, devido ao porte dos equipamentos, como pás eólicas e aerogeradores, e complexidade de armazenagem e transporte. Ao completar 74 anos de atividades, o Grupo Columbia tem apostado neste segmento para crescer, oferecendo serviços e estruturas integradas, que vão do porto aos parques eólicos.

Em entrevista na Intermodal South America, que acontece nesta semana em São Paulo, o diretor Comercial da Columbia Nordeste, Murillo Mello, informou que o setor eólico já representa 30% do faturamento desta unidade do Grupo. Segundo ele, das cinco principais empresas deste segmento, quatro já são seus clientes em operações logísticas.

A meta da Columbia Nordeste é dobrar sua receita com serviços ao setor eólico nos próximos três anos, o que elevaria em 35% o faturamento da unidade. Para isto, o Grupo conta com uma operadora portuária (CMLog), que atua na Bahia e Sergipe, e armazém alfandegado (Porto Seco) em Simões Filho, na região metropolitana da capital baiana (veja mais abaixo).

De acordo com Murillo Mello, a Columbia ajuda os clientes do setor eólico a enfrentar os principais gargalos logísticos da região: falta de espaço de armazenagem; competição de cargas no mesmo porto (como embarques de veículos em Salvador) e alto volume de caminhões (risco de avaria).

Os volumes de movimentação portuário para o setor eólico em 2016 são de 1600 pás e 1500 nacelles (geradores) na cabotagem e mais 1000 pás e 700 nacelles na importação.

"A principal vantagem da contratação de um operador logístico com serviços integrados é a capacidade de atender o cliente em diversos elos da cadeia, desde o porto até os parques eólicos", afirma Murillo Mello.

Sobre a Columbia Nordeste

Criada em 1999, a Columbia Nordeste é o maior operador logístico da região. A área total do complexo é de 243 mil metros quadrados. Conta com as unidades de Porto Seco, Transportes, Armazém Geral, Centro de Distribuição de Produtos Secos, Centro de Distribuição de Produtos Frios, DEPOT Avançado e Operações Portuárias, com a CMLog. A área alfandegada tem um pátio de 90,5 mil metros quadrados e um armazém coberto de 12,5 mil metros quadrados.

Sobre o Grupo Columbia

O Grupo Columbia atua no Brasil desde 1942 e atualmente é formado por empresas de comércio exterior, logística integrada, armazéns refrigerados e frigorificados, operações portuárias, sourcing para o setor de moda e fornecimento de hard commodities, combustíveis sólidos e bioenergia. Conta com mais de 380 mil metros quadrados de área de armazenagem em Cotia (SP), Curitiba (PR), Itajaí (SC) e Simões Filho (BA).

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Etanol
IA ajuda Raízen a antecipar riscos e combater incêndios ...
23/10/26
Descomissionamento
Painel dinâmico traz novas funcionalidades sobre ativida...
23/10/26
ANP
Encontro Nacional do PRH-ANP reúne 414 participantes com...
23/10/26
Gás Natural
Leilão da PPSA traz competitividade à indústria nacional
22/10/26
Firjan
Boletim Rio Exporta destaca que estado do Rio obtém cres...
21/10/26
Refino
Acelen assume naming rights e amplia presença da marca n...
21/10/26
Gás Natural
ANP adia audiência pública sobre o Gas Release para 19/11
21/10/26
Gás Natural
1º Leilão de Gás Natural da União tem 36 empresas habili...
20/10/26
BPC 2026
Eficiência, inovação e regulação dominam os debates hoje
20/10/26
ANP
Seminário da ANP debate desempenho da indústria de petró...
20/10/26
Biometano
White Martins amplia atuação em soluções energéticas com...
20/10/26
Pré-Sal
P-82 inicia viagem rumo ao Brasil
20/10/26
BPC 2026
Segurança energética e a nova onda da exploração
19/10/26
Evento
Brazilian Petroleum Conference (BPC 2026) começa na segu...
19/10/26
iBEM27
Terceiro encontro internacional de energia abre calendár...
19/10/26
Resultado
Produção de petróleo da União marca 313 mil barris por d...
19/10/26
Biometano
Necta destaca avanço do biometano em São Paulo durante a...
19/10/26
Fiscalização
ANP e Senacon fiscalizam mercado de combustíveis para co...
16/10/26
Energia Nuclear
Relatório global aponta que apoio à energia nuclear supe...
16/10/26
Pessoas
Presidente da ABiogás integra a lista "As 100 Mulheres P...
16/10/26
Resultado
Petrobras alcança R$ 800 bilhões em valor de mercado e r...
16/10/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25