Energia elétrica

Com 13,3% na primeira quinzena de julho, consumo no mercado livre de energia elétrica avança

Redação TN Petróleo/Assessoria CCEE
27/07/2021 15:18
Visualizações: 1314

Dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica destacam crescimento nos setores de serviços, saneamento, têxteis, comércio e veículos

 

O consumo de energia elétrica no mercado livre, no qual indústrias e empresas de grande porte negociam contratos diretamente com geradoras ou comercializadores, cresceu 13,3% na primeira quinzena de julho, na comparação com os mesmos dias do ano passado. Foram consumidos 21.405 megawatts médios no segmento, que representam 35,9% do total de eletricidade consumida pelo país nesse período. Os dados são preliminares e fazem parte do Boletim InfoMercado Quinzenal da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica - CCEE. 

"O avanço é resultado da retomada gradual da economia e da expansão do Ambiente de Contratação Livre de energia, que segue um ritmo contínuo de adesões de novos consumidores. Porém, mesmo se desconsiderarmos a entrada de novas cargas nos últimos 12 meses, o segmento teria crescido 8,4%", afirma Rui Altieri, presidente do Conselho de Administração da CCEE. 

Entre os setores monitorados pela Câmara de Comercialização, destaque para Serviços (35,8%), Saneamento (31,0%), Têxteis (26,3%), Comércio (19,2%) e Veículos (18,0%). A demanda foi maior entre consumidores livres, aqueles com carga acima de 1,5 MW, e que no período consumiram 15.357 MW médios. Já os consumidores especiais, com carga entre 500 kW e 1,5 MW utilizaram 3.643 MW médios.

Já o mercado regulado registrou redução de 1,9% no consumo de eletricidade nas primeiras duas semanas de julho, excluindo a migração de cargas nos últimos 12 meses, e retração de 4,1, considerando as novas adesões. Nesse ambiente estão as pequenas e médias empresas e os consumidores residenciais, que juntos demandaram a maior parte (38.302 MW médios) da energia consumida pelo país.

Institucional

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Subsea
Priner expande atuação no offshore com lançamento de sol...
13/02/26
Firjan
Recorde no petróleo sustenta crescimento da indústria do...
13/02/26
E&P
Tecnologia brasileira redefine a produção em campos madu...
13/02/26
Bahia Oil & Gas Energy
Produção em campos terrestres de petróleo e gás deve cre...
12/02/26
Pré-Sal
Plataforma da Petrobras, P-79, chega ao campo de Búzios
12/02/26
Resultado
Com 2,99 milhões boed, produção de petróleo e gás da Pet...
12/02/26
PPSA
MME e MMA liberam setores estratégicos do pré-sal e viab...
12/02/26
Oferta Permanente
Manifestação conjunta abrangente e inédita agiliza inclu...
12/02/26
Biometano
Biometano em foco com debate sobre crédito, regulação e ...
12/02/26
Pessoas
Mario Ferreira é o novo gerente comercial da Wiz Corporate
11/02/26
Resultado
Portos brasileiros movimentam 1,4 bilhão de toneladas em...
10/02/26
Energia Elétrica
Lançamento de chamada do Lab Procel II reforça o Rio com...
10/02/26
Energia Elétrica
Prime Energy firma novo contrato com o Hotel Villa Rossa...
10/02/26
Energia Elétrica
ABGD apresenta à ANEEL estudo técnico sobre impactos da ...
09/02/26
Tecnologia e Inovação
Brasil estrutura marco normativo para gêmeos digitais e ...
07/02/26
PD&I
Firjan SENAI SESI traz primeira edição do "Finep pelo Br...
06/02/26
Bacia de Campos
Em janeiro, BRAVA Energia renova recorde de produção em ...
06/02/26
Pessoas
Mauricio Fernandes Teixeira é o novo vice-presidente exe...
06/02/26
Internacional
Petrobras fica com 42,5% de bloco exploratório offshore ...
06/02/26
Sergipe Oil & Gas 2026
Ampliação de espaço no Sergipe Oil & Gas vai garantir ma...
05/02/26
Resultado
Produção dos associados da ABPIP cresce 22,8% em 2025 e ...
05/02/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.