Energia Eólica

Com 19.028 MW na geração eólica instantânea, Nordeste bate o primeiro recorde de 2024

De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico, época do ano favorece ao aumento dos ventos na região

Redação TN Petróleo/Assessoria MME
29/07/2024 09:50
Com 19.028 MW na geração eólica instantânea, Nordeste bate o primeiro recorde de 2024 Imagem: Divulgação Visualizações: 1416 (0) (0) (0) (0)

A região Nordeste registrou, às 21h09 desta terça-feira (27/07), o primeiro recorde na geração de energia eólica instantânea do ano. De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a produção no subsistema Nordeste atingiu os 19.028 Megawatt (MW) de potência, valor correspondente a 152,8% da demanda do submercado naquele minuto.

“O MME está inteiramente comprometido em aumentar a oferta de energia para o Brasil de forma limpa, com as fontes renováveis sendo as grandes protagonistas dessa mudança. Esse novo recorde demonstra que estamos indo na direção correta para uma transição energética que contemple as questões ambientais e sociais”, comemora o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

O recorde anterior aconteceu há quase um ano, às 22h56 do dia 14 de agosto de 2023, quando o sistema apontou potência máxima de 18.725 MW, equivalente a 149,9% da demanda daquele momento.

Matriz elétrica brasileira
O primeiro semestre de 2024 também registrou recorde na série história de expansão de capacidade instalada de energia no País. Entre janeiro e junho deste ano o Brasil teve incremento de 5,7 GW de potência instalada em sua matriz elétrica. A meta é encerrar o ano com um total de 10,1 GW.

A base de dados do MME, que soma ao cálculo a Micro e Minigeração Distribuída (MMGD), registrou neste semestre que a energia solar representou 19% de toda energia presente na capacidade instalada de geração.

De acordo com o ONS o período entre os meses de julho e setembro é conhecido como “temporada dos ventos”, o que aumenta a possibilidade de que novos registros máximos sejam verificados nas próximas semanas.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Pré-Sal
Oil States assina novos contratos com a Subsea7
02/07/25
Sustentabilidade
Congresso Sustentável CEBDS 2025 reúne 300 pessoas em Belém
02/07/25
Energia Elétrica
Com bandeira vermelha em vigor desde junho, energia reno...
02/07/25
Amazonas
Super Terminais e Governo do Amazonas anunciam primeira ...
02/07/25
Transição Energética
CCEE reforça protagonismo na transição energética durant...
02/07/25
Biodiesel
Indústria doa equipamentos para fortalecer fiscalização ...
02/07/25
Macaé Energy
Licença Prévia do projeto Raia é celebrada na abertura d...
02/07/25
Hidrelétricas
GE Vernova garante pedido de Operação & Manutenção nas u...
01/07/25
Energia Solar
GoodWe e Fotus miram liderança em mercado bilionário no ...
01/07/25
Oportunidade
Auren Energia abre inscrições para Programa de Estágio 2025
01/07/25
Etanol de milho
Reconhecimento internacional do etanol de milho para pro...
01/07/25
Resultado
Maio registra recorde nas produções de petróleo e de gás...
01/07/25
Sustentabilidade
Binatural conquista certificação internacional em susten...
01/07/25
Firjan
Produção de petróleo na porção fluminense da Bacia de Ca...
01/07/25
ANP
Divulgado o resultado final do PRH-ANP 2025
01/07/25
Evento
Maior congresso técnico de bioenergia do mundo reúne 1,6...
01/07/25
Energia Eólica
Nova MP não será suficiente para conter impactos pervers...
30/06/25
Combustíveis
Gasolina cai só 0,78% em junho, mesmo após reajuste de 5...
30/06/25
Evento
Brasil avança na transição energética com E30 e B15 e re...
30/06/25
Fiscalização
ANP divulga resultados de ações de fiscalização em 12 un...
30/06/25
Pessoas
Patricia Pradal é a nova presidente da Chevron América d...
30/06/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.