Resultado

Com 2,78 milhões boed, Petrobras atinge meta de produção anual de óleo e gás em 2023

Produção da companhia obteve crescimento de 3,7% em relação ao ano anterior

Redação TN Petróleo, Agência Petrobras
27/01/2024 09:49
Com 2,78 milhões boed, Petrobras atinge meta de produção anual de óleo e gás em 2023 Imagem: Agência Petrobras Visualizações: 2197

A Petrobras alcançou a produção total de óleo e gás natural de 2,78 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed) em 2023. A marca representa um aumento de 3,7% em relação a produção registrada pela companhia no ano de 2022. A produção comercial de óleo e gás natural ficou em 2,44 milhões de boed e a produção de óleo em 2,24 milhões de barris por dia (bpd). Estes indicadores de produção superaram o planejamento do Plano Estratégico 23-27 e ficaram em linha com as projeções, que foram revisadas em novembro de 2023, dentro da faixa de ± 2,0%.
 
“Alcançar esse resultado nos deixa extremamente orgulhosos e satisfeitos. Em 2023 tivemos a entrada de quatro novas plataformas e vários recordes operacionais, demonstrando a excelente performance da companhia, mantendo também o compromisso com a segurança e as pessoas. Importante destacar que a produção da Petrobras, ainda necessária para atender a demanda por energia durante a transição energética, é desenvolvida com a menor pegada de carbono possível. Nossa trajetória de descarbonização das operações é referência na indústria. Desta forma seguiremos produzindo um petróleo com intensidade de carbono abaixo da média mundial, que será fundamental na transição energética justa, enquanto desenvolvemos novos negócios em baixo carbono”, afirmou Jean Paul Prates, presidente da Petrobras.  

A meta de produção para 2023 precisou ser revisada devido ao bom desempenho operacional e ao sucesso na implantação dos novos projetos ao longo do ano passado, pois os valores realizados de produção já apontavam para a superação das projeções originais do Plano Estratégico 23-27.

Recordes no pré-sal

Como destaque de 2023, a companhia atingiu recorde anual de produção total própria de óleo e gás natural no pré-sal, com 2,17 milhões boed, superando o recorde anterior de 1,97 milhões boed, em 2022. O óleo e o gás extraídos do pré-sal representaram 78% da produção total da Petrobras em 2023.

“Além de duas novas unidades em campos superprodutivos do pré-sal, o FPSO Almirante Barroso, no campo de Búzios e o FPSO Sepetiba, no campo de Mero; tivemos a entrada dos FPSOs Anna Nery e Anita Garibaldi, que integram o projeto de revitalização dos campos de Marlim e Voador, na Bacia de Campos. Essas quatro unidades responderão por uma capacidade de produção diárias de 480 mil barris, quando atingirem seus picos de produção”, explica Joelson Mendes, diretor de Exploração e Produção da Petrobras.

Joelson destaca que outras três unidades alcançaram capacidade máxima de produção ao longo de 2023, uma delas em tempo recorde.

“Em 2023, ainda tivemos outras três plataformas que chegaram na capacidade de produção máxima: P-71, no campo de Itapu; o FPSO Guanabara, em Mero; e o FPSO Almirante Barroso, em Búzios. No caso do Almirante Barroso, o tempo entre a entrada em operação da unidade e atingir a capacidade máxima de 150 mil barris por dia foi de apenas cinco meses, um recorde”.

A Petrobras também atingiu em 2023 o recorde de produção total operada de óleo e gás natural com 3,87 milhões boed, superando o recorde anterior de 3,64 milhões boed, de 2022.

Os resultados atingidos pela Petrobras foram suportados pelo esforço de toda a cadeia do segmento de exploração e produção reforçando o compromisso da Petrobras com os investidores e com a sociedade brasileira.​​​​​

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Firjan
Resultados dos recentes leilões de óleo e gás impulsiona...
28/10/26
Energia Elétrica
Leilão de Transmissão de Energia deve movimentar quase R...
28/10/26
Royalties
Valores referentes à produção de agosto foram distribuíd...
28/10/26
RenovaBio
Instituto Totum certifica produção de etanol da Diana Bi...
27/10/26
GNL
Edge e Compagas avançam em projeto de GNL para ampliar o...
27/10/26
Energia Elétrica
Abraceel inaugura autorregulação para reforçar segurança...
27/10/26
Mato Grosso
Além do agro, Sinop amplia espaço para serviços e novos ...
26/10/26
Pré-Sal
PPSA realiza 10º Leilão Spot na próxima quarta-feira
26/10/26
Etanol
IA ajuda Raízen a antecipar riscos e combater incêndios ...
23/10/26
Descomissionamento
Painel dinâmico traz novas funcionalidades sobre ativida...
23/10/26
ANP
Encontro Nacional do PRH-ANP reúne 414 participantes com...
23/10/26
Gás Natural
Leilão da PPSA traz competitividade à indústria nacional
22/10/26
Firjan
Boletim Rio Exporta destaca que estado do Rio obtém cres...
21/10/26
Refino
Acelen assume naming rights e amplia presença da marca n...
21/10/26
Gás Natural
ANP adia audiência pública sobre o Gas Release para 19/11
21/10/26
Gás Natural
1º Leilão de Gás Natural da União tem 36 empresas habili...
20/10/26
BPC 2026
Eficiência, inovação e regulação dominam os debates hoje
20/10/26
ANP
Seminário da ANP debate desempenho da indústria de petró...
20/10/26
Biometano
White Martins amplia atuação em soluções energéticas com...
20/10/26
Pré-Sal
P-82 inicia viagem rumo ao Brasil
20/10/26
BPC 2026
Segurança energética e a nova onda da exploração
19/10/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25